Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MTDI11

Meios e Técnicas do Desenho e Impressão

Código: MTDI11     Sigla: MTDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2014/2015 - 1S (de 15-09-2014 a 28-02-2015)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Desenho e Técnicas de Impressão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDTI 14 Plano Oficial 2011 1 - 9 60 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Graciela Cabral Machado 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Objectivos: - Criar um espaço de reflexão sobre a natureza, as acções e as implicações gráficas e processuais de diferentes ferramentas de desenho e impressão, nomeadamente sobre as técnicas, os processos, os instrumentos, os suportes e os meios tecnológicos - Aprofundar o conhecimento teórico-prático e do vocabulário específico do desenho e da impressão, baseada na evolução histórica dos seus meios e técnicas -Desenvolver trabalho prático e um discurso crítico consciencializados relativamente ao papel das ferramentas utilizadas - criar um espaço oficinal e de atelier comuns com demosntracoes de base no sentido da consolidação das aprendizagens em áreas tecnológicas estratégicas das tecnicas de impressao para o desenvolvimento da prática artística, e no sentido da sua ampliação - Conhecer e testar de um modo dirigido e sistemático uma selecção de componentes tecnológicas ou mesmo etapas de trabalho da prática dirigidos para a impressão, de modo a estabelecer as suas bases fundamentais assim como dar a conhecer metodologias replicáveis em contextos mais complexos - Trabalhar e expandir os aspectos experimentais e criativos que assistem à produção do desenho e impressão, através da iniciação a projectos de desenvolvimento tecnológico de curta duração, conduzidos por um percurso metodológico bem fundamentado na revisão histórica e sua actualização prática resultados da aprendizagem - aprendizagens tecnológicas circunscritas pela frequência de demonstrações técnicas sobre procedimentos mais específicos e complementares a uma formação inicial, descritos em relatório final - a sua aplicação na produção de um portfolio de gravuras e desenhos onde demonstre o seu domínio dos métodos introduzidos e a concordância dos mesmos com uma investigação pessoal - desenvolvimento de um projecto individual consistente com os objectivos e com os meios apropriados a esses fins, monitorizado e orientado pelo professor responsável pela unidade curricular Competências. - desenvolvimento de competências para trabalhar de um modo independente ou em estreita colaboração de forma a prosseguir com a sua prática de produção e edição após período de formação - aquisição e aprofundamento das competências e conhecimentos técnicos, referências conceptuais para o trabalho de desenho e edição de autor - identificar, aprofundar e consolidar o conhecimento sobre as técnicas e processos de do desenho a da gravura mais adequados ao seu trabalho - aprender a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando activamente no ambiente de partilha e interdependência assim como da definição de moldes de articulação com área mais especifica do desenho - desenvolver competências ao nível da edição e produção de múltiplos, apresentação e gestão de tempo, recursos e equipamentos das oficinas para a concretização do projecto pessoal ou colectivo

Resultados de aprendizagem e competências

conhecer e trabalhar os meios e técnicas do desenho e da impressão

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1-Aula teórica de exposição e debate dos conteúdos do programa. 2- Seminários sobre definição de linhas de pesquisa, temáticas e técnicas disponíveis para investigação nos contextos oficinais. Apresentação dos projectos práticos previstos, moldes de desenvolvimento e concretização. 3- Apresentação das gravuras e desenhos pertencentes ao arquivo da área de gravura da FBAUP e acervo da FBAUP. Criação da respectiva fichas técnica com o apoio de pesquisas breves dirigidas para a verificação e confirmação rigorosa de meios, suportes e procedimentos aplicados. 4- Apresentação e demonstrações práticas com base nas matrizes de projectos editoriais em curso, assim como possíveis projectos de investigação a decorrerem na área. Avaliação de várias hipóteses técnicas ai ensaiadas, possíveis variantes a aplicar, áreas de inovação ou de reprodução de práticas tradicionais de grande apuramento técnico. 5-Demonstrações técnicas agendadas de modo a fornecer novas formulações e proporcionar, de um modo apoiado, a experimentação dos mais diversos processos de desenho e gravura, de acordo com os recursos disponíveis nas oficinas, e com base nos pontos 3 e 4. 6- Análise e discussão de procedimentos charneira entre o desenho e a impressão, a sua possibilidade de aplicação e articulação em projecto. Demonstrações orientadas. 7- Apresentações intercalares de contextos e práticas oficinais orientadas para o alargamento do conhecimento laboratorial, procurando-se também desse modo estimular um ambiente de partilha assim como diferentes graus de experimentação e concretização, em regime tutorial colectivo ou individual. 8- Finalização de projecto editorial baseado no formato livro de artista comum a todos os elementos do grupo. Apresentação e exposição oral sobre o mesmo

Bibliografia Obrigatória

Gómez Molina Juan José 340; Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Gómez Molina Juan José 340; Máquinas y herramientas de dibujo. ISBN: 84-376-2020-1 26.00
Gómez Molina Juan José 340; Las^lecciones del dibujo. ISBN: 84-376-1376-0
HOCKNEY, David ; Secret Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters , Thames and Hudson , 2006
Lambert Susan; El dibujo. ISBN: 84-87756-81-6
Mayer Ralph; Materiales y técnicas del arte. ISBN: 84-87756-17-4
MOLINA, Juan J. G., coord.; Los Nombres del Dibujo, Ed. Cátedra, 2005
Massironi Manfredo; Ver pelo desenho
Ruskin John; The^elements of drawing. ISBN: 0-486-22730-8
RUSKIN, John; Técnicas de Dibujo, Editorial Laertes, 1999
Lambert Susan; The^Image multiplied. ISBN: 0-86294-096-6
Tofani Annamaria Petrioli 080; Drawing
James Carlo 070; Old master prints and drawings. ISBN: 90-5356-243-5
Gascoigne Bamber; How to identify prints. ISBN: 0-500-23454-X
Monaco Louis Lo; La^gravure en taille-douce. ISBN: 2-08-011723-8
Ross John; The^Complete printmaker. ISBN: 0-02-927372-2
Dawson John 340; The complete guide to prints and printmaking
Bosse Abraham; Tratado da gravura a agua forte, e a buril, e em maneira negra com o modo de construir as prensas mo
Schweidler Max; The^restoration of engravings, drawings, books, and other works on paper. ISBN: 978-0-89236-835-8

Bibliografia Complementar

Crary Jonathan; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Baldinucci Filippo; Vocabolario toscano dell. arte del disegno
Mitchell William J.; The reconfigured eye. ISBN: 0-262-63160-1
Gombrich E. H.; Arte e ilusão
Kemp Martin; Visualizations. ISBN: 0 19 856476 7
Tofani Annamaria Petrioli 340; Drawing
Landau David; The^Renaissance print. ISBN: 0-300-05739-3
Breuer Karin; Thirty-five years at Crown Point Press. ISBN: 0-520-21061-1
Nesbett Peter 340; Art on Paper. ISBN: 1521-7922
ULL; Printmaking today. ISBN: 0960-9253

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos com base em material visual, bibliografia específica. Tratamento e inventariação com base na manipulação e visionamento de provas originais pertencentes ao acervo da FBAUP, e o contacto com a produção da edição de autor de desenvolvimento mais recente . Apresentação, discussão e concretização de um projecto colectivo e um projecto individual de investigação, onde estejam especificados os objectivos possíveis de análise tecnológica, histórica e de reflexão dos discursos gráficos. Apresentações breves, intercalares, de cada aluno ao grupo, das pesquisas em curso Acções tutorais de orientação e crítica individualizada aos diferentes tipos de investigação produzida. Aulas práticas e teórico práticas com demonstrações agendadas e de concretização, desenvolvimento e exploração dos processos considerados convenientes ao contexto das pesquisas em curso, quer de um modo individual, quer colectivo, de iniciativa do docente ou solicitada pelo aluno. Participação em projecto editorial colectivo Apresentação individual no final do semestre dos 3 projectos realizados: projecto individual constituído por testes originais e documentação de apoio, relatório das aulas relativo a demonstrações assistidas, projecto editorial colectivo Será objecto de estudo no primeiro semestre, uma exposição de interesse para a unidade curricular assim como laboratório/oficina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final. Cumprimento integral do programa de trabalho proposto, de acordo com os objectivos da unidade curricular, e que culmina na apresentação oral dos 3 trabalhos, dois dos quais individuais e um terceiro colectivo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Será avaliada a capacidade de concretização dos projectos colectivo e individual, elaborados a partir de um programa de trabalho comum a todos os alunos Será avaliada a capacidade de realização projectual, bem como a quantidade e qualidade dos recursos teóricos e tecnológicos que cada discente utilizar nas suas pesquisas teóricas e práticas Serão avaliados os pontos de discussão sobre os projectos numa perspectiva valorizadora da metodologia, e dos seus processos, e não só o produto final Será avaliada a participação e aprendizagens das demonstrações colectivas, comprovada pelo relatório final Será avaliada a capacidade de integração de novas pesquisas e a capacidade de enriquecimento tecnológico propiciado pelo diálogo com o docente e a integração do aluno numa equipa pluridisciplinar, numa “simulação” de investigação de atelier de edição Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade do discente, face ao bom funcionamento da oficina , a activação do espaço do atelier e seus recursos, bem como ao cumprimento das datas limite previamente estabelecidas que com eles se relaciona As classificações finais serão calculadas em função da avaliação dos trabalhos desenvolvidos, e parâmetros considerados Avaliação da apresentação pública do trabalho final: 80% Análise e defesa do relatório: 20%

Provas e trabalhos especiais

Estão previstos projectos de edição na oficina, com a participação de investigadores convidados e apresentações breves de projecto em curso. Os alunos serão integrados neste exercício profissional e serão avaliados pelo seu contributo na produção.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-25 às 10:49:21