Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > DCAG

Cursos 2022/2023

Design de Comunicação - Arte Gráfica

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2008/2009.
Considerada pelo CNAVES (Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior) a melhor Licenciatura em Arte e Design do ensino universitário público português em 2004/05, a Licenciatura em Design de Comunicação tem como principal objectivo a formação de profissionais especializados nos diversos campos de criação e produção do Design de Comunicação contemporâneo. O curso segue duas componentes complementares de formação: uma componente prática, fortemente associada às realidades culturais e de mercado, que prepara os alunos para um desempenho profissional de liderança; e uma componente conceptual e investigativa, que permite ao futuro designer encontrar o seu próprio espaço de autoria e desenvolvimento.

As principais áreas de estudo do curso são:

  • Multimedia e Novas Culturas Digitais.
  • Design Editorial, Tipografia e Ilustração.
  • Identidade Corporativa e Institucional.
  • Estudos e práticas da Imagem Fotográfica e Audiovisual.
  • História e Crítica do Design.
  • Estudos de Cultura Visual.

Todas estas áreas são apresentadas em espaços de reflexão e prática laboratorial, investindo simultaneamente em contextos personalizados de aprendizagem e em modelos de trabalho em equipa.

Historicamente derivado da herança da antiga Escola Superior de Belas-Artes, o curso de Design de Comunicação opta por manter uma relação privilegiada com os cursos de Artes Plásticas que funcionam na mesma Instituição. Esta relação garante um permanente alargamento de horizontes de formação e um contexto criativo particularmente fértil, sem no entanto comprometer a especificidade da formação em Design que o curso requer.

A licenciatura em Design de Comunicação beneficia de um conjunto de módulos articulados com diversas entidades exteriores à Faculdade, maioritariamente expressos na oferta de estágios, na realização de exposições e em oportunidades de enquadramento profissional. É neste contexto que têm decorrido estágios em sedes redactoriais de jornais nacionais de grande dimensão, workshops em instituições de investigação de projecção internacional, e exposições de alunos finalistas de projecção mediática assinalável, para citar exemplos mais recentes. No âmbito do programa Socrates-Erasmus, a licenciatura em Design de Comunicação mantém igualmente uma relação privilegiada com algumas das melhores Escolas europeias de Design. Este programa permite aos alunos a frequência de um semestre ou um ano lectivo em países como a Holanda, Turquia, Finlândia, Reino Unido, Suíça ou República Checa, alguns dos destinos mais populares de entre as mais de quarenta parcerias mantidas a nível europeu. Com frequência, os alunos da Licenciatura em Design de Comunicação têm vindo a obter lugar de destaque e de liderança nos contextos curriculares das Escolas europeias que visitam.

Destacam-se ainda os prémios em certames e concursos nacionais e internacionais (Cinanima; Porto Digital; Oceanário de Lisboa; Prémio Jovens Criadores; Festival Corta; Caminhos do Cinema Português) que diversos alunos da Licenciatura em Design de Comunicação têm obtido nos últimos anos, muitos deles com projectos realizados no âmbito do seu trabalho curricular. Importante será também salientar os muitos projectos de envergadura nacional e internacional que têm recebido contribuições significativas de antigos alunos e actuais membros do corpo docente do Departamento de Design. A licenciatura em Design de Comunicação da FBAUP vê com orgulho o percurso profissional e artístico de muitos dos seus graduados ser sistematicamente ratificado pelos contextos culturais e sociais dos últimos 25 anos.


Informações

Saídas profissionais: A Licenciatura em Design da Comunicação da FBAUP confere a capacidade para o exercício da profissão liberal e a liderança de equipas multidisciplinares de Design de Comunicação e Multimédia. Confere ainda aos seus alunos as capacidades para exercer a docência nas áreas do Design e Cultura Visual, a consultoria de Design em entidades públicas e privadas, a curadoria de exposições e eventos ligados ao Design e à Cultura Visual. A Licenciatura em Design da Comunicação da FBAUP investe actualmente na contribuição para a legitimação internacional de um território de investigação e crítica no campo do Design de Comunicação e da Cultura Visual Contemporânea enquanto saída profissional.

Requisitos de acesso: Ser possuidor do 12º Ano e ter realizado a prova de ingresso (Desenho e História das Artes Visuais). Satisfazer os pré-requisitos previstos no Artigo 22º do Decreto-Lei 26ª/98, de 25 de Setembro.

Acesso a estudos superiores: A Licenciatura em Design de Comunicação confere acesso a Cursos de Pós-Graduação e Mestrado, nacionais e internacionais, nomeadamente aos Mestrados presentemente oferecidos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, dentro dos quais se destacam os que mais proximamente articulam as suas áreas com as acima descritas:

  • Design da Imagem
  • Arte Multimédia (Mestrado em parceria com as Faculdades de Engenharia e Ciências da Universidade do Porto)

A Licenciatura em Design de Comunicação confere ainda acesso a Doutoramentos nacionais e internacionais em áreas do Design, Multimedia, Artes e Estudos de Cultura Visual.

Comentários

Licenciaturas antigas:

Dados Gerais

Código Oficial: 84
Sigla: DCAG
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 1971/1972
Fim: 2008/2009
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Design de Comunicação - Arte Gráfica ( Créditos nacionais)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-10-06 às 07:51:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias