Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Candidaturas 2017/2018: Cursos de Especialização | nível pós graduado, não conferente de grau

Notícias

Candidaturas 2017/2018: Cursos de Especialização | nível pós graduado, não conferente de grau

30 de junho a 19 de julho de 2017

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto oferece cursos de especialização, de nível pós-graduado, não conferente de grau, em diferentes áreas.

Estão abertas as candidaturas aos seguintes cursos de especialização:

Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos | *** em preparação, aguarda homologação

Objetivos do curso

- Dotar os estudantes de uma formação sólida nos princípios do Design para meios interativos (incluindo a Web e os Videojogos) e nas metodologias do Design Centrado no Utilizador;

- Conhecer as especificidades tecnológicas e comunicacionais dos vários contextos articulados nos media interativos;

- Identificar e compreender ferramentas metodológicas e processuais para o desenvolvimento de projetos em equipas multidisciplinares;

- Conhecer e implementar metodologias de design para as várias fases de projeto;

- Conhecer e implementar metodologias de prototipagem e de avaliação;

- Conhecer e implementar metodologias de documentação e comunicação de projeto.

Condições de Acesso

Formação académica de 1º ciclo de ensino superior concluída ou experiência profissional em design de comunicação ou áreas afins.


Vagas
: 20
o curso funcionará com um mínimo de 10 inscrições


Propina
: 1 000 ¤

____________________________________________________________________________________


Curso de Especialização em Estudos em Fotografia e Cinema |
*** em preparação, aguarda homologação


Objetivos do curso

- Fomentar o desenvolvimento de uma expressão autoral, que explore e aprofunde os conhecimentos nas áreas da Fotografia e do Cinema, aplicando essa experiência e a sua investigação em produção teórica ou em prática artística singular.

- Contribuir para o fazer da História da Fotografia e do Cinema em Portugal, através de uma investigação aplicada em correspondência com o contexto cultural e social em que são criadas, produzidas e disseminadas as imagens.

- Evidenciar as ligações interdisciplinares com outras áreas de conhecimento, ampliando o território de fundamentação e ação de uma cultura visual.

- Experimentar a relação e a combinação, elementar e referencial, em torno de uma deontologia poética na prática fotográfica e cinematográfica, que considere a sua natureza, história e possibilidade, para ensaiar repertórios, novos olhares e imaginários.

- Promover o conhecimento, pesquisa, consulta e tratamento de arquivos de imagem fixa e imagem movimento, proporcionando modelos de investigação colaborativa e interdisciplinar e experimentando modos operacionais do seu funcionamento.

 

Condições de Acesso

Titular do grau de licenciatura ou equivalente legal nas áreas científicas do Design, Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitetura, História da Arte, Ensino das Artes Visuais, Cinema, Fotografia ou Vídeo e outras áreas afins de interesse para o âmbito de ação do curso.

Detentor de um currículo profissional ou académico relevante e reconhecido pela equipa científica, como propiciador de condições de realização deste curso de especialização.


Vagas
: 15
o curso funcionará com um mínimo de 10 inscrições


Propina
: 1 000 ¤


_______________________________________________________________________________________________

 Curso de Especialização em Gravura |*** em preparação, aguarda homologação

Objetivos do curso

- Promover e consolidar uma prática artística e/ou investigadora original fundamentada em todas as formas da gravura incluindo calcografia, serigrafia, litografia, técnicas de relevo, processo digitais.

- Promover competências para a aprendizagem e aplicação continuada de instrumentos teóricos, metodológicos, e processuais relacionados com a gravura entendida a partir dos seus vários contextos, funções e na sua relação com a contemporaneidade.

- Desenvolver nos estudantes competências oficinais de recriação, verificação e validação dos processos da gravura, enquadrados por uma visão multidisciplinar.

- Promover uma formação especializada a partir de uma identidade tecnológica aberta à transmedialidade e novas tecnologias.  

- Relacionar a prática da gravura com a sua dimensão histórica e teórica, baseada numa experimentação contextual de noções, funções, cenários e formas de funcionamento.

 - Realização de projetos e atividades de intervenção em arte e património aplicados e em ambiente exterior ao ambiente académico.


