Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > PFII211

Práticas da Fotografia II

Código: PFII211     Sigla: PFII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 28 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Lourenço Félix Marques Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Susana Cristina Lourenço Félix Marques 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Práticas da Fotografia 2 tem como principal objectivo a concepção e produção de um projecto fotográfico individual, original, a par da consolidação de conhecimentos técnicos previamente adquiridos em Práticas da Fotografia 1.

Privilegia-se um pensamento autónomo e crítico no desenvolvimento técnico e conceptual do projecto, capaz de reconhecer a especificidade do meio fotográfico e de a experienciar na relação com outros media.

O tema de trabalho, e respectiva fundamentação/investigação teórica, deverá ser definida individualmente por cada estudante e apresentada em aula no início do semestre. 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências a desenvolver: 
— Desenvolver conceptualmente o tema proposto explorando a especificidade do meio fotográfico; 
— Escolher e adequar metodologias de projecto e respectiva calendarização das diferentes etapas de produção. 
— Aplicação da gramática visual no desenvolvimento e concepção da projecto. 
— Ensaio de diferentes formatos de apresentação e disposição da imagem fotográfica: exposição, publicação em papel e online. 
— Domínio de competências técnicas previamente introduzidas em Práticas da Fotografia I.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. REGISTO

1. Câmaras fotográficas Médio e grande Formato: manuseamento do corpo, visor, basculamentos e movimentos de compensação de forma e perspectiva

2. Película médio e grande formato: manuseamento e revelação.

3. Técnicas de iluminação em estúdio e no exterior: direcção e sobreposição de diferentes fontes de luz.

 II. EDIÇÃO

1. Exposição fotográfica: selecção, sequência, impressão, escala, maquetização.

2. Livro de fotografia vs. Livro de artista: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, selecção, sequência, paginação, encadernação, maquetização.

 III. PROJECTO

1. Discussão de metodologias de projecto, calendarização e produção de portfólio fotográfico.

2. Investigação, registo e publicação (online) do processo de trabalho e outros exercícios.

Bibliografia Obrigatória

Weaver Mike 340; History of photography. ISBN: 0308-7298
Parr Martin; The^Photobook. ISBN: 0-7148-4285-0
Sena António; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: 972-0-06265-7

Bibliografia Complementar

BATE David; Photography.The Key Concepts, Berg, 2009 ( Oxford, Nova Iorque, 200 p.)
Berger John 070; Modos de ver
Goldberg Vicki 340; Photography in print. ISBN: 978-0-8263-1091-0

Observações Bibliográficas

A bibliografia complementar listada corresponde exclusivamente a uma selecção das obras disponíveis na biblioteca da FBA.UP. Bibliografia completa e adequada será entregue e discutida no âmbito das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São abordados distintos modelos de desenvolvimento e produção fotográfica que objectivam e enquadram a fotografia numa perspectiva autoral, histórica, teórica e prática.

As aulas expositivas permitem conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de fotógrafos contemporâneos.

A aprendizagem técnica é realizada sequencialmente, através de módulos práticos de trabalho no exterior, em laboratório e em estúdio, acompanhados por aulas expositivas. 

Os projectos fotográficos são apresentados no final do semestre num formato expositivo e/ou editorial, para ensaiar e conferir uma dimensão pública à proposta.

Todo o processo de trabalho é registado, organizado e publicado numa plataforma online, preferencialmente tumblr.

É igualmente apresentado um ciclo de cinema em aula sobre “Projecto fotográfico: génese e método”, que permite conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de alguns fotógrafos.
Filmografia seleccionada por ordem de publicação: 
Por aqui quase nunca ninguém passa — José Neves, 1999; What Remains, the life and Work of Sally Mann — Steven Cantor, 2005; William Eggleston in the Real World — Michael Almereyda, 2006; Pintura Habitada — Joana Ascensão, 2006; Manufactured Landscapes — Edward Burtynsky, 2006; Iddu, l'atelier de Jean-Michel Fauquet — Henri Collomer, 2008; An American Journey: In Robert Frank's Footsteps — Philippe Séclier, 2009; How to make a book with Steidl — Gereon Wetzel and Joerg Adolph, 2010; The Woodmans — Scott Willis, 2010. 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é sistemática e contínua, realizada com base na apreciação dos trabalhos de componente prática. Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:

1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.

2.Curiosidade científica e tecnológica.

3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.

4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.

5.Assiduidade.

Durante o semestre são desenvolvidas três propostas de trabalho. A percentagem de cada uma das propostas para a avaliação final é de:

Proposta 1 (exercício de grupo) — 20% [4/ 20 valores]; Proposta 2 (exercício individual) — 20% [4/ 20 valores]; Proposta 3 (Projecto: exposição e publicação) — 60% [12/ 20 valores].

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Robert Adams (2004), Beauty in  photography: essays in defence of tradicional values. Aperture

Mike Brodie (2013), A period of Juvenile Prosperity. Twin Palm Publishers.

Gérard Castello-Lopes (2004), Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim.

William Eggleston (1977), William Eggleston’s Guide. (MoMA, 2004)

William M. Ivins Jr. (1969) Prints and Visual Communication,

Horacio Hernandez (1999), Fotografia pública, 1919-1939. Museo Nacional Del Prado.

Nathan Lyons (1967), Photographers on Photography. Prentice Hall.

Alessandra Mauro (2014), Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography. Thames& Hudson.

Stephen McLaren (2014), Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson.

Laszlo Moholy-Nagy (1925), Malerei, Fotografie, Film (Mit Press, 1969)

Beaumont Newhall (1982), The History of Photography, MoMA.

Beaumont Newhall (1980) Photography: essays and images. MoMA.

Victor Palla e Costa Martins (1958/59), Lisboa, cidade triste e alegre, Circulo do Livro.

António Sena (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora.

Stephen Shore (2007), The Nature of Photography, Phaidon Press.

Carlos Spottorno (2013), The Pigs. RM Verlag.

GeorgeSteidl (2007), How to make a book with steidl. Steidl.

Larry Sultan, Mike Mandel (1977), Evidence, Distributed Art Publishers.

William H. F. Talbot (1844), The Pencil of Nature. (Da capo press, 1969)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-19 às 14:09:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais