Você está em: Início > Notícias > Quem te ensinou? - Ninguém. Pena Ventosa 1977

Quem te ensinou?
– Ninguém.
Pena Ventosa 1977

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, insere no seu programa de exposições temporárias, a exposição Quem te ensinou? – Ninguém. Pena Ventosa 1977, que revisita o projeto de atividades de expressão criativa concebido e concretizado por Elvira Leite envolvendo os moradores do largo de Pena Ventosa, no Bairro da Sé, no Porto, no seguimento da extinção do SAAL em 1976.
Durante cerca de um ano, a rua tornou-se lugar de discussão de ideias, planeamento de atividades, demonstração de técnicas e finalmente espaço de atelier onde crianças de todas as idades concretizaram um plano, construído em diálogo, que integrou os seus interesses e propostas.
A exposição organiza-se em núcleos de fotografias e diapositivos, realizados por Elvira Leite, que documentam as diversas fases do projeto. As imagens revelam o pensamento que o sustentou e testemunham o desenvolver da metodologia que se irá consolidar ao longo da uma vida dedicada à promoção de valores de democracia e de liberdade através de uma pedagogia orientada para o estímulo à expressão criativa individual e coletiva.

Na Galeria do 1º Andar da FBAUP apresentam-se pinturas e documentos representativos do percurso de Elvira Leite enquanto estudante na ESBAP e jovem artista em início de carreira.

Exposição de 22 de abril a 25 de junho de 2016
Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265 Porto

Horário de visitas