Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MDIDV

Dispositivos Visuais

Código: MDIDV     Sigla: MDIDV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 35 Plano Oficial 2011 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Adriano Fernandes Rangel Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
João Adriano Fernandes Rangel 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Dispositivos Visuais pretende aprofundar conhecimentos teóricos e práticos em que a imagem (fixa e movimento) adquire um papel central na criação de determinados projectos de comunicação visual. 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se criar uma cartografia de diversos projectos nascidos a partir de diversos dispositivos visuais, servindo de estímulo e de compreensão de conceitos essenciais para o desenvolvimento dos projectos dos discentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As aulas decorrerão em módulos sequenciais. Tendo em consideração que as exposições teóricas corresponderão à primeira parte da aula com uma segunda parte de carácter mais prático.

— Contextualização histórica dos dispositivos visuais;
— Taxinomia e funcionamento dos Dispositivos Visuais;
— Imagem tempo vs. imagem movimento;
— Exposição de projectos sustentados por aparatos visuais;
— Registo e captação de imagem fixa;
— Realidade vs. ficção;
— Manipulação;
— Produção vs. reprodução;
— Finalização de projectos;
— Suportes de apresentação.

Bibliografia Obrigatória

ADES, Dawn; Fotomontaje, Gustavo Gili, 2002
AMAR, Pierre-Jean; História da Fotografia, Edições 70, 2001
BAQUÉ, Dominique; La Photographie Plasticienne, Un Art Paradoxal, Regard, 1998
BARTHES, Roland; A Câmara Clara, Edições 70, 1981
BAURET, Gabriel; História, Estilos, Tendências e Aplicações, Edições 70, 2000
BENJAMIN, Walter; Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Relógio D'Água, 1992
BERGER, John; Sobre o Olhar, Gustavo Gili, 2003
BEY, Hakim; Zona Autónoma Temporária, Frenesi, 2000
BOURDIEU, Pierre; Un Arte Medio, Gustavo Gili, 2003
BURNETT, Ron; How Images Think, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2005
CARTIER-BRESSON, Henri; O Imaginário Segundo a Natureza, Gustavo Gili, 2004
COTTON, Charlotte; The Photograph as Contemporary Art, Thames & Hudson, 2004
RIMP, Douglas; On the Musem's Ruins, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 1993
DELEUZE, Gilles; A Imagem-Movimento, Assírio e Alvim, 2004
DELEUZE, Gilles; A Imagem-Tempo - Cinema II, Assírio e Alvim, 2006
DUBOIS, Philippe; O Acto Fotográfico, Vega, 1992
LUSSER, Vilém; Ensaio Sobre a Fotografia - Para uma Filosofia da Técnica, Relógio D'Água, 1998
FOSTER, Hal; The Return Of The Real, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 1996
FRADE, Pedro Miguel; Figuras do Espanto - A Fotografia Antes da Sua Cultura, Edições Asa, 1992
JEFFREY, Ian; Photography - A Concise History, Thames & Hudson, 2003
JOLY, Martin; A Introdução à Análise da Imagem, Edições 70, 2001
KRAUSS, Rosalind; O Fotográfico, Gustavo Gili, 2002
MANOVICH, Lev; The Language Of New Media, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2001
MEDEIROS, Margarida; Fotografia e Narcisismo - O Auto-Retrato Contemporâneo, Assírio e Alvim, 2000
SONTAG, Susan; Sobre la Fotografia, Edhasa, 1996
TISSERON, Serge; El Misterio de la Cámara Lúcida - Fotografía e Inconsciente, Universidad de Salamanca, 2000
WELLS, Liz; The Photography Reader, Routledge, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pretende-se que os discentes desenvolvam projectos de comunicação visual, contextualizados por um fundo teórico e histórico a que os mesmos se reportem, funcionando como resposta aos enunciados das propostas a apresentar ao longo do semestre. Procura-se desta forma oferecer autonomia criativa, tanto a nível conceptual como de realização, numa tentativa de desenvolver experiências originais e inovadoras. Os discentes deverão corresponder com uma apresentação pública dos projectos onde será encorajada a participação de todos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 79,00

Obtenção de frequência

--

Fórmula de cálculo da classificação final

Após a entrega de cada projecto os discentes serão classificados numa escala alfabética de A a F, que constituem uma avaliação dividida entre a articulação de conceitos (fundamento teórico) e a materialização do projecto (capacidade de domínio técnico). No fim da cada projecto as avaliações serão publicadas de forma a que o discente tenha conhecimento da sua classificação ao longo do semestre.

Para além dos projectos desenvolvidos o docente avaliará a assiduidade, a curiosidade científica e tecnológica, a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada, a participação e o envolvimento dos discentes em actividades lectivas que ultrapassem o contexto da aula.

Os projectos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o decorrer do semestre não serão motivo de avaliação. Assim como os discentes que não frequentem pelo menos 75% das aulas leccionadas.

Provas e trabalhos especiais

--

Avaliação especial (TE, DA, ...)

--

Melhoria de classificação

--

Observações

--

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 10:37:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias