Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > AEII

Atelier II - Escultura

Código: AEII     Sigla: AEII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Escultura

Ocorrência: 2015/2016 - A

Ativa? Sim
Página Web: https://atelierdeescultura.wordpress.com/
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 23 Plano de estudos oficial 2011 3 - 24 288 648

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Ribeiro Rosas Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 9,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 9,00
Rute Ribeiro Rosas 9,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-10-02.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português

Objetivos



Aprofundar saberes nas práticas da Escultura para a progressiva criação de um universo individual de questionamento e investigação em artes plásticas;
Desenvolver processos e práticas de trabalho sistematizados, gerindo o tempo e os espaços;
Aprofundar conhecimentos nas relações Forma(s)/Espaço(s)/Tempo(s)/Conteúdo(s);
Pesquisar e explorar as potencialidades expressivas das técnicas e dos materiais;
Desenvolver competências teórico-práticas no âmbito da composição na tridimensionalidade e de estruturação conceptual em consonância com os desafios propostos;
Motivar para a importância da memória e da experiência vivencial - do autoconhecimento, predisposição e perceção - no desenvolvimento do projeto artístico;
Desenvolver competências de investigação e capacidade de articulação de diversos saberes, entre o pensar e o agir, concretizando, obtendo resultados e valorizando processos e procedimentos; Demonstrar capacidades criativas e de reflexão crítica e autocrítica.



Resultados de aprendizagem e competências

Com o cumprimento das propostas apresentadas para cada semestre e publicadas nos documentos na UC, no final da UC Atelier II o aluno deve ter competência e autonomia de gerir um projeto individual desde a sua concepção até à finalização, demonstrando capacidades de reflexão e concretização e apresentação. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ao longo do ano letivo abordam-se o tema do Corpo, pela autorrepresentação – entre o ser e o parecer -, e o tema do Espaço, particularmente no que se relaciona com a instalação e o site-specific. Os discentes são confrontados e envolvidos com situações e modalidades de trabalho diversas. O conjunto das propostas apresentadas serve de apoio à orientação e definição de territórios de ação da tridimensionalidade, incitando ao questionamento e investigação no âmbito das Artes Plásticas- Escultura.

Os assuntos/ temas pressupõem-se suficientemente abrangentes mas balizam campos de ação específicos da Escultura, possibilitando o encontro com questões e orientações frutíferas à aquisição e articulação de saberes para o desenvolvimento e entendimento do seu projeto pessoal de criação e investigação, preparando-os para assumir o seu percurso final de formação, neste ciclo.

Bibliografia Obrigatória

Damásio António R.; O sentimento de si
Archer Michael; Art since 1960
GUASCH, Anna Maria; El arte del siglo XX en sus exposiciones. 1945-1995
BRUN, Jean; A Mão e o Espírito
BACHELARD, Gaston; A Poética do Espaço
GUASCH, Anna Maria; El arte último del siglo XX – Del posminimalismo a lo multicultural
HENRY, Adrian; Enviroments and Happenings
KRAUSS, Rosalind E; Caminhos da escultura moderna
PETRY, Michael; OXLEY, Nicola e OLIVEIRA, Nicolas de, com textos de Micheal Archer, ; Instalation Art
Tavares Gonçalo; Atlas do corpo e da imaginação

Observações Bibliográficas

A bibliografia indicada é meramente indicativa e será complementada com os estudantes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

O papel do docente concentra-se em desenhar possíveis rumos e encontrar caminhos alternativos ao longo do processo de criação.
Sucintamente, além de um acompanhamento e apoio individualizados para o desenvolvimento dos projetos e trabalhos propostos, são realizadas aulas que estimulem uma discussão e diálogo em grupo, fundamentais à troca de experiências, das aprendizagens mas, igualmente, incentivando à apresentação das dificuldades com as quais cada um se confronta no sentido do desenvolvimento de instrumentos de análise acerca do pressupostos e trabalhos.

.Periodicamente são entregues e analisadas as propostas de trabalho, acompanhadas de aulas teóricas temáticas e indicações bibliográficas que ilustram e estimulam a investigação e diálogo;

.Reuniões de apoio e orientação individuais de incentivo à partilha, apresentação das ideias, investigações e dificuldades;

.Aulas práticas em formato workshop orientado e com apoio técnico especializado;

.Orientação e acompanhamento no atelier e oficinas;

.Orientação para a organização de diários de campo com registos de todo o processo de trabalho e realização de portefólio final – síntese do trabalho realizado ao longo do ano letivo (fotografias, sinopses e fichas técnicas);

.Sessões de apresentação dos resultados com entrega de relatórios e debate, individualmente e com a turma – pontos de situação que antecipam a avaliação final.

Avaliação distribuída sem exame final

Cumprimento das propostas de trabalho 60%; Participação ativa e assiduidade 20%; Relatórios e portefólio 20%

Software

https://atelierdeescultura.wordpress.com/

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 288,00
Trabalho de campo 100,00
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 648,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O cumprimento das propostas de trabalho do primeiro semestre será avaliado qualitativamente e depois convertido em média percentual para a avaliação final que contará ainda com o projeto individual, assiduidade e portfólio (blog de turma) nas percentagens de 40%, 40% e 20% respetivamente.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-18 às 16:34:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias