Você está em: Início > Notícias > Monika Weiss: Performance & Conferencia (Desenho Na Universidade Hoje)

Monika Weiss: Performance & Conferencia (Desenho Na Universidade Hoje)

31 de maio, a partir das 14 horas na FBAUP | 1 de junho, a partir das 9h45, na FAUP

Imagem 2
Monika Weiss, "Anamnesis II", 2013. Vídeo, composição sonora e instalação.

No âmbito do Encontro Internacional Desenho na Universidade Hoje, a artista Polaco-Americana Monika Weiss apresentará um desenho performativo, vídeo e composição sonora seguidos de uma conferência aberta.
A performance ocorre a partir das 14h00 no dia 31 de maio, no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A audiência é convidada a participar. A instalação Anamnesis II ficará exposta até ao dia 30 de Junho.
A conferência da artista "Performing Drawing - Performing Lament in Public Domain" será apresentada a 1 de junho na Faculdade de Arquitetura, pelas 09h45.

Anamnesis II, de Monika Weiss, é uma instalação performativa efémera que inclui uma performance pública, projeção de vídeo e composição sonora. Enquanto investigação sistemática das relações entre a História, o espaço público e o espaço do corpo, o trabalho aborda o desenho como ato performativo associado ao discurso, ao traço, à rasura e ao desaparecimento. Faz parte de uma série de instalações performativas como Drawing Lethe (2006) e Shrouds (2012) que evocam antigos rituais tradicionais de lamentação.
O seu trabalho recente aborda aspetos da memória pública e do esquecimento tal como se refletem nos espaços físicos e políticos da Cidade. Formada originalmente em música clássica, a artista continua a compor ambientes sonoros para as suas instalações e filmes. Weiss é reconhecida pelo recurso ao próprio corpo como um veículo de expressão artística e pela incorporação de narrativas e documentações históricas nos seus trabalhos

"Performing Drawing-Performing Lament in Public Domain" é uma conferência da artista Monika Weiss sobre a natureza do desenho como uma linguagem performativa, situada no espaço da memória histórica e da paisagem urbana contemporânea. Monika Weiss propõe que ambas as formas de expressão - desenho e lamento - partilham relações complexas com a noção de traço, história e pós-memória. Neste trabalho, Weiss sugere de que forma o luto coletivo, incluindo pela perca de supostos inimigos, pode ser também uma ferramenta política poderosa em contraponto às narrativas heroicas masculinas de conquista e poder. Ao adotar antigos gestos de lamento, a obra de Weiss reflete contextos contemporâneos de apatia, indiferença, invisibilidade e amnesia histórica dentro do espaço público e da polis.

Nota Biográfica:
Monika Weiss é uma artista polaco-americana baseada na Cidade de Nova Iorque. Trabalha fundamentalmente com instalação, vídeo, performance, som e desenho. A sua abordagem transdisciplinar investiga as relações entre corpo e História, enquanto evoca antigos rituais de lamento. O seu trabalho tem sido exibido em mais de vinte exposições individuais e numerosas exposições coletivas internacionalmente. Em 2005, a Lehman College Art Gallery organizou e publicou uma retrospetiva do trabalho da artista, Monika Weiss: Five Rivers, revista pelo New York Times. Weiss tem apresentado o seu trabalho em várias conferências em instituições em todo o mundo, e os seus textos fazem parte de várias publicações, incluindo New Realities: Being Syncretic (Springer, Wien/New York) e Technoetic Arts (Intellect, London).
A artista divide o seu tempo entre Nova Iorque e St. Louis, onde é Professora na Sam Fox School of Design & Visual Arts da Washington University, e investigadora associada do Departamento de Artes Performativas. O trabalho de Weiss é representado pela Galeria Samuel Lallouz, Montreal, e pode ser encontrado em coleções públicas e institucionais por todo o mundo.
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-26 às 06:30:19