Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MDICD

Cultura Digital

Código: MDICD     Sigla: MDICD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 16 Plano Oficial 2011 1 - 9 60 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
João José Gonçalves de Barros Cruz 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Cultura Digital pretende dotar os mestrandos de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.

Programa

A unidade curricular de Cultura Digital procederá a uma tentativa de mapeamento do impacto da sociedade digital na cultura e a sua redefinição face aos novos media, propondo uma ideia de cultura digital com génese social.
Com o advento da era da informação e principalmente com a revolução digital, constatamos um processo geral de desmaterialização que propõe novos modelos socioculturais e rupturas evidentes em paradigmas instituídos. Mapear rupturas e identificar paradigmas emergentes constituir-se-á como estratégia para reflectir, conceber e propor formas inovadoras de acção capazes de uma recontextualização permanente dos processos de design.

Um conjunto de tópicos predefinido permitirá a problematização destas questões em aula e a sua consolidação através do desenvolvimento de projectos de caráter teórico-prático.

Tópicos que estruturarão o programa de Cultura Digital:
Cultura Digital, Vanguarda Digital, Contra-cultura Digital e Resistência Digital, Tecnologia e Vanguarda, Digital Art, Copyright/Copyleft/Copy-fight, Free Culture, Media Sociais e Imagem participativa.

Bibliografia Obrigatória

Charlie Gere; Digital Culture, Reaktion Books, 2002. ISBN: 1861891431
Clay Shirky; Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age, Penguin Books Ltd, 2011. ISBN: 9780141041605
Lawrence Lessig; Free Culture: How Big Media Uses Technology and the Law to Lock Down Culture and Control Creativity, Penguin Press, 2004. ISBN: 1594200068
Nicholas Negroponte; Being Digital, Vintage Books, 1996. ISBN: 0679762906
Lev Manovich; The Language of New Media, MIT Press, 2002. ISBN: 0262632551

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática.

Desenvolvimento individual, ou em grupos de trabalho, de um ou mais projectos , visando problematizar os conteúdos abordados, identificar áreas de acção e propor soluções inovadoras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 76,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final ponderará os seguintes factores: assiduidade e participação nas actividades lectivas 20%, realização de trabalhos práticos 40%, trabalho final 40%.

Provas e trabalhos especiais

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

n/a
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-07-07 às 07:50:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias