Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta | Design, Inovação e Gestão: O Bom, o Mau e o Vilão, com Fernanda Torre

Notícias

Aula Aberta | 'Design, Inovação e Gestão: O Bom, o Mau e o Vilão', com Fernanda Torre

26 de novembro de 2021, 6.ª feira, 10h00, UPTEC - Pólo Baixa

Integrada nas aulas de Seminários do curso de Doutoramento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), vai decorrer mais uma sessão aberta no dia 26 de novembro 2021, pelas 10h00, que contará com a presença de Fernanda Torre. A ‘Talk’ será dedicada ao tema ‘Design, Inovação e Gestão: O Bom, o Mau e o Vilão’ e terá lugar no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto (UPTEC), Pólo da Baixa.

‘Reconhecendo o poder do design como processo e estratégia, quais são as possíveis relações entre design, inovação e gestão?’ – é a questão central que vai estar “em cima da mesa”.

Este seminário irá apresentar o design como uma disciplina fundamental para alcançarmos prosperidade futura, não só pela qualidade estética do design, mas acima de tudo pela sua capacidade de facilitar uma conversa interdisciplinar com vista a criação de valor. Num contexto mundial, onde enfrentamos complexos desafios globais, as novas responsabilidades do design ganham um caráter urgente perante a necessidade de encontrarmos novos caminhos para a criação de valor sustentável.  


Fernanda Torre


Fernanda Torre é docente no MBA da Stockholm School of Economics (SSE) onde está afiliada à House of Innovation, docente da Stockholm School of Entrepreneurship (SSES) onde leciona Trendspotting e Future Forecasting, e leciona na Hyper Island nos cursos de Design Thinking e Empreendedorismo em IA (inteligência artificial).
Torre tem pesquisa sobre a interseção entre IA e inovação, tanto no âmbito do empreendedorismo, como na governança corporativa de tecnologias exponenciais. Além do mais, é a CEO da Next Agents, uma consultoria boutique que tem como visão a “criação de valor para a humanidade e o planeta, hoje e amanhã”. É ainda especialista na framework ágil Rapid Learning Cycles e ainda vice-presidente da associação profissional Innovationsledarna (Associação para Profissionais de Gestão da Inovação na Suécia). É igualmente especialista, pela Suécia, no comitê técnico internacional para o desenvolvimento do ISO em Gestão da Inovação. 
Com formação em Design Gráfico (prémio Red Dot Design 2014 com Gabor Palotai) e Experience Design (prémio Beam me up, Scotty! na feira de design de Helsinquia 2013), Torre fez o seu caminho na gestão da inovação (prémio de Inovação Stora Enso para Embalagem Inteligente 2016).
A oradora possui um MBA pela SSE, premiado com a Lista do Presidente por um excelente desempenho académico, um MFA em Design de Experiências pela Konstfack em Estocolmo e um bacharelado em Artes em Design Gráfico pela Universidade do Porto. Torre é também membro fundador do Speculative Futures Chapter em Estocolmo e foi fundadora do Frames (festival de cinema português na Suécia).

Esta iniciativa é promovida pelo Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), uma unidade de investigação multidisciplinar com foco nos cruzamentos possíveis entre ciência e inovação.
    
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-02 às 20:08:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais