Você está em: Início > Notícias > THE BOTTOM LINE - Desenho e Gravura Hoje

THE BOTTOM LINE - Desenho e Gravura Hoje

Casa Museu Guerra Junqueiro |16 julho|17h00

THE BOTTOM LINE reúne um conjunto de projetos artísticos e investigativos que recorrem ao desenho e à gravura como estratégia estética, narrativa, performativa, etnográfica e participativa na arte e cultura contemporâneas. A exposição é acolhida pela Casa-Museu do escritor Guerra Junqueiro, numa colaboração com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, neste estimulante espaço híbrido que a expressão graphia comporta entre o exercício da escrita e do discurso, do desenho e da gravura.
É um facto significativo que não exista uma definição clara para o desenho, que engloba um conjunto heterogéneo de práticas marcadas por uma contradição fundamental. Resulta de um desejo de inscrição direta de um corpo - uma marca singular e autográfica -, que é também inseparável do medo da perda: o mito da origem do desenho deu-lhe forma no ato de circunscrever a sombra projetada, retendo com o traço o que o desenhador pressente que não voltará a ver ou tocar.
Mas desenhar é também a partilha de um código sem estilo, pelo qual a experiência sensível e temporal do mundo e das ideias é mediada por protocolos anónimos de representação e convertida em relações sensíveis, associadas em mapas, notações e diagramas.
A interação destas duas condições é um elemento constante da nossa vida quotidiana: os mapas feitos à mão levantada para indicar como ir de um lugar a outro, os eletrocardiogramas onde o movimento do coração se inscreve, o registo dos tremores de terra pelos sismógrafos, as cartografias por GPS de percursos migratórios ou os primeiros esquissos usados para visualizar e comunicar uma ideia são exemplos que se poderia multiplicar indefinidamente. As diferentes interações entre o traço como testemunho de uma presença, e a notação como registo anónimo de um protocolo de representação já estabelecido, definem também o espaço híbrido que o desenho e a gravura têm assumido nas paisagens da arte contemporânea.
É a expressão destas interações que a exposição THE BOTTOM LINE pretende explorar no diálogo entre os 9 projetos que a compõem.

Organização: Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, FBAUP.
Apoio: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-23 às 19:05:43