Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > APP

Cursos

Artes Plásticas - Pintura

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2008/2009.
Objectivos educacionais e profissionais: Alicerçada no estudo da história da Pintura e da essência dos seus princípios, nos primeiros anos de licenciatura, tem nos dois anos académicos finais a configuração de ateliers, orientados por professores, onde cada estudante desenvolve o seu projecto de investigação pessoal que deverá defender na disciplina nuclear do curso, o Atelier I e o Atelier II, respectivamente nos 4º e 5º anos. Para este efeito está previsto o recurso a extensões multidisciplinares através das disciplinas opcionais nos dois últimos anos ? Tecnologias, tais como o vídeo, a fotografia, a cerâmica, a gravura, a serigrafia, os metais, a madeira. Existe uma forte componente de formação básica de Desenho e História da Arte, segundo o modelo tradicional do ensino das Belas-Artes, assegurando igualmente uma formação em sintonia com as exigências da situação artística contemporânea. O elenco curricular é regulado em regime de aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e demais modalidades pedagógicas que melhor se adaptem à prossecução dos objectivos de cada disciplina, tais como, entre outras, seminários, palestras, exposições, trabalhos tutoriais individuais e de grupo, trabalhos de campo e investigação, bem como estabelece um regime de precedências nas disciplinas nucleares e de Desenho. Todas as disciplinas teóricas devem, obrigatoriamente, prever a realização de um exame final em época normal (Julho), em época de recurso (Setembro) e em época especial no mês de Outubro. O exame final consta de uma prova escrita e, se necessário ou requerido, uma prova oral, devendo aquela anteceder sempre esta. As saídas profissionais são a docência, o exercício de profissão liberal, Conservação do Património Artístico, Consultoria de Artes Plásticas em Departamentos Públicos ou Privados, Investigação nos diversos campos de actividade artística, etc.

Informações

Requisitos de acesso: Ser possuidor do 12º Ano e realização da prova de ingresso (Desenho e História das Artes Visuais). Satisfazer os pré-requisitos (Capacidade visual e motora adequada às exigências dos cursos que deverá ser comprovada sob a forma de atestado médico comprovativo da ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia).

Acesso a estudos superiores: A licenciatura dá acesso a Cursos de Mestrado, nomeadamente ao Mestrado em Teorias da Arte e Comunicação desde que sejam satisfeitos os seguintes requisitos: Candidatos titulares das licenciaturas em artes Plásticas e em Design com a classificação mínima de 14 valores; Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, a comissão coordenadora do mestrado poderá propor ao Conselho Científico a admissão à candidatura à matrícula de candidatos que tenham habilitações legalmente equivalentes, com uma classificação inferior a 14 valores, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base; Excepcionalmente , em casos devidamente justificados, a comissão coordenadora do mestrado poderá propor ao conselho científico a admissão à candidatura à matrícula de candidatos titulares de outras licenciaturas ( ou de graus universitários estrangeiros), desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Comentários

Licenciaturas antigas:

Dados Gerais

Código Oficial: 81
Sigla: APP
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 1962/1963
Fim: 2008/2009
Duração: 5 Anos

Diplomas

  • Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura ( Créