Desenho e Projecto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
1 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conceber e testar o que se poderá encontrar no domínio do pensamento, da ideia; tendo como instrumento desse mesmo pensar o desenho.
Valorizar os processos projetuais através da prática de desenho.
Pensar as metodologias de projeto encarando o desenho como um espaço privilegiado para a especulação, certezas e incertezas, testes e aferição de ideias onde se privilegia o apelo à criatividade e à imaginação.
Construir dinâmicas de processos de trabalho que incentivem a critica e autocrítica nos estudantes.
Ampliar a discussão e experimentação nas práticas de projeto individuais.
Desenvolver instrumentos de análise, individuais e de grupo.
Antever possíveis situações das dinâmicas projetuais fora do âmbito da escola, aproximando-nos da realidade exterior.
Programa
A unidade curricular tem como principal motor as questões que se levantam no percurso projetual. Aqui o desenho pretende de uma forma eficaz, ao mesmo tempo conceber e testar aquilo que poderá encontrar-se no domínio do pensamento, da ideia: desenho e projeto como instrumento desse mesmo pensar, entre a análise e a síntese, entre a pergunta e a resposta.
Tanto o projeto como o desenho ligam-se a uma intenção, procuram revelar-se, ser alguma coisa. Este traço em comum, produz pontos de interceção entre pensar o projeto e pensar o desenho.
Nesta unidade curricular interessa prefigurar o acontecimento, antecipar com precisão a intenção, encenar a validade da ideia. Para o efeito, será necessário percorrer os diferentes níveis de sistemas de representação, a complexidade técnica que a resposta aos problemas do projeto coloca. Este é um processo marcado por uma constante capacidade de avaliação e reavaliação, por certezas e incertezas.
A permanente referência a projetos de autores contemporâneos, através de visualização de imagens que ilustrem metodologias de trabalho, assim como a integração de desenhos de outras práticas exteriores ao território das artes plásticas e do design, acompanhará todo o trajeto da disciplina.
As possibilidades de se estabelecerem relações com o trabalho individual do aluno serão incentivadas, assim como as ligações metodológicas a efetuar com outras disciplinas.
Pretende-se com a prática desenvolver as capacidades operativas e criativas do meio que é o desenho.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 126 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
68 Horas de Contacto Semestral (HCS) (17 aulas 4h/s), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (58h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos tendo presente a componente b-learning na metodologia de trabalho.
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a unidade curricular estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
76,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação no mínimo a 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina, assiduidade e participação na plataforma de ensino ( Moodle)
Melhoria de classificação
Mediante frequência do ano letivo seguinte.