Você está em: Início > Notícias > Maiores de 23 anos - Inscrição em provas para 2022/2023

Maiores de 23 anos - Inscrição em provas para 2022/2023

De 2 a 20 de maio

1.Podem inscrever-se para a realização das provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da Universidade do Porto os candidatos que:

a) completem 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas (31 de dezembro de 2021);
b) não sejam titulares da habilitação de acesso para o ciclo de estudos pretendido.

2. É admitida a inscrição de candidatos que sejam titulares de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente desde que não tenham realizado prova de capacidade, ou seja, não possuam habilitação de acesso para o mesmo ciclo de estudos no mesmo ano letivo.

3. É admitida a inscrição de candidatos que, sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano letivo.

4. É ainda admitida a inscrição de candidatos que, sendo titulares de ensino secundário ou de habilitação equivalente, ou mesmo de um curso superior, não tenham realizado as provas de ingresso (exames nacionais de ensino secundário) para o ciclo de estudos pretendido.

5. Os candidatos abrangidos pelo estatuto do estudante internacional  (Decreto-Lei n.º62/2018 de 6 de agosto) não se podem candidatar.

NOTA: As provas de ingresso exigidas para o curso pretendido, são válidas no ano da sua realização e nos dois anos subsequentes.

Inscrição nas provas:
A inscrição é efetuada para o email licenciaturas@fba.up.pt, mediante o pagamento da taxa devida e a entrega dos seguintes documentos:
a) Boletim de candidatura;
b) Currículo escolar e profissional;
c) Declaração comprovativa contendo dados identificativos do candidato;
d) Outros documentos que o candidato considere relevantes para demonstrar a sua formação e experiência profissional;
e) Declaração de compromisso de honra, que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior.

Meio de pagamento:

Após a receção da candidatura, os serviços académicos enviam a referência multibanco para que possa proceder ao pagamento.

Processo de avaliação de candidatura:
O processo de avaliação integra, as seguintes componentes:
a) Prova de História da Arte;
b) Prova de Desenho;
c) A apreciação do currículo escolar e profissional do candidato;
d) A avaliação das motivações do candidato através da realização de uma entrevista.

Critérios de seriação:

a) Prova teórica escrita de História da Arte - 25% da classificação final;
b) Prova prática de Desenho - 25% da classificação final;
c) Curriculum vitae - 25% da classificação final;
d) Entrevista - 25% da classificação final.

Data das provas:

Prova de História da Arte: 30/05/2022 das 16h00 às 18h00

Prova de Desenho: 31/05/2022 das 10h00 às 12h00

Local das provas:

Faculdade de Belas Artes da U.Porto

Instrução para as provas:

Prova de História da Arte: Instruções

Prova de Desenho: Instruções

Data das Entrevistas:
01/07/2022

A decisão de aprovação ou não aprovação traduz-se numa classificação na escala numérica inteira de 0-20 e é o resultado da avaliação global dos elementos referidos.

Calendário:
2 a 20 de maio - apresentação de candidaturas à realização de provas na Faculdade de Belas Artes da U.Porto
30 de maio a 3 de junho - realização das provas
27 de junho a 1 de julho - realização das entrevistas
8 de julho - publicação dos resultados finais

Emolumentos:
Inscrição nas provas - 30 euros
Reapreciação da classificação obtida - 80 euros

NOTA IMPORTANTE:

Mais informações:
Núcleo de Graduação
E-mail: licenciaturas@fba.up.pt