Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta: Cláudia Paim / Dispositivos de registo da Performance - estudos de caso do Brasil e da América Latina

Dia 23 de março, pelas 10h30, no Auditório do Pavilhão Sul

Será analisada a arte da performance, em sua modalidade presencial, fotoperformance e videoperformance, discutindo a potência do corpo do performer em espaços públicos, bem como nos espaços mais tradicionais de visibilidade da arte. O corpo é observado como instrumento que inquieta e provoca ruído, tanto em outros corpos quanto na maneira como pensamos e sentimos. O corpo é conformado, ou seja, habituado a regras e condicionado a papéis, posturas e afetos. A performance, então, indaga sobre como desconstruí-lo ou, pelo menos, busca gerar conscientização. Serão apresentadas performances da autora e de artistas brasileiros e latino americanos para refletir sobre a ampliação da performance com o uso de dispositivos fotográficos e videográficos.

CLAUDIA PAIM
Artista visual. Graduada em História (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Artes Visuais pela mesma Universidade, com estágio doutoral na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha) em 2007-2008. É professora de poéticas visuais nos Cursos de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado - da FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Desenvolve pesquisa sobre coletivos e espaço público, performance e corpo. Como artista atua em coletivos e individualmente com produção em vídeo, performance e fotografia. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq n corpoimagem. Tem textos publicados e exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.
Nos últimos anos, participou das seguintes exposições e festivais:
2014: * PERFOR5 [Quando?] (São Paulo-SP) | * +Extremos (Novo Hamburgo-RS) | * Texturas (Rio Grande-RS) | * Passagens (Rio Grande-RS) | 2013: * 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre-RS) | Modos de Ser e Estar no Mundo (Porto Alegre-RS) |Extremos (Porto Alegre-RS) | arteocupa#SM 2013 (Santa Maria-RS) | ruído.gesto ação&performance 2013/corpo estranho (Rio Grande-RS) | 2012: Semana Experimental Urbana SEU 2012 (Porto Alegre-RS) | 7 Mostra Disseminação de Cinema e Vídeo Experimentais (Belo Horizonte-MG) | PhotoFluxo 3º Festival de Fotografia (Rio Grande-RS) | arte#ocupa SM/2012 (Santa Maria-RS) | Idades Contemporâneas (Porto Alegre-RS) | 2011: ruído.gesto ação&performance/RG (Rio Grande-RS) | Festival de Performance Arte Brasil (Rio de Janeiro-RJ) | SEU - Semana Experimental Urbana (Porto Alegre-RS) | 2010: Plataforma Performance (Porto Alegre-RS) | Urbana A2 (Porto Alegre-RS) | Duplo Coro - DMAE (Porto Alegre-RS) | 2009: MIP 2 - Manifestação Internacional de Performance (Belo Horizonte-MG) |5th Attitude Festival - Video/Short & Experimental Film/Photography (Bitola-Macedônia) | 2008: Entre-Vistas (Belo Horizonte-MG) | Liquid Cities & Identities - Video Art & Architecture event (Nova York -EUA) | POST-IT CITY Ciudades ocasionales (Barcelona-Espanha) | Infraestructuras emergentes (Valencia -Espanha) | Ver Visiones 5 (Valencia-Espanha) | 2007: VERBO 07 Mostra de performances, vídeos e instalações (São Paulo-SP) | Circulação Interna (Vitória-ES)

Poster
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-01-23 às 10:06:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais