O Workshop Desmantelando Visualidades: Zine Anti-colonial, por Thiago Liberdade surge inserido no QUILOMBO TREMA!, promovido pela Trema Associação Cultural.
O QUILOMBO TREMA! apresenta sua primeira edição nos dias 08 a 12 de novembro 2023 em diferentes espaços da cidade do Porto. Dedicado a reunir artistas BIPOC (black, indigenous, people of color - pessoas negras, indígenas e pessoas racializadas), esta iniciativa inédita na cidade, reúne artistas de 04 países (Brasil, Portugal, Gana e Cabo Verde). O evento é financiado pela República Portuguesa - Cultura | DGArtes - Direção Geral das Artes e conta com o apoio do Teatro Municipal do Porto, Câmara Municipal do Porto, ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, além da CRL - Central Elétrica. TODAS AÇÕES SÃO GRATUITAS!
[WORKSHOP]
Desmantelando Visualidades: Zine Anti-colonial, por Thiago Liberdade [Brasil]
Os interessados devem inscrever-se através do seguinte formulário:
A participação é limitada a 15 inscrições*.
*as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição no workshop e os participantes contactados no dia 07 de novembro.
Quem quer ‘ver’ outrem, acaba por aprofundar-se em si. Visualidades é um termo do século XIX para referenciar a visualização da história a partir de informações, imagens e ideias que, cada vez mais, apontam a importância da dimensão visual na sociedade. O workshop ‘Desmantelando Visualidade’ é um diálogo visual sobre a representação de outrem através do white/imperial gaze (olhar branco/imperial) europeu enquanto projeto de classificação, separação e estetização. Quais são os espaços e de qual forma as pessoas RACIALIZADES estão representadas na cidade do Porto? [silêncio reflexivo] O workshop teórico-prático tem como objetivo a contravisualidade enquanto premissa de uma reivindicação performativa/gráfica do direito a olhar e da representação na construção de uma fanzine colaborativa.
ENTRADA LIVRE.
Este workshop é dinamizado com o apoio do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), através de uma bolsa de investigação financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDP/04057/2020.
Mais informações no Site do Festival Trema
Thiago Liberdade é designer, artista visual e produtor cultural. Mestrando em Design da Imagem e formado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Iniciou seu percurso nas Artes Cênicas, do qual trabalhou por 14 anos com teatro. Co-fundou em 2012 o TREMA! Festival e a TREMA! Revista, da qual assina a identidade gráfica. Atualmente trabalha no Porto como fotógrafo, designer e investigador bolseiro do FCT e ID+ com o projeto de investigação ‘Imagens adocicadas’, onde pesquisa sobre as imagens coloniais e racistas presentes no imaginário do café e açúcar em Portugal.