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Atelier/Oficina

Código: MDTIAO     Sigla: AO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2012/2013 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Desenho e Técnicas de Impressão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDTI 8 Plano Oficial 2011 1 - 18 120 486

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Maria Graciela Cabral Machado 4,00
Paulo Luís Ferreira de Almeida 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS:
1. Consolidação de uma prática artística ou investigadora fundamentada no desenho e nas técnicas de impressão.
2. Desenvolvimento de uma reflexão rigorosa, crítica e contextualizada das preocupações inerentes ao projecto artístico/de investigação.
3. Introduzir/aprofundar capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos do desenho e da impressão, ampliando as possibilidades instrumentais de cada estudante.
4. Desenvolver metodologias de investigação baseadas em práticas experimentais, cujos resultados se comunicam na sua dimensão de imagens/objectos.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
1. Capacidade de mobilização de métodos de registo, selecção, análise e comunicação de informação pelo desenho.
2. Capacidade de mobilização, adaptação e criação de ferramentas teóricas e metodológicas adequadas à formulação e resolução de problemas de investigação.
3. Desenvolvimento e apresentação de um projecto individual artístico/de investigação, baseado no uso do desenho/técnicas de impressão, apoiado por um portefolio crítico.
4. Exposição clara do contexto teórico e do percurso metodológico subjacente à prática artística/de investigação individual, reforçando a comunicabilidade dos seus resultados de forma coerente, segundo padrões de qualidade académica.

Programa

A actividade generativa e reflexiva da prática é central à cultura de investigação em arte, como lugar de verificação, provocação, exemplificação e posicionamento das ideias. É neste sentido que o espaço do Atelier/Oficina, articulado em duas partes, se assume como o lugar de desenvolvimento de um projecto artístico/de investigação próprio, apoiado em acções tutoriais individualizadas, assim como em núcleos temáticos e workshops realizados por artistas convidados.

Primeira parte:
Desenvolvimento de um projecto artístico/de investigação, proposto em função dos territórios de acção e reflexão do desenho e das técnicas de impressão, assim como das suas zonas límitrofes na cultura contemporânea;
Produção de um portefólio crítico, capaz de estruturar o processo criativo e investigativo intrínseco ao desenvolvimento experimental;
Exposição e discussão pública do projecto realizado.

Segunda parte:
Desenvolvimento do projecto artístico/de investigação; aprofundamento de anteriores pesquisas; novas formulações. Desenvolvimento do portefólio crítico, numa relação recíproca com a prática.
Exposição e discussão pública do projecto.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O atelier-oficina funcionará de modo contínuo ao longo de dois semestres, como espaço aberto de experimentação, concretização e discussão em regime de seminário, e terá dois momentos de apresentação pública.
São incentivados os debates colectivos sobre o trabalho produzido, através de apresentações introdutórias de cada sessão, e recorrendo a autores convidados com relevância nos campos de investigação abordados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 152,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Desenvolvimento do projecto de trabalho e investigação, de forma assídua, no estúdio.
Participação nas discussões colectivas em torno do trabalho próprio e dos colegas.
Apresentação intermédia e final do corpo de trabalho realizado, portefólio crítico e relatório.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação pública e discussão do projecto artístico/de investigação: 70%
Relatório e portefólio crítico: 30%

Observações

BOURDIEU, Pierre ([1990). The Logic of Practice. Stanford: Stanford University Press.
DOWNS et al (2007). Drawing Now: Between the Lines of Contemporary Art. London: I.B. Tauris
GARNER, Steve (ed.) (2009). Writing on Drawing: Essays on Drawing Practice and Research. Chicago: Chicago University Press.
SAVAGE, Jim (ed). Drawing Texts. Cork, Ireland: Occasional Press.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2011). Atlas – Cómo llevar el mundo a cuestas (cat. exp.). Madrid: MNCARS.
HOLLY, Michael Ann (ed.) (2009). What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter. Williamstown, Massachusetts: Clark Art Institute.
GROUPE DE RECHERCHES ESTHÉTIQUES DU C.N.R.S. (1974). Recherches Poïetiques. T. I. Paris<. Éditions Klincksiek.
PETHERBRIDGE, Diane (2010). The Primacy of Drawing - Histories and Theories of Practice. New Haven and London: Yale University Press.
SULLIVAN, Graeme (2005). Art Practice as Research. London: Sage Publications.
ROSAND, David (2002). Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation. Cambridge: Cambridge University Press.
SAWDON, Phil; MARSHAL, Russel (eds.) (2012). Hyperdrawing: Beyond the Lines of Contemporary Art. London: I.B. Tauris
ZEGHER, Catherine de (2003). The Stage of Drawing: Gesture and Act. New York: Tate Publishing and The Drawing Center


BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA
Monaco Louis Lo;La gravure en taille-douce . ISBN: 2-08-011723
Gascoigne Bamber;How to identify prints . ISBN: 0-500-23454
Gill Saunders, Rosie Miles;Prints Now: Directions And Definitions, Victoria & Albert Pubns , April 2006
Deborah Wye, Wendy Weitman Eye on Europe: Prints, Books, and Multiples / 1960 to Now, Museum of Modern Art , October 2006
Kathan Brown ;7. Ink, Paper, Metal, Wood: Painters and Sculptors at Crown Point Press , Chronicle Books
Llc Lowry & Wye;. Thinking Print: Books to Billboards, 1980-95 , Museum of Modern Art
Susan Tallman; Contemporary Print: From Pre-Pop to Postmodern, June 1996
Georges Didi-Huberman, ;L'empreinte , Musee national d'art moderne/Centre de creation industrielle, January 1997 Fine;Gemini G.E.L.: Art and Collaboration, Susan Lambert ;The Image Multiplied , Trefoil Publications Ltd . ISBN: 0862940966
Susan Lambert ;Prints: Art & Techniques , Victoria & Albert Museum . ISBN: 0810965771
Antony Griffiths ;Prints and Printmaking , British Museum Press, 1980
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