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Notícias

1ª Fase de Candidaturas - Mestrados 2022/2023

De 03 de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2022

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto promove para o próximo ano letivo (2022_2023) um conjunto de cursos de Mestrado (2º Ciclo de Estudos), criando possibilidades diversas de uma formação qualificada no campo da arte e do design. São cursos que prolongam e desenvolvem a experiência resultante de várias edições, onde se concretizaram espaços de criação artística e de investigação relevantes e públicos.
O modelo adotado de organização da investigação, decorrentes dos interesses e da identidade autoral dos estudantes, desenvolvida na forma de Dissertação, Projeto ou Estágio, confere a estes cursos um ambiente artístico e educativo saudável e em diálogo com as diversas práticas e pensamento contemporâneos da arte, do design, da educação.


As candidaturas são realizadas unicamente via online, através desta notícia.


2º ciclo de estudo (Mestrados)

- Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público (10 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Artes Plásticas ( 12 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (10 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Design da Imagem (6 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Design Industrial e de Produto (10 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Estudos de Arte (5 vagas) | Candidatura AQUI


Documentos a entregar:

- Certificados de habilitações (obrigatório);* ** ***
- Curriculum vitae (obrigatório);
- Declaração comprovativa de dados de identificação (passaporte/CC/BI) (obrigatório);
- Portfólio (exceto para o Mestrado em Estudos de Arte) (obrigatório);
- 2 textos produzidos pelo candidato pertinentes para o Ciclo de Estudos (apenas para candidatos ao Mestrado em Estudos de Arte);
- Carta que fundamente a candidatura.


Notas importantes:

- * Os Certificados de Habilitações (Certidão de Grau de Licenciado) que não tenham média final quantitativa, é necessário anexar uma declaração da Faculdade onde conste essa informação (pode ser o histórico escolar).

- ** Todos os documentos oficiais que não sejam emitidos em Portugal têm de estar apostilados pela Convenção da Apostila de Haia ou pelo órgão competente equivalente (por autoridade diplomática).

-
*** Apenas serão consideradas candidaturas com a apresentação do comprovativo de conclusão de licenciatura. Não se aceitam declarações de compromisso de honra.

- Não existem minutas dos documentos a apresentar.

- Não são aceites candidaturas com o grau de Tecnólogo.

- Todas as candidaturas estão sujeitas a pagamento da taxa de emolumento de 55¤. Apenas as candidaturas pagas até à data limite (28/02/2022) serão consideradas.

- Os candidatos que efetuarem o pagamento fora de Portugal, deverão ter em atenção que o pagamento da candidatura tem de estar processado pela Faculdade até à data limite de pagamento, assim como devem ter em atenção o pagamento das taxas de transferência, de forma a assegurar que o valor total da taxa de candidatura.

- O pagamento da taxa de candidatura pode ser pago por referência multibanco (contas portuguesas) ou PayPal (contas internacionais).



ESTUDANTE INTERNACIONAL
:

De acordo com o artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018 de 6 de agosto, os estudantes abrangidos pelo concurso especial de acesso para estudantes internacionais são:

1) Os estudantes que não têm nacionalidade portuguesa.
2) Não são abrangidos pela definição de estudante internacional prevista no número anterior:

  1. Os nacionais de um Estado membro da União Europeia;
  2. Os familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da união europeia, independentemente da sua nacionalidade;
  3. Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia e não estando abrangidos pela alínea anterior, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;*
  4. Os que sejam beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.

* Caso seja candidato Internacional a residir em Portugal há mais de dois anos (conforme alinea c), deverá anexar à sua candidatura uma declaração do SEF comprovativa dessa situação.



Propinas:

 

Ciclos de Estudo

Valor Propina T. Integral

Valor Propina T. Integral

Nº ECTS de inscrição a T. Parcial

Novo Valor de T. Parcial

Mestrados

Europeu

1 250,00 ¤

Até 18 ECTS - 35%

437,50 ¤

 

 

Entre 19 e 37,5 ECTS - 70%

875,00 ¤

 

 

Entre 38 e 40,5 ECTS - 80% (Finalistas)

1 000,00 ¤

 

 

Inscrição apenas em Dissertação / Tese - 50%

625,00 ¤

CPLP

1 925,00 ¤

Até 18 ECTS - 35%

673,75 ¤

 

 

Entre 19 e 37,5 ECTS - 70%

1 347,50 ¤

 

 

Entre 38 e 40,5 ECTS - 80% (Finalistas)

1 540,00 ¤

 

 

Inscrição apenas em Dissertação / Tese - 50%

962,50 ¤

Internacional

3 500,00 ¤

Até 18 ECTS - 35%

1 225,00 ¤

 

 

Entre 19 e 37,5 ECTS - 70%

2 450,00 ¤

 

 

Entre 38 e 40,5 ECTS - 80% (Finalistas)

2 800,00 ¤

 

 

Inscrição apenas em Dissertação / Tese - 50%

1 750,00 ¤

Nota: Estes valores de propinas podem sofrer alterações


CALENDÁRIO:               

 1ª Fase                                                                                        

Apresentação das candidaturas: 03/01/2022 a 28/02/2022                     

Afixação de resultados provisórios: 16/03/2022                                      

Audiência prévia: 17/03/2022 a 30/03/2022                                        

Afixação de resultados definitivos: 31/03/2022                      

Apresentação de reclamações: 01/04/2022 a 22/04/2022                        

Publicação da decisão de reclamações: 29/04/2022                     

Realização de matrículas: 01/04/2022 a 14/04/2022                                        

Eventual colocação de suplentes: 18/04/2022 a 02/05/2022                       

Publicação das vagas sobrantes: 03/05/2022

 2ª Fase e 3ª Fase - a divulgar posteriormente

Mais informações:
Serviços Académicos – Gabinete de Pós-Graduação
E-mail - posgraduacao@fba.up.pt
Telefone: 225192412

Atendimento presencial (mediante agendamento prévio)
Segunda, Quarta e Sexta: 10h00 / 12h00 - 14h00 / 16h00
Terça e Quinta: 14h00 / 16h00

Atendimento telefónico:
Segunda a sexta: 10h00 / 12h00 - 14h30 / 16h30

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