Você está em: Início > Notícias > Matrículas | Concursos Estudante Internacional_Mestrados_ Doutoramentos_3.ª Fase _2019/2020

06 a 17 de setembro de 2019

Esta informação destina-se apenas aos candidatos colocados na 3ª Fase de candidaturas para o ano letivo 2019/2020

As matrículas no curso são realizadas online e deverá utilizar as credenciais (login e password) de acesso à pagina de estudante que utilizou para efetuar a candidatura (9.......).

Se já for (ou tiver sido) estudante da Universidade do Porto deverá aceder com as credenciais que já tem. (com utilizador up201….)

Informam-se os candidatos seriados, que as matrículas nas Licenciaturas para estudantes internacionais, Mestrados e Doutoramentos para o ano letivo 2019-2020, são realizadas online. (Conforme informação veiculada por email).

Passo 1: MATRICULAS aceder ao link (https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/ins_geral.matricula)

Após fazer a matricula no curso, irá receber um email, com o número de estudante definitivo (up2019....) e um acesso para mudar a sua password (terá impreterivelmente de seguir os passos de imediato indicados no email para não perder o acesso à sua pagina de estudante - validade do email de 24 horas).
Só receberão este email os estudantes que NUNCA tiveram qualquer registo na Universidade do Porto.

Depois de alterar a password, deverá aceder à sua pagina de estudante (agora com as novas credenciais (up2019......) e a nova senha) e verificar se já se encontra a frequentar o curso que escolheu e na opção "conta corrente" se aparece o plano de pagamentos de propinas de acordo com a sua situação.

Passo 2: INSCRIÇÃO EM UC aceder ao link https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/ins_geral.inscricao

Neste momento irá efetuar a inscrição nas Unidades Curriculares no Ciclo de estudos em que ficou colocado.

Nota: Se estiver a efetuar a matricula já com o número de estudante da UP não receberá email, pois já tem as credênciais definitivas. Desta forma, após efetuar a matricula (passo 1) pode fazer imediatamente o passo 2 de inscrição em UCs e passo 3 .

Passo 3: INSCRIÇÃO EM TURMAS/HORÁRIOS aceder ao link: https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/IT_GERAL.VER_INSC

Alertamos para a seguinte informação:

Regime de Estudos

Regime de Tempo Integral: No primeiro ano o estudante deverá inscrever-se no máximo a 60 créditos ECTS anuais. Nos restantes anos pode inscrever-se até 75 créditos ECTS anuais.

Regime de Tempo Parcial: O estudante pode inscrever-se no máximo a 37,5 créditos ECTS anuais.
A partir do ano letivo 2019/2020, para os estudantes inscritos em regime de tempo parcial, o valor de propinas será estipulado de acordo com o n.º de ECTS inscritos, conforme os seguintes intervalos:

Até 18 ECTS
Entre 19 e 37,5 ECTS
Entre 38 e 40,5 ECTS (estudantes Finalistas)

Todos os valores definidos se encontram divulgados no seguinte link: https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=17581

Para os estudantes escolham o Regime de Tempo Parcial, as propinas irão ser atualizadas posteriormente.

Contudo, deverão efetuar o pagamento de acordo com o estipulado na conta corrente, sendo que as correções de valores irão ser realizadas posteriormente.

Informação Importante:

A partir do momento em que finaliza a sua matrícula fica com o dever de pagamento de propinas associadas, assim como o seguro escolar (2¤).

Os doutoramentos têm uma taxa de matrícula (100¤) que deve ser paga no momento da inscrição. Esta taxa é paga apenas no ano da matrícula no curso.

Caso pretenda desistir ou anular a inscrição o estudante deverá sempre solicitar essa anulação aos serviços académicos através de requerimento ou email.

Informamos que todos os candidatos colocados, recebem um email com informação mais completa sobre as matriculas e com vários documentos relevantes em anexo.

Gabinete de Pós-Graduação (Mestrados e Doutoramentos)
posgraduacao@fba.up.pt
+351225192412

Gabinete de Graduação (Licenciaturas)