O concurso tem como objetivo criar uma marca de identidade própria na zona da Gandra, em Ermesinde, tornando a “Nova Gandra”, uma zona de estar atrativa e dinâmica, que será alavancada pela realização de eventos culturais e sociais, capazes de gerar novos pontos de interesse, criar diferentes oportunidades de negócio para o comércio local, numa lógica de devolver o espaço público aos moradores e aos visitantes, para que socializem mais na rua.
Destinatários: Estudantes inscritos e ou licenciados em cursos do ensino superior na áreadas artes plásticas, do design e afins
Desta forma, foram destacados 4 locais a intervencionar, tais como:
O tema enquadrador deste concurso surge através de um levantamento histórico e geográfico do território e da sua envolvente. Ermesinde é uma zona profundamente ligada às viagens, não tivesse esta freguesia origem no local onde se cruzaram as vias do caminho de ferro do Douro e do Minho, inauguradas em 1875, escolhendo-se na altura uma zona despovoada para colocar a Estação de transbordo entre as duas, que seria Ermesinde. Trata-se assim de uma zona que com a construção da estação, se povoou rapidamente. Desta forma a Gandra nasceu como um bairro com forte cariz ferroviário, dado a sua proximidade com a Estação.
As viagens são assim o grande tema desta intervenção. Sendo que estas intervenções estarão relacionadas com a viagem cultural/artística ao longo da Nova Gandra, que dará seguimento ao facto de se pretender dinamizar eventos culturais neste território, entre os quais o "EntreLinhas - Festival de Arte Urbana".
Prémios: Para cada intervenção será atribuído um prémio pecuniário e que pode ir desde os 1.500 ¤ (mil e quinhentos euros) até aos 5.000¤ (cinco mil euros), conforme especificado no Regulamento do Concurso.
INSCRIÇÕES AQUI. O período de inscrições decorre até ao dia 31 de maio de 2023.
Consulte
AQUI o Regulamento e os Prémios
Anexo A |
Anexo B
ATA_Reunião do Júri do Concurso Entrelinhas- Festival de Arte Urbana