Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EAMC302

Estudos de Arte Moderna e Contemporânea II

Código: EAMC302     Sigla: EAMCII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 95 Plano de estudos oficial 2011 3 - 6 64 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lúcia Gualdina Marques de Almeida da Silva Matos Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Lúcia Gualdina Marques de Almeida da Silva Matos 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade pretende conduzir uma reflexão sobre práticas artísticas que caracterizam os séculos XX e XXI. Pretende-se encorajar uma compreensão alargada da arte e da contemporaneidade e nomeadamente:

 Aprofundar as ideias-chave relativas a percursos artísticos desenvolvidos a partir do pós-guerra (II Guerra Mundial) e até aos dias de hoje

Contextualizar os valores renovadores e transformadores implicados numa noção alargada de arte

Analisar aspetos da contemporaneidade que disseminam o pensamento artístico nos nossos dias

Promover novas associações de ideias, através do exercício de leitura interpretativo de obras e de textos de critica de arte moderna e contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

Completada com sucesso a unidade curricular, espera-se que o estudante se encontre familiarizado com práticas artísticas e ideias fundamentais da arte contemporânea, seja capaz de as caracterizar e de identificar as principais problemáticas, assumindo uma posição crítica sobre elas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Explorando o uso dos termos modernidade e contemporaneidade e tendo como ponto de partida projetos e percursos de artistas, autores e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de abordagens tão diferentes como o Pop, o Minimalismo, a Arte Conceptual e o Pós-modernismo. Estes momentos históricos serão analisados através das técnicas, materiais e temas que os definem, bem como através de um debate alargado de questões culturais, económicas e políticas na sua origem.

1. O contexto artístico entre guerras 2. Uma noção alargada de arte 3. A arte na sua condição pós-medium 4. Arte na esfera pública

Bibliografia Obrigatória

Bertens Hans 340; Postmodernism. ISBN: 0-631-21797-5
Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Foster Hal 340; The anti-aesthetic. ISBN: 0-941920-01-1
Foster Hal; Art since 1900. ISBN: 0-500-23818-9 69.76
Fundação de Serralves Museu de Arte Contemporânea; Circa 1968
Goldberg Roselee; Performances. ISBN: 2-87811-168-0
Harrison Charles; Modernismo. ISBN: 972-23-2614
Harrison Charles 340; Art in theory. ISBN: 0-631-22707-5
Jones Caroline A.; Machine in the studio. ISBN: 0-226-40649-0
Kwon Miwon; One Place After Another. ISBN: 0-262-11265-5 38.61
Marchán Fiz Simón; Del^arte objetual al arte de concepto. ISBN: 84-7600-105-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Os materiais didáticos apresentam-se em língua Inglesa e Portuguesa e incidem sobre o registo dos projetos dos artistas em estudo. 2. Serão apresentados excertos de documentação audiovisual que contextualizam as diferentes práticas artísticas em estudo. 3. O programa de cada sessão e os excertos bibliográficos de leitura complementar serão indicados no respetivo sumário. NOTA: Entende-se esta unidade como uma plataforma de reflexão sensível às atividades e eventos da comunidade artística local e internacional, e sempre que possível disponível para um contacto direto com os seus protagonistas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Prova Escrita sem consulta. Duração da prova é de 2 horas

Fórmula de cálculo da classificação final

Valor da classificação do exame final entre 0-20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Através de Exame Final.

Observações



 


Informações e recomendações para preparação do exame final - época especial.

O exame consta de duas questões. Para responder a cada uma delas os estudantes devem:


Seleccionar um obra que se integre em UM dos seguintes movimentos artísticos -  Arte Pop, Nouveau Realism ou Arte Minimal - e levar para a prova uma reprodução a cores da obra acompanhada pela respectiva ficha técnica. Devem estudar bem a obra em causa, das suas referências históricas  ao contexto do movimento em que se insere, para poder responder a uma pergunta a partir da sua escolha.


Preparar as seguintes áreas de prática e teoria artística contemporânea: Arte Relacional; Arte Site Specfic; Performance; Crítica Institucional


Encontram-se disponiveis no Sigarra na página  da Biblioteca textos digitalizados para informação mínima relativa  a estes temas. Para aceder aos textos digitalizados: validam-se no Sigarra; vão a Biblioteca - Documentação condicionada bibliografia de apoio às aulas - no menu da direita Documentos - Estudos de Arte Moderna e Contemporanea II.


 


 NOTA: Estas indicações não substituem a consulta da bibliografia obrigatória e das referências indicadas nos sumários.


 


 


 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-20 às 12:30:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais