Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > AD201

Audio I

Código: AD201     Sigla: AD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 28 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Pedro de Abreu Tudela Almeida Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
João Pedro de Abreu Tudela Almeida Dias 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Iniciação à linguagem sonora nos domínios da matéria, da plasticidade e da espacialidade.
Estudo do som enquanto matéria plástica.
Estudo do trabalho sonoro como prática artística.
Introdução tecnológica e oficinal, aos fundamentos essenciais para essa prática.
Aquisição de conhecimentos teóricos, em articulação com o trabalho de campo e de estúdio, que permitam um enquadramento desta prática artística no contexto contemporâneo.
Compreensão de noções básicas de acústica.
Compreensão e aplicação dos mecanismos e dos aspectos fundamentais da gravação/captação e reprodução do som digital.
Desenvolvimento de instrumentos individuais e colectivos de análise e reflexão sobre o trabalho realizado.
Criação de hábitos e metodologias de trabalho alargados, e respectiva valorização da experimentação.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da aprendizagem, baseada em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre, pretende-se que os estudantes adquiram competências básicas na área artes sonoras, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos e de produção de conteúdos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A disciplina de Áudio I será dedicada à introdução à aprendizagem técnica, teórica e tecnológica nos media sonoros, dando particular ênfase à gravação e reprodução do som e à sua utilização nos contextos das práticas artísticas. Serão estudados os princípios da gravação sonora digital e experimentados diversos métodos para a captura e gravação de som e sua posterior modelação e difusão.

Será estudada a plasticidade do som:
-Objecto
-Estrutura
-Espaço

Serão também estudados:
-A linguagem especifica do som na produção plástica.
-O som envolvente e o som captado: aproximações e divergências
-Apropriações e interpretações dos sons.
-Mecanismos de difusão do som no espaço.

Bibliografia Obrigatória

White, Glenn D.; Louie, Gary J.; The Audio Dictionary, University of Washigton Press, 2005. ISBN: 0-295-98498-8
Wishart, Trevor; On Sonic Art, Routledge, 1996. ISBN: 978-3-7186-5846-6
Kahn, Douglas; Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts, The MIT Press, 1999. ISBN: 0-262-11243-4
Wishart, Trevor; On Sonic Art, Routledge, 1996. ISBN: 978-3-7186-5846-6
Chion, Michel; Audio-Vision: Sounds on Screen, Columbia University Press, 1994. ISBN: 0-231-07899-4
White, Glenn D.; Louie, Gary J.; The Audio Dictionary, University of Washigton Press, 2005. ISBN: 0-295-98498-8

Bibliografia Complementar

LaBelle, Brandon; Roden, Steve; Site of Sound: Of Architecture & The Ear, Errant Bodies Press, 2002. ISBN: 0-9655570-2-2
Prendergast, Mark; The Ambient Century: From Mahler to trance – The evolution of sound in the electronic age, Bloomsbury Publishing, 2000. ISBN: 0-7475-4213-9
Addis, Laird; Of Mind & Music, Cornell University Press, 1999. ISBN: 0-8014-3589-7
Manning, Peter; Electronic And Computer Music, Oxford University Press, 2004. ISBN: 0-19-517085-7
Cage, John; Silence: Lectures and writings by John Cage, Wesleyan University Press, 1973. ISBN: 0-8195-6028-6
Katz, Bob; Mastering Audio: The Art And The Science, Focal Press, 2002. ISBN: 0-240-80545-3
Young, Rob; Undercurrents: The Hidden wiring of Modern Music, Continuum, 2003. ISBN: 0-8264-6450-5
Addis, Laird; Of Mind & Music, Cornell University Press, 1999. ISBN: 0-8014-3589-7
Manning, Peter; Electronic And Computer Music, Oxford University Press, 2004. ISBN: 0-19-517085-7
Cage, John; Silence: Lectures and writings by John Cage, Wesleyan University Press, 1973. ISBN: 0-8195-6028-6
Kittler, Friedrich A.; Gramophone, Film, Typewriter, Stanford University Press, 1999. ISBN: 0-8047-3232-7
Katz, Bob; Mastering Audio: The Art And The Science, Focal Press, 2002. ISBN: 0-240-80545-3
Roads, Curtis; Microsound, The MIT Press, 2001. ISBN: 0-262-18215-7
Sloboda, John A.; Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, Improvisation and Composition, Oxford University Press, 2000. ISBN: 0-19-850846-8
Addis, Laird; Of Mind & Music, Cornell University Press, 1999. ISBN: 0-8014-3589-7
Kittler, Friedrich A.; Gramophone, Film, Typewriter, Stanford University Press, 1999. ISBN: 0-8047-3232-7
Katz, Bob; Mastering Audio: The Art And The Science, Focal Press, 2002. ISBN: 0-240-80545-3
Chion, Michel; The Voice in Cinema, Columbia University Press, 1999. ISBN: 0-231-10823-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará aulas formativas, aulas de audição e discussão e aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projectos, realizados individualmente ou por grupos de trabalho.

Software

Audacity

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nos exercícios desenvolvidos e nos restantes parâmetros avaliativos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projectos a ser desenvolvidos.
Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual e de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas específicos.
Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos discentes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento das datas-limite associados a estes.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-20 às 20:14:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais