Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MDGPE

Cursos 2020/2021

Design Gráfico e Projetos Editoriais

O Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais tem como objectivo desenhar um território de captação abrangente e multidisciplinar. Assim, os seus destinatários, para além dos Licenciados em Design e em áreas de criação artística afins, estendem- se aos licenciados em áreas das Ciências Sociais e da Comunicação, oferecendo um programa de estudos avançados, vocacionado para a análise, crítica e investigação em redor do Design Gráfico e dos Projectos Editoriais. O curso de 2.º ciclo aqui descrito surge num processo de continuidade em relação ao 1º ciclo do Curso de Design de Comunicação.

O programa de Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais pretende ocupar uma área científica profissionalmente consolidada no panorama nacional e internacional, todavia dotada de uma oferta pós- Graduada ainda residual, assumindo-se o Curso ora proposto, como justificado, inovador e pioneiro, justamente numa área clássica do Design, contribuindo deste modo determinantemente para a afirmação desta área científica no contexto académico pós-graduado nacional.

Pretende-se abrir e consolidar plataformas entre a Investigação e Inovação Aplicada desenvolvida em ambiente académico e o mundo empresarial e a comunidade envolvente, através da criação de laboratórios de II&D em contexto empresarial, institucional e profissional, prevendo a possibilidade, ambição e consequência futuras em desenvolver Mestrados (futuros) dedicados ao Design Editorial, à Infografia, à Ilustração e à Tipografia.

O ciclo de estudos propõe e promove a inclusão de Unidades Curriculares em articulação com outros Mestrados da U.Porto, assim como a inclusão, através de colaborações docentes modulares, de profissionais de excelência nas áreas específicas.

Estrutura

O presente curso dá ênfase à mestria da profissão, potencia as capacidades narrativas, o pensamento estratégico em busca da resolução de problemas, assim como a capacidade para desenvolver soluções conceptuais inovadoras na área do Design Gráfico.

Na sua organização, este plano de estudos define-se, enquanto mapa científico, como uma plataforma de experiência e participação directa na relação com instituições.

Através desta relação directa entre a esfera académica e a empresarial, pretende-se questionar processos, procedimentos e projectos, de modo a constituir matéria de investigação tendo por base a componente operativa do processo. Deste modo, é repensado o Design, contribuindo assim para a pertinência da investigação desenvolvida a partir do Plano de Estudos do Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais aplicados à prática profissional. Neste sentido, há igualmente um contributo para a procura de um novo paradigma na reflexão e prática do design, atribuindo à prática do Design uma capacidade crítica e de colaboração no processo de comunicação.

Esta organização traduz-se numa estrutura curricular baseada em quatro vertentes interdependentes e inter-relacionadas: a Infografia, a Tipografia, a Ilustração e o Design Editorial.

Dados Gerais

Código Oficial: 6822
Diretor: António Modesto Nunes
Sigla: MDGPE
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais (120 Créditos ECTS)
  • Especialização em Design Gráfico e Projectos Editoriais (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-20 às 22:00:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais