Cultura Digital
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design de Comunicação |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MDI |
16 |
Plano Oficial 2011 |
1 |
- |
9 |
60 |
243 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Cultura Digital pretende dotar os mestrandos de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.
Programa
A unidade curricular de Cultura Digital procederá a uma tentativa de mapeamento do impacto da sociedade digital na cultura e a sua redefinição face aos novos media, propondo uma ideia de cultura digital com génese social.
Com o advento da era da informação e principalmente com a revolução digital, constatamos um processo geral de desmaterialização que propõe novos modelos socioculturais e rupturas evidentes em paradigmas instituídos. Mapear rupturas e identificar paradigmas emergentes constituir-se-á como estratégia para reflectir, conceber e propor formas inovadoras de acção capazes de uma recontextualização permanente dos processos de design.
Um conjunto de tópicos predefinido permitirá a problematização destas questões em aula e a sua consolidação através do desenvolvimento de projectos de caráter teórico-prático.
Tópicos que estruturarão o programa de Cultura Digital:
Cultura Digital, Vanguarda Digital, Contra-cultura Digital e Resistência Digital, Tecnologia e Vanguarda, Digital Art, Copyright/Copyleft/Copy-fight, Free Culture, Media Sociais e Imagem participativa.
Bibliografia Obrigatória
Charlie Gere; Digital Culture, Reaktion Books, 2002. ISBN: 1861891431
Clay Shirky; Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age, Penguin Books Ltd, 2011. ISBN: 9780141041605
Lawrence Lessig; Free Culture: How Big Media Uses Technology and the Law to Lock Down Culture and Control Creativity, Penguin Press, 2004. ISBN: 1594200068
Nicholas Negroponte; Being Digital, Vintage Books, 1996. ISBN: 0679762906
Lev Manovich; The Language of New Media, MIT Press, 2002. ISBN: 0262632551
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática.
Desenvolvimento individual, ou em grupos de trabalho, de um ou mais projectos , visando problematizar os conteúdos abordados, identificar áreas de acção e propor soluções inovadoras.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
76,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final ponderará os seguintes factores: assiduidade e participação nas actividades lectivas 20%, realização de trabalhos práticos 40%, trabalho final 40%.
Provas e trabalhos especiais
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n/a
Melhoria de classificação
n/a