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Direção de Arte

Código: MDA501     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDGPE 38 Plano Oficial 2011 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eduardo Filipe Valente Cunha da Silva Aires Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 6,00
Jorge Manuel Esteves da Silva 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar aos alunos um contacto com as práticas da DA enquanto disciplina de gestão de recursos materiais e humanos na prática do design de comunicação, com ênfase na desmaterialização dos suportes de comunicação e no papel do DA nos novos media digitais.

Resultados de aprendizagem e competências


Os estudantes são encorajados a fazer pesquisa online a partir dos temas lançados pelos casos do ateliê, apresentando e discutindo exemplos num contexto mais alargado, nacional e internacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Embora com um fio condutor na demonstração das várias competências e disciplinas incluídas na DA, as aulas estarão articuladas com a agenda do atelier silvadesigners em eixos fundamentais da DA como a estratégia conceptual, design editorial e recursos associados como a ilustração, infografia, fotografia e tipografia.

Bibliografia Obrigatória

Steven Heller; Art Direction Explained, at Last!

Observações Bibliográficas

Podemos dividir a bibliografia útil em duas categorias. A primeira são livros focados na direção de arte. São raros e usam geralmente case studies. Ainda aqui poderíamos incluir monografias sobre diretores de arte. Uma referência útil é o Art Direction Explained, at Last!, de Steven Heller e Veronique Vienne.
Na segunda podemos englobar variadas obras que focam disciplinas do âmbito do DA como a fotografia ou a ilustração. Aqui as coordenadas geracionais e estéticas do estudante são determinantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São apresentadas as rotinas do ateliê Silvadesigners, com a projeção e comentário de sequências de trabalhos. Os estudantes terão assim contacto privilegiado com a prática de ateliê e a realidade do mercado, sobretudo nas áreas do branding cultural e das publicações periódicas.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Pretende-se um trabalho teórico, de pesquisa e reflexão, sobre a prática da DA em contexto real envolvendo áreas bastante diversas à escolha do aluno como jornais, revistas, editoras de livros, ateliês de design, sites, blogs, etc. Estimula-se o contato real com profissionais desta competência, com recurso a entrevista presencial ou por e-mail. O relatório final pode ser apresentado em papel ou em video, devidamente editado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial: 30%
Relatório final: 70%

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