Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Exposição LAP - Projeto-Escultura | O Canto das Formigas

Notícias

Exposição LAP - Projeto-Escultura | 'O Canto das Formigas'

Inaugura sexta, dia 20 de janeiro 2023, às 17h00

'O Canto das Formigas' é um lugar imaginário no qual a turma de estudantes finalistas trabalha diariamente no sentido da conclusão das suas Licenciaturas em Artes Plásticas – Escultura (LAP – Escultura) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.  

'O Canto das Formigas' é o título ou o nome da mostra curricular de trabalhos realizados durante o 1º semestre na Unidade Curricular (UC) Projeto – Escultura, cujo objetivo é elevar a consciência atenta à necessidade de os estudantes testarem modelos expositivos distintos das diversas apresentações em aula, que acontecem ao longo do ano letivo. A mostra é proposta como exercício: organizada pelos estudantes, com equipas que os mesmos definem em coletivo, em que todas as decisões são tomadas em grupo, com o grupo segundo orientações e apoio das docentes.

Nas tensões, relações e ecletismo que a coexistência, num mesmo contexto, estimula, as concretizações abrem espaço para novos desafios e propõem outras leituras sobre e a partir das características do espaço histórico da Ribeira de Vila Nova de Gaia, Corpus Christi, com muitos cantos e histórias da História, cuja equipa, gentilmente, recebeu os estudantes com entusiasmo, relembrando e continuando a escrever outras histórias que fazem parte da relação institucional entre o antigo Convento Corpus Christi e a FBAUP.

Trata-se de um desafio curricular entendido como uma oportunidade para estes estudantes, se desafiarem na resposta aos planeamentos, organização e ademais requisitos de um projeto expositivo. A consciencialização da visibilidade e o contacto com diferentes públicos fomenta o sentido de responsabilidade e a exigência de qualidade nas propostas plásticas apresentadas.

Com estas experiências pretendemos promover a reflexão e consciência critica e autocrítica, para além de permitir o desenvolvimento da autonomia criativa e a materialização dos diferentes projetos. É nesta atmosfera de trabalho que os diversos temas, questionamentos e experiências plásticas se encontram na diversidade de materializações, mas igualmente incitando-os e preparando-os para situações da vida profissional – expor o seu trabalho autoral e curricular em desenvolvimento. Assim, os estudantes são igualmente motivados à organização sistemática dos seus portfólios em blogue de turma o que nos motivou à possibilidade de o mesmo ser consultado durante a mostra.

Se o objetivo fundamental desta UC é que os estudantes criem progressivamente o seu universo individual de questionamento e investigação plástica articulando diferentes âmbitos do saber, fará sentido o estímulo ao conhecimento dos bastidores e procedimentos de montagem de uma exposição.

O estudante é convocado através de desafios que implicam diferentes modalidades do campo escultórico: compositivas, de fruição e de apresentação, mas igualmente confrontados com tempos de execução e espaços de apresentação diversificados. Tais situações potenciam ritmos de trabalho distintos com implicações na utilização das ferramentas, matérias e meios, bem como nas relações dinâmicas entre conceção, concretização e exposição/apresentação.

Numa articulação dos assuntos de cada projeto individual com as matérias, meios e técnicas, os estudantes são estimulados a exercitar e experienciar por forma a, gradualmente, responderem melhor aos seus pressupostos nas concretizações finais desenvolvendo competências da criação plástica na tridimensionalidade através de um reportório que lhes permitirá, desejavelmente, a aquisição de autonomia, reflexão, análise crítica e autocrítica e que pretende apoiar o seu amadurecimento pessoal e profissional, através do qual têm a possibilidade de experimentar, testar e definir territórios da tridimensionalidade e da plasticidade que pretendam desenvolver.

Propomos ensaios no espaço, composição dos elementos, distinção entre Composição Escultórica e Instalação, dependência do espaço e ativação pelo público num ensaio da sociabilização das propostas ou proposições plásticas.

FBAUP, janeiro de 2023

Rute Rosas

Regente da UC Projeto-Escultura em docência partilhada com a Professora Filipa Cruz 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Exposição LAP – Projeto-Escultura| 'O Canto das Formigas'

Inauguração: 20 de janeiro 2023 | 17:00

Patente de 20 de janeiro a 05 de fevereiro 2023

Espaço Corpus Christi, Vila Nova de Gaia

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-02-01 às 16:26:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias