Apresentação Pessoal
É Professora Associada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde lecciona Fotografia e História da Fotografia. É doutorada em Comunicação e Arte na FCSH.Universidade Nova de Lisboa, com a tese “Fotografia-História, o pensamento em imagens. Contributos para a leitura de História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997 como um hiperdocumento” (2016). Realizou o programa Recherches Doctorales Libres (2010/2011) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e foi Visiting Researcher na George Eastman House, Rochester (2012). Realizou o programa Erasmus em 1998 na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris.
Investigadora e membro integrado do I2ADS onde integrou a equipa do projecto de investigação
Bioimages: produção de imagens e seus dispositivos de captura através de processos ecológicos, coordenado por Tiago Assis. Foi coordenadora do projecto de investigação "Livros de Fotografia em Portugal, 1860-1910" no Instituto de História da Arte (FCSH.UNL).
É autora dos livros Ether/um laboratório de Fotografia e História (Dafne, 2018), Pó, cinza, nevoeiro - um ensaio sobre a ausência (2018), Lágrimas de Crocodilo,
fotografia e crítica em Portugal 1980-2000 (2022) e co-editora de Livros de Fotografia em Portugal, da revolução ao presente (2023) e Pedagogy of the streets, Porto 1977 (2019).
Tem realizado conferências e publicado artigos em revistas da especialidade de que se destacam:"O grão da montanha notas sobre fotografia e extrativismo"(2023), «Images postcoloniales: de la révolution des ¼illets aux processus d’indépendance. Ouvrages de propagande, de résistance et de liberté (1974-1984)» (artigo em
PERSPECTIVE/2021. Paris, Institut National d’Histoire de l’Art), «Imagens Fugazes e triunfais, fotografias e filmes da primeira viagem presidencial às colónias 1938/39: leitura comparativa», «Accattone/Pierrot le Fou, an improbable script» (Centre Pompidou, 2019) ou "A insubmissão da pequena escala — auto-edição e micro-edição fotográfica em Portugal" (Serralves, 2019).
A curadoria e edição de livros de artista são as áreas de produção artística onde tem centrado o seu trabalho mais recente, de que se destacam: Plano Geral, Grande Plano (Casa da Memória, 2013), Quem te ensinou? —Ninguém, de Elvira Leite (Pavilhão de Exposições, FBA.UP, 2016), Galeria Portátil PLF (Criatório, 2018), Pedagogy of the streets, Porto 1977 (Mishkin Gallery, Nova Iorque, 2019), Imagem/Técnica, os inventários de Emílio Biel (2019), Opacidade da Água (2021), Eternal Youth (2023) e No tempo dos dias lentos(Fundação Eugénio de Almeida, 2023).
Co-fundou em 2014 a editora Pierrot le Fou (www.pierrotlefou.pt).
Áreas de Interesse
- Humanidades > Artes