Resumo (PT):
Vivemos na procura do correto equilíbrio entre a herança recebida e
o legado que transmitiremos. Neste balanço compreendemos o Tempo
– construção mental – transposto para a matéria com que a arquitetura é
construída.
A intervenção arquitetónica, enquanto espaço colaborativo, é o lugar
de aferição de possibilidades de posicionamento crítico face ao Tempo. Um
passado imperfeito impele a mudança, a constante alteração de vontades, o
trabalho sobre a construção preexistente. Estudamos a posição arquitetónica
entre a fidelidade e a confrontação, a partir da construção da ideia.
O projeto de intervenção é utilizado para estudar a colaboração com
a arquitetura preexistente, percecionada como imperfeita. O arquiteto,
enquanto ator interventivo deve conscientemente expressar o seu necessário
posicionamento crítico e ativo na maleabilidade do tempo através da matéria.
A estruturação do trabalho baseia-se numa tabela de dupla entrada a partir
das topologias do tempo – Krzysztof Pomian – e das fases da narrativa – Paul
Ricoeur. É atribuída a cada topologia do tempo – estacionária, linear, cíclica – um
projeto de intervenção, enquanto aferição da sua adequabilidade e pertinência.
As fases da narrativa – prefiguração, configuração, refiguração – organizam a
exposição de cada projeto de intervenção.
A “Topologia Estacionária” será entendida a partir do confronto com a
intervenção na Piazza Alicia e Chiesa Madre de Álvaro Siza e Roberto Collovà.
A “Topologia Linear” será estudada a partir da extensão do Tribunal de
Gotemburgo, de Erik Gunnar Asplund. O Tempio Malatestiano, Leon Battista
Alberti, integrado no Renascimento, será analisado com a lente da “Topologia
Cíclica”.
A cronosofia “Estruturas” questiona esta categorização das intervenções
a partir do estudo da intervenção no Castelvecchio, de Carlo Scarpa.
Partindo da grelha proposta, é aberta a possibilidade da leitura cruzada
e comparativa entre os projetos, base de inferências transversais sobre a
intervenção arquitetónica.
Abstract (EN):
We live in the pursuit of the right equilibrium between the heritage we
receive, and the legacy we will bequeath. In this balance we aim to understand
Time, a mental construction, converted in the matter with which architecture
is built.
The architectonic intervention, as a collaborative space, is the place to
measure positioning possibilities towards Time. An imperfect past impels
change, the constant variation of will, and the work developed on existing
construction. We seek a position between fidelity and confrontation based on
the construction of the idea.
The intervention project is used to study the collaboration with pre-existing
architecture, an imperfect past, aware of the needed critical and active
positioning that the architect, as an interventive actor, shall express in the
malleability of time through matter.
The structure of the work is organized as a double entry grid based on
Krzysztof Pomian’s time typologies and Paul Ricoeur’s narrative phases.
To each time typology — stationary, linear, cyclic — there is an assigned
intervention project, in order to assess its suitability and pertinence. The
narrative phases — prefiguration, configuration, refiguration — organize the
exposition of each intervention project.
The “Stationary Typology” will be understood from the confrontation
with Álvaro Siza and Roberto Collová’s intervention in Piazza Alicia and Chiesa
Madre. The “Linear Typology” will have as case study Erik Gunnar Asplund’s
Gothemburg Courthouse extension. Leon Battista Alberti’s Tempio Malatestiano, from
the Renaissance, will be analyzed through the lens of the “Cyclic Typology”.
The chronosophy “Structures” questions the interventions’ classifications,
through the study of Carlos Scarpa’s intervention on Castelvecchio.
Besides this structured reading, a continuous one is allowed, inciting
cross-referenced and comparative understandings between the interventions
and the typologies.
Idioma:
Português