Você está em: Início > Notícias > Print Camp: workshop, demonstrações, conversas e exposição

Print Camp: workshop, demonstrações, conversas e exposição

7 de novembro a 1 de dezembro, no Edifício Axa

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no âmbito do evento Pure Print - Classical Printmaking in Contemporary Art, apresenta Print CAMP - workshop, demonstrações, conversas e exposição -, uma iniciativa que decorrerá no Edifício AXA, Porto, na Avenida dos Aliados, de 7 de novembro a 1 de dezembro de 2013.

Extrapolando o enquadramento de uma académia que promoveu a origem deste projeto, para o caso, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Print CAMP surge como um exercício prático e de reflexão, que propõe uma clara conexão e celebração entre o Design de Comunicação e a Impressão, que terá lugar no Edifício AXA, no Porto. A pretexto da impressão da imagem, e através de um ensaio e exercício prático [criação e impressão de um cartaz, demonstrações e conversas entre artistas e designers] a execução de um projeto de edição de um cartaz colaborativo que proporcione uma análise crítica do contexto específico da autoedição, inserida na produção cultural da cidade do Porto.

A criação de uma imagem relativa a esta temática, parte de uma folha em branco, que se tornará um cartaz, que dado o seu suporte e medias de criação, permitirá explorar a riqueza e diversidade das possibilidades de materialização da imagem impressa. O uso das tecnologias e processos inerentes à Gravura Clássica, como por exemplo o stencil ou serigrafia, assim como a técnica do Corte de Vinil em plotter e o uso de outros métodos de impressão mais diretos, serão o instrumento. Print CAMP, enquanto projeto editorial, diferencia-se do habitual na medida em que a colaboração entre os seus campistas permitirá torná-lo um projeto com características intermediais, dada a pluralidade de colaboradores, como por exemplo, artistas, gravadores, impressores e designers, que, num regime colaborativo, usam as suas ferramentas e modos operandi, por forma a construírem cartazes que, exemplar após exemplar, mudam e testam as mais diversas manipulações técnicas e manuais.

Em complemento ao programa já anunciado, serão realizadas demonstrações técnicas e conversas cruzadas conduzidas por artistas, impressores, designers. Será igualmente apresentada uma mostra de uma seleção de edições de objetos efémeros - cartazes, desdobráveis, e folhas de sala - pertencentes ao espólio da FBAUP, com as mais diversas e surpreendentes autorias, pluralidade de técnicas de impressão e resultados formais.

7 de novembro:

- 14 horas - Conversa sobre edição, contextos de edição e novas maneiras de editar, com

Moderação - Graciela Machado

Mário Moura

Márcia Novais

Coletivo We Came From Space

- 16 horas - Demonstrações por Celia Esteves e Márcia Novais

- 16h30 às 20 horas - Workshop (1º sessão)

9 de novembro:

- 10 horas - Demonstrações por Celia Esteves e Márcia Novais

- 10h30 às 13 horas | 14 horas às 18 horas- Workshop (2º sessão)

- 7 de novembro a 1 de dezembro de 2013