Código: | NI105 | Sigla: | NI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Design da Imagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MDI | 19 | Plano Oficial 2011 | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Júlio Fernando Dolbeth e Costa Henriques da Silva | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Vitor António dos Reis de Almeida | 1,50 | ||
Júlio Fernando Dolbeth e Costa Henriques da Silva | 1,50 |
Iniciação à teoria e história das narrativas (audio)visuais. Motivar metodologias diferenciadas de análise. Acentuar uma leitura crítica e contextualizada. Afirmação de um discurso individual e criativo.
Compreender a importância das narrativas visuais na cultura contemporânea e as suas possibilidades como dispositivo de comunicação.
Formas e estruturas da narrativa visual.
Convenções genéricas em contexto cultural e histórico diverso.
Teoria narrativa e história do cinema.
Narrativa ilustrada e a imagem sequencial enquanto contexto, metáfora, identidade e ficção.
Referência, apropriação, citação e adaptação enquanto experiência de imaginário colectivo e individual.
Tempo e sentido no processo narrativo.
Aulas expositivas e desenvolvimento de dois trabalhos de investigação.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados ao trabalho desenvolvido tendo em conta a sua concepção, realização e adequação à resolução de problemas específicos dos projectos.
Participação efetiva no grupo de trabalho e autonomia na investigação.
Média ponderada dos dois trabalhos de investigação.
Bibliografia obrigatória
AUGÉ, Marc; A guerra dos sonhos. Exercícios de etnoficção, Celta, 1998
AUMONT, Jacques; L'image, Nathan, 1990
AUMONT, Jacques; L' analyse des films, Nathan, 1988
BARTHES, Roland; O óbvio e o obtuso, Edições 70, 1982
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
COTTON, Charlotte; The Photograph as Contemporary Art, Thames & Hudson, 2004
GRANT, Barry Keith & SLONIOWSKI, Jeannette; Documenting the documentary: close of documentary film and video., Wayne State University Press, 1998
MANOVICH, Lev; The Language of New Media, MIT Press, 2001
RUSH, Michael; New media in late 20th century art, Thames & Hudson, 1999
XAVIER, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003
ZEEGEN, Lawrence – The Fundamentals of Illustration – Fairchild Books AVA, 2012.
MALE, Alan – Illustration: A Theoretical and Contextual Perspective: A Theoretical & Contextual Perspective – Fairchild Books AVA, 2007.
HELLER, Steven; CHWAST – Illustration: A Visual History – Abrams, 2008.
BIbliografia complementar
ABEL, Richard; Encyclopedia of Early Film, Routledge, 2005
ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
BAZIN, André et al.; A política dos autores, Assírio & Alvim, 1976
ECO, Umberto; Os limites da interpretação, Difel, 1992
MASCELLI, Joseph; The five Cs of cinematography, Silman-James Press, 1998
REES, A. L.; A history of experimental film and video, BFI Publishing, 1992
RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
STEINER, Georges; As gramáticas da criação, Relógio D’Água, 2001