Audio I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
28 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
3 |
4 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Iniciação à linguagem sonora nos domínios da matéria, da plasticidade e da espacialidade.
Estudo do som enquanto matéria plástica.
Estudo do trabalho sonoro como prática artística.
Introdução tecnológica e oficinal, aos fundamentos essenciais para essa prática.
Aquisição de conhecimentos teóricos, em articulação com o trabalho de campo e de estúdio, que permitam um enquadramento desta prática artística no contexto contemporâneo.
Compreensão de noções básicas de acústica.
Compreensão e aplicação dos mecanismos e dos aspectos fundamentais da gravação/captação e reprodução do som digital.
Desenvolvimento de instrumentos individuais e colectivos de análise e reflexão sobre o trabalho realizado.
Criação de hábitos e metodologias de trabalho alargados, e respectiva valorização da experimentação.
Resultados de aprendizagem e competências
Como resultado da aprendizagem, baseada em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre, pretende-se que os estudantes adquiram competências básicas na área artes sonoras, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos e de produção de conteúdos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A disciplina de Áudio I será dedicada à introdução à aprendizagem técnica, teórica e tecnológica nos media sonoros, dando particular ênfase à gravação e reprodução do som e à sua utilização nos contextos das práticas artísticas. Serão estudados os princípios da gravação sonora digital e experimentados diversos métodos para a captura e gravação de som e sua posterior modelação e difusão.
Será estudada a plasticidade do som:
-Objecto
-Estrutura
-Espaço
Serão também estudados:
-A linguagem especifica do som na produção plástica.
-O som envolvente e o som captado: aproximações e divergências
-Apropriações e interpretações dos sons.
-Mecanismos de difusão do som no espaço.
Bibliografia Obrigatória
White, Glenn D.; Louie, Gary J.; The Audio Dictionary, University of Washigton Press, 2005. ISBN: 0-295-98498-8
Wishart, Trevor; On Sonic Art, Routledge, 1996. ISBN: 978-3-7186-5846-6
Kahn, Douglas; Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts, The MIT Press, 1999. ISBN: 0-262-11243-4
Wishart, Trevor; On Sonic Art, Routledge, 1996. ISBN: 978-3-7186-5846-6
Chion, Michel; Audio-Vision: Sounds on Screen, Columbia University Press, 1994. ISBN: 0-231-07899-4
White, Glenn D.; Louie, Gary J.; The Audio Dictionary, University of Washigton Press, 2005. ISBN: 0-295-98498-8
Bibliografia Complementar
LaBelle, Brandon; Roden, Steve; Site of Sound: Of Architecture & The Ear, Errant Bodies Press, 2002. ISBN: 0-9655570-2-2
Prendergast, Mark; The Ambient Century: From Mahler to trance – The evolution of sound in the electronic age, Bloomsbury Publishing, 2000. ISBN: 0-7475-4213-9
Addis, Laird; Of Mind & Music, Cornell University Press, 1999. ISBN: 0-8014-3589-7
Manning, Peter; Electronic And Computer Music, Oxford University Press, 2004. ISBN: 0-19-517085-7
Cage, John; Silence: Lectures and writings by John Cage, Wesleyan University Press, 1973. ISBN: 0-8195-6028-6
Katz, Bob; Mastering Audio: The Art And The Science, Focal Press, 2002. ISBN: 0-240-80545-3
Young, Rob; Undercurrents: The Hidden wiring of Modern Music, Continuum, 2003. ISBN: 0-8264-6450-5
Addis, Laird; Of Mind & Music, Cornell University Press, 1999. ISBN: 0-8014-3589-7
Manning, Peter; Electronic And Computer Music, Oxford University Press, 2004. ISBN: 0-19-517085-7
Cage, John; Silence: Lectures and writings by John Cage, Wesleyan University Press, 1973. ISBN: 0-8195-6028-6
Kittler, Friedrich A.; Gramophone, Film, Typewriter, Stanford University Press, 1999. ISBN: 0-8047-3232-7
Katz, Bob; Mastering Audio: The Art And The Science, Focal Press, 2002. ISBN: 0-240-80545-3
Roads, Curtis; Microsound, The MIT Press, 2001. ISBN: 0-262-18215-7
Sloboda, John A.; Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, Improvisation and Composition, Oxford University Press, 2000. ISBN: 0-19-850846-8
Addis, Laird; Of Mind & Music, Cornell University Press, 1999. ISBN: 0-8014-3589-7
Kittler, Friedrich A.; Gramophone, Film, Typewriter, Stanford University Press, 1999. ISBN: 0-8047-3232-7
Katz, Bob; Mastering Audio: The Art And The Science, Focal Press, 2002. ISBN: 0-240-80545-3
Chion, Michel; The Voice in Cinema, Columbia University Press, 1999. ISBN: 0-231-10823-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará aulas formativas, aulas de audição e discussão e aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projectos, realizados individualmente ou por grupos de trabalho.
Software
Audacity
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação média positiva nos exercícios desenvolvidos e nos restantes parâmetros avaliativos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projectos a ser desenvolvidos.
Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual e de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas específicos.
Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos discentes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento das datas-limite associados a estes.
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da disciplina.