Informações adicioniais: AQUI

 

Condições de Acesso

São admitidos ao curso os estudantes detentores das seguintes habilitações:

  1. a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas do Artes Plásticas, Gravura, Desenho, Design e Arquitetura.
  2. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1° Ciclo de Estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, ou por um Estado aderente a este Processo, preferencialmente nas áreas mencionadas em a);
  3. c) Titulares de um Grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos de grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente da Faculdade de Belas Artes;
  4. d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que ateste capacidade para a realização deste Curso pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade.


Vagas
: 15
o curso funcionará com um mínimo de 10 inscrições


Propina
: 1 200 ¤

______________________________________________________________________________________________

Curso de Especialização em Ilustração |*** em preparação, aguarda homologação


Objetivos do curso

Pensar sobre o passado, para entender o futuro da Ilustração no contexto da FBAUP será sempre uma aproximação a vários caminhos possíveis para compreender a importância que esta área revela dentro da instituição, neste momento presente. Deste modo, pretendemos mapear as diferentes etapas da sua existência enquanto campo científico e curricular, bem como o contributo dos seus agentes.

A Pós-graduação em Ilustração pretende entender os processos de contaminação entre diferentes disciplinas que constituem marcas indeléveis da Ilustração e ao mesmo tempo favorecer a exploração em lugar próprio das particularidades que a tornaram específica. Esta perspetiva assume o carácter camaleónico da ilustração e ao mesmo tempo valoriza a sua capacidade de espelhar, reconstruir e contribuir para as mudanças e paradigma sociais, culturais e artísticos.

Deste modo os objetivos principais do curso passam por trabalhar a tradição da ilustração em áreas como a ilustração para a infância, a ilustração editorial, a ilustração científica, as narrativas ilustradas bem como novos paradigmas contemporâneos tais como a influência da gramática digital, suportes digitais, o mercado da ilustração, os múltiplos, a questão da autoria e a sua inserção no contexto autoral.

Serão também privilegiados o pensamento e a crítica como territórios próprios na ilustração em comparação a outras áreas de conhecimento científico e artístico.

 
Condições de Acesso
Licenciatura em Design de Comunicação, Artes Plásticas ou similar dentro da área científica do Design ou das artes visuais.
Prática relevante na área específica comprovada.


Vagas
: 20
o curso funcionará com um mínimo de 10 inscrições


Propina
: 1 000 ¤

____________________________________________________________________________________


Curso de Especialização em Performance


Objetivos do curso

Criar condições e dar ferramentas para a realização de objetos performativos inovadores alicerçados numa investigação aprofundada e atentos ao contexto espacial, histórico e sócio comunitários em que são criados e apresentados.

Desenvolver pensamento interdisciplinar alicerçado numa curiosidade intelectual, técnica, histórica e estética sobre práticas performativas contemporâneas diversificadas.

Pensar a(s) história(s) da performance e seus temas fraturantes, bem como momentos e autores importantes das artes performativas contemporâneas.


Condições de Acesso

Os candidatos deverão:

- Ser titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das Artes Plásticas, Artes Visuais, Belas Artes, Teatro, Dança, Música, Arquitetura, Design, Literatura, História da Arte, Ensino das Artes Visuais, Ensino da Música e outras áreas afins de interesse para o âmbito de ação do curso;

- Ou serem detentores de um currículo artístico, científico, académico ou profissional relevante e reconhecido pela equipa científica, como propiciador de condições de realização deste curso de especialização.

- Ler, exprimir-se oralmente e compreender aulas ministradas em língua inglesa.

- Analisar criticamente questões específicas ligadas à prática artística de índole performativa, à sua apresentação, documentação e relação com os seus públicos.


Vagas:
20
o curso funcionará com um mínimo de 10 inscrições


Propina:
1 000 ¤

 

Candidaturas e informações:

Serviços Académicos – Gabinete de Pós-Graduação
E-mail - posgraduacao@fba.up.pt
Telefone: 225192412

Atendimento presencial
Segunda, Quarta e Sexta: 10h00 / 12h00 - 14h00 / 16h00
Terça e Quinta: 10h00 / 12h00 - 14h00 / 18h00

Atendimento telefónico:
Segunda a sexta: 14h00 / 17h00

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-22 às 14:27:45