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Introdução ao Design

Código: ITD111     Sigla: ITD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 57 Licenciatura em Design de Comunicação 1 - 19,5 240 526,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Introdução ao Design propõe como objectivos principais de aprendizagem:
1 – Autonomia na investigação e experimentação de diferentes gramáticas da comunicação visual, estimulando uma abordagem laboratorial aos processos e à análise e crítica dos resultados.
2 - O desenvolvimento de exercícios que questionem os meios de comunicação visual assim como as suas estratégias da criação, transformação e transmissão de conteúdos para munir o estudante de ferramentas para a construção de uma gramática gráfica e comunicativa.
3 - A experimentação de metodologias na concretização de projetos tendo por base uma abordagem especulativa do Design de Comunicação, assim como o simulacro em contextos reais.
4 – Desenvolver projetos para a procura de uma expressão gráfica alicerçada na história da comunicação visual e nas práticas do Design contemporâneo.
5 - Compreender o papel do Design na sociedade, subscrevendo temas que explorem as articulações entre o Design e audiências, o Design e a ética, entre outros.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se o aquisição de vocabulário gráfico, o desenvolvimento de autonomia na prática e na investigação do Design de Comunicação, conhecimento inserido na história e contemporaneidade da comunicação visual e implementação de metodologias processuais.Reconhecimento da função e ética do design e do designer na sociedade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Promover a investigação e a experimentação no desenvolvimento de todo o trabalho processual.
2 - Abordagem introdutória a diferentes áreas e tecnologias da gramática do Design de Comunicação, desde a sua compreensão histórica e correntes estéticas, assim como a análise de conceitos (gerais e particulares) da comunicação.
3 - Trabalhar três grandes áreas de estudo, imagem, texto e espaço, refletir questões que integram o processo, a composição, a narrativa, os suportes, o espaço público ou privado.
4 – Inserir o Design e o designer num contexto histórico e contemporâneo.
5 – Incentivar a aquisição de repertórios visuais e tecnológicos, assim como procurar a expressividade própria dos materiais, dos instrumentos e das tecnologias, tanto analógicas como digitais.
6 - Privilegiar a clareza do discurso gráfico, a realização de objetos comunicantes e a gestão do processo operativo.

Bibliografia Obrigatória

LUPTON,Ellen, /MILLER, Abbot; Thinking of Type: a critical guide for designers, writers, editors, & students., Princeton Architectural Press, 2004
FERRAND, Maria/ BICKER, João Manuel; A Forma das Letras, Almedina, 2000
SATUÉ, Enric; El Diseño Gráfico, desde los orígenes hasta nuestros días , Alianza Forma, 1995
BARNARD, Malcolm; Graphic Design as Communication, Routledge, 2005
Pipes Alan; Production for graphic designers. ISBN: 1-85669-458-5
ESKILSON, Stephen J.; Graphic Design: A New History, Yale University Press, 2007
Heller Steven 340; The education of a graphic designer. ISBN: 1-880559-99-4
Foster Hal; Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8
KRESS, Gunther/ LEEUWEN, Theo van; Reading Image, The Grammar of Visual Design, Routledge, 1996
BAINES, Phil/ HASLAM, Andrew; Type and Typography, Lawrence King, 2002
LUPTON,Ellen, /MILLER, Abbott; Design Writing Research, Writting on Graphic Design, Phaidon, 1996
Spiekermann Erik; Stop stealing sheep & find out how type works. ISBN: 0-672-48543-5
Moura Mário; Design em tempos de crise
Meggs Philip B.; A history of graphic design. ISBN: 0-442-31895-2
Fragoso, Margarida; Design gráfico em Portugal - Formas e Expressões da cultura visual do séc. XX, Livros Horizonte, 2012. ISBN: 9789722417167
Barbosa, Conceição; Manual prático de produção gráfica, Principia editora, 2012. ISBN: 9789897160387

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1 – Pensar o espaço de trabalho como uma estrutura laboratorial onde o papel da experimentação e da investigação pessoal, assim como a participação assídua, são fatores fundamentais.
2 - A existência de duas turmas visa a apresentação dos projetos assim como prazos e entrega final dos mesmos de forma coincidente, numa articulação de trabalho coletivo em diferentes etapas.
3 – Durante o ano letivo, serão facultadas ao aluno propostas de trabalho cuja discussão e fundamentação será realizada durante o período de aulas. Pretende-se que os projetos apresentados não sejam apenas uma simulação do trabalho real, mas um meio de experimentação e investigação.
4 - Será promovido o trabalho individual e de equipa onde a análise e discussão dos projetos ao longo do ano será um exercício coletivo. O docente terá um papel ativo como orientador e o discente deverá atingir um grau de autoconhecimento e procura de um discurso através da sua própria investigação.

Software

Adobe Illustrator
Adobe Photoshop
Adobe Indesign

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 60,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular de Introdução ao Design, sendo anual pressupõe dois momentos de avaliação, o primeiro correspondendo a uma nota qualitativa (entre A e E) para o primeiro semestre e uma nota quantitativa (0 a 20) para o final do ano lectivo. O cálculo da nota final não será uma equação aritmética dos dois semestres, mas uma consequência dos resultados obtidos e da evolução do estudante. São utilizados os métodos de avaliação previstos pelo Regime Geral de Avaliação da FBAUP assim como a assiduidade e a participação efectiva nas diferentes etapas de avaliação.

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