O Concurso Prémio Escultor Delfim Maya destina-se a estudantes do ensino superior e artistas com um curso superior até 30 anos.
Este Prémio será, seguramente, um desafio para os estudantes criando uma obra em que passam da bidimensionalidade do desenho para a tridimensionalidade da escultura ou de um qualquer objeto.
Este tipo de trabalho fundamenta-se na obra do escultor Delfim Maya (Porto, 1886- Lisboa,1978), que está documentada na Dissertação de Mestrado em História de Arte realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, intitulada ‘O modernismo de Delfim Maya. As esculturas em folha de ferro e outros metais em 1934’, que pode ser consultada no repositório da Faculdade.
O concurso, que inclui um prémio pecuniário no valor de 2.500 euros, estende-se até 31 de dezembro de 2023.
A Dissertação de Mestrado irá brevemente ser publicada em livro, estando agendada a apresentação em Lisboa na Biblioteca Palácio Galveias, no Campo Pequeno, no dia 27 de outubro de 2023, às 18h00. Está ainda prevista uma apresentação no Porto, em data a determinar. Como antevisão, disponibiliza-se abaixo o Prefácio, escrito pelo Dr. Anísio Franco, Diretor-Adjunto do Museu Nacional de Arte Antiga.
Regulamento Prémio Delfim Maia
Ficha de Inscrição