Código: | ITD111 | Sigla: | ITD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 57 | Licenciatura em Design de Comunicação | 1 | - | 19,5 | 240 | 526,5 |
A unidade curricular de Introdução ao Design propõe como objectivos principais de aprendizagem:
1 – Autonomia na investigação e experimentação de diferentes gramáticas da comunicação visual, estimulando uma abordagem laboratorial aos processos e à análise e crítica dos resultados.
2 - O desenvolvimento de exercícios que questionem os meios de comunicação visual assim como as suas estratégias da criação, transformação e transmissão de conteúdos para munir o estudante de ferramentas para a construção de uma gramática gráfica e comunicativa.
3 - A experimentação de metodologias na concretização de projetos tendo por base uma abordagem especulativa do Design de Comunicação, assim como o simulacro em contextos reais.
4 – Desenvolver projetos para a procura de uma expressão gráfica alicerçada na história da comunicação visual e nas práticas do Design contemporâneo.
5 - Compreender o papel do Design na sociedade, subscrevendo temas que explorem as articulações entre o Design e audiências, o Design e a ética, entre outros.
Pretende-se o aquisição de vocabulário gráfico, o desenvolvimento de autonomia na prática e na investigação do Design de Comunicação, conhecimento inserido na história e contemporaneidade da comunicação visual e implementação de metodologias processuais.Reconhecimento da função e ética do design e do designer na sociedade.
1 - Promover a investigação e a experimentação no desenvolvimento de todo o trabalho processual.
2 - Abordagem introdutória a diferentes áreas e tecnologias da gramática do Design de Comunicação, desde a sua compreensão histórica e correntes estéticas, assim como a análise de conceitos (gerais e particulares) da comunicação.
3 - Trabalhar três grandes áreas de estudo, imagem, texto e espaço, refletir questões que integram o processo, a composição, a narrativa, os suportes, o espaço público ou privado.
4 – Inserir o Design e o designer num contexto histórico e contemporâneo.
5 – Incentivar a aquisição de repertórios visuais e tecnológicos, assim como procurar a expressividade própria dos materiais, dos instrumentos e das tecnologias, tanto analógicas como digitais.
6 - Privilegiar a clareza do discurso gráfico, a realização de objetos comunicantes e a gestão do processo operativo.
1 – Pensar o espaço de trabalho como uma estrutura laboratorial onde o papel da experimentação e da investigação pessoal, assim como a participação assídua, são fatores fundamentais.
2 - A existência de duas turmas visa a apresentação dos projetos assim como prazos e entrega final dos mesmos de forma coincidente, numa articulação de trabalho coletivo em diferentes etapas.
3 – Durante o ano letivo, serão facultadas ao aluno propostas de trabalho cuja discussão e fundamentação será realizada durante o período de aulas. Pretende-se que os projetos apresentados não sejam apenas uma simulação do trabalho real, mas um meio de experimentação e investigação.
4 - Será promovido o trabalho individual e de equipa onde a análise e discussão dos projetos ao longo do ano será um exercício coletivo. O docente terá um papel ativo como orientador e o discente deverá atingir um grau de autoconhecimento e procura de um discurso através da sua própria investigação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 60,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Classificação final igual ou superior a 10 valores
A unidade curricular de Introdução ao Design, sendo anual pressupõe dois momentos de avaliação, o primeiro correspondendo a uma nota qualitativa (entre A e E) para o primeiro semestre e uma nota quantitativa (0 a 20) para o final do ano lectivo. O cálculo da nota final não será uma equação aritmética dos dois semestres, mas uma consequência dos resultados obtidos e da evolução do estudante. São utilizados os métodos de avaliação previstos pelo Regime Geral de Avaliação da FBAUP assim como a assiduidade e a participação efectiva nas diferentes etapas de avaliação.