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Técnicas de Impressão II

Código: TIII211     Sigla: TIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 15 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Graciela Cabral Machado Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Maria Graciela Cabral Machado 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer e testar a prática da gravura identificando as possibilidades tecnológicas no sentido da sua autonomia e articulação com as áreas de formação nucleares. Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal. Aplicar os conhecimentos e crescentes competências técnicas ao desenvolvimento de projectos que permitam abordar a auto-edição, ampliando as possibilidades instrumentais. Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea. 
Capacidade em lidar com informação tecnológica complexa de forma clara, proporcionada e crítica.
Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal, numa responsabilização sobre a utilização de um espaço coletivo oficinal. Explorar as linguagens plásticas próprias de cada técnica. 
Promover e consolidar os processos iniciados no primeiro nível investigando e testando ideias e princípios, formatos e métodos, redefinindo através dos mesmos a sua prática e sobretudo ampliando as possibilidades instrumentais.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade em trabalhar numa oficina de gravura.
Envolvimento com a prática da gravura num sentido experimental e oficinal.
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original. 
Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea. 

Capacidade em lidar com informação tecnológica complexa de forma clara, proporcionada e crítica, sobretudo no que respeita a matérias relativas ao suporte, preparação e maquetizacao do objeto gráfico.

Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados às necessidades individuais de projeto.
Conhecimento e versatilidade na utilização dos meios e das técnicas da impressão.

Aprofundamento das competências e conhecimentos técnicos para o trabalho de edição e produção de múltiplos.

Aprender a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando ativamente no ambiente de partilha e interdependência desejável numa oficina de técnicas de impressão. 
Identificar com clareza autores, processos e questões pertinentes ao seu próprio trabalho.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução às hipóteses técnicas fundamentais da impressão calcográfica, a partir de demonstrações e posterior experimentação com base em ensaios de índole individual ou coletiva. 

As apresentações teórico-práticas procedem a uma identificação das componentes tecnológicas (suportes, meios, métodos, práticas) com a identificação dos processos mais adequados e possíveis variantes para os diversos processos de impressão.

Seminários sobre definição de linhas de pesquisa, temáticas e técnicas mais adequadas a cada projeto de investigação. Procedimentos técnicos possíveis nos atuais contextos oficinais. 

Apresentação das gravuras pertencentes ao arquivo da área de gravura da FBAUP e repertórios de informação, relativos a atividades desenvolvidas nas oficinas, nomeadamente encontro da impressão ao livro de artista e Pure Print Elements.

A compreensão das possibilidades artísticas e de aplicação prevê ainda  o acolhimento a investigadores convidados, integrados no espaço da aula e tendo por proveniência o encontro internacional de gravura PURE PRINT ou outros convites.

Apresentação e demonstrações práticas com base nas matrizes de projetos editoriais em curso, assim como, projetos de investigação a decorrerem na área. Avaliação de várias hipóteses técnicas aí ensaiadas, possíveis variantes a aplicar, áreas de inovação ou de reprodução de práticas tradicionais de grande apuramento. técnico. 

Demonstrações agendadas de modo a fornecer novas formulações e proporcionar, de um modo apoiado, a experimentação dos mais diversos processos de gravura sobre metal, de acordo com os recursos disponíveis nas oficinas.

Todas as demonstrações posteriores serão agendadas e orientadas para o alargamento do conhecimento laboratorial, procurando-se também desse modo, estimular um ambiente de partilha assim como diferentes graus de experimentação e concretização, em regime tutorial colectivo ou individual. 

Avaliação intermédia e crítica do trabalho desenvolvido na submissão de portfolio para a avaliação acompanhada de relatório. Apresentação realizada com base em montagem do trabalho e exposição oral sobre a mesma. 

 

Conteúdos programáticos:

Identificação de meios e suportes da produção relativos a contextos tradicionais. 

Tintas, tintagem e limpezas papéis e suportes, prensas, prelos e outros equipamentos de impressão procedimentos de impressão (as etapas) 

Introdução técnica: do específico das técnicas de gravura sobre chapa aplicadas à obra gráfica original. 

Técnicas de ataque direto e indireto.

Técnicas de matriz subtractiva e aditiva. 

Impressão em pequeno formato e ensaio sobre grande formato. 

Técnicas de matriz única e matrizes multiplas. 

Técnicas fotomecânicas: Introdução à fotogravura.

Emulsões de aplicação direta.

Decalques.

Chapas de fotopolimero.

Tecnicas planograficas. Litografia sobre chapa.

Bibliografia Obrigatória

ROSS,John; ROMANO, Clare; ROSS, Tim ; The Complete printmaker : techniques, traditions, innovations
Jorge Alice; Técnicas de gravura artística. ISBN: 972-24-1114-4
Wye Deborah 340; Thinking print. ISBN: 0-87070-124-X
Wye Deborah; Eye on Europe
Wye Deborah; Artists and Prints. ISBN: 0-87070-125-8
Monaco Louis Lo; La^gravure en taille-douce. ISBN: 2-08-011723-8
Gascoigne Bamber; How to identify prints. ISBN: 0-500-23454-X
Devon Marjorie; Tamarind techniques for fine art lithography. ISBN: 978-0-8109-7242-1
Stijnman Ad; Engraving and etching 1400-2000. ISBN: 978-0-7553-1623-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico práticas de apresentação e análise de procedimentos tecnológicos.

Demonstrações oficinais sobre vários processos de criação de imagem impressa.   

Apresentação, discussão e concretização de um projeto individual de investigação que visa a auto-edição, onde sejam aplicados e verificadas as aprendizagens sobre os procedimentos técnicos mais adequados à produção de discursos gráficos.

Ações tutorais de orientação e crítica coletiva e individual aos diferentes tipos de investigação produzida.

Apresentação individual do trabalho, relatório e documentação do projeto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Cumprimento integral do plano de trabalhos proposto, de acordo com os objetivos da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:

Projeto com temática individual, acompanhado por um registo documental apropriado.

Ensaios experimentais mantidos em paralelo com obrigatoriedade de conclusão de 8 trabalhos editados de pequeno e grande formato (um deles com edição de 5 exemplares).

Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:

Assiduidade e acompanhamento a todas as demonstrações organizadas.

Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível.  

Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal.

Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original.

Originalidade e qualidade das provas produzidas.

Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.

Provas e trabalhos especiais

Produção de portfolio de gravuras constituído por um mínimo de 8 trabalhos de pequeno e grande formato e edição de 5 exemplares.

Trabalho de estágio/projeto

n)a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n)a

Melhoria de classificação

Mediante frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.

Observações

n)a

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