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Desenho III

Código: D202     Sigla: DIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=551
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 82 Plano de estudos oficial 2011 2 - 7,5 96 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Patricia Moreno Simões Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 3 18,00
Pedro Francisco Fernandes da Silva Maia 6,00
Paulo Luís Ferreira de Almeida 6,00
Sílvia Patricia Moreno Simões 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Relacionar a actividade projectual e a dinâmica processual Desenvolver metodologias de investigação projectual. Reconhecer e trabalhar as diferentes fases do desenvolvimento projectual nas suas múltiplas conexões e inter relações. Trabalhar as acções e dinâmicas processuais. Desenvolver conhecimentos de análise das imagens do desenho. Adequar e explorar os meios, suportes e instrumentos.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver a autonomia da produção e do pensamento gráfico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O desenho como prática instrumental; processo e projecto 1. Funções e tarefas Faseamento do projecto: concepção, formalização, ilustração Clarificação da terminologia, meios e modos utilizados nas diferentes fases Análise de diferentes estratégias. O ?caderno de apontamentos?. O desenho corruptor. Linearidade e desvio, disciplina e indisciplina. Estudo de acções processuais: procurar, analisar, anular, errar, confundir, variar, desviar, seleccionar, avançar, descobrir. Estudo de dinâmicas processuais: montagem, enfatismo/exclusão, construção/desconstrução, transparência, sobreposição, decisão/indecisão. 2. Teste: exploração, divagação e comprovação Suportado na ?aplicação/resolução? de uma situação concreta (?encomenda?, projecto pessoal), como meio ou como fim. Da ideia às simulações finais. Os espaços de permeio. O desenho como instrumento do seu saber.

Bibliografia Obrigatória

Cabezas Lino; El dibujo como invención. ISBN: 978-84-376-2472-3
Cabezas Lino 340; Dibujo y construcción de la realidad. ISBN: 978-84-376-2752-6
Massironi Manfredo; Ver pelo desenho
Gómez Molina Juan José 340; Las^lecciones del dibujo. ISBN: 84-376-1376-0
Gómez Molina Juan José 340; Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Gómez Molina Juan José 340; La^representación de la representación. ISBN: 978-84-376-2425-9
Tsai Eugenie; Robert Smithson. ISBN: 0-231-07259-7 47.80
Vieira Joaquim; O^desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 202,5 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira: 96 Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por: Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas de: Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos. Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos. As restantes HTS (106,5h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos. Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.

Melhoria de classificação

A melhoria a u.c. Implica a frequência do ano seguinte.

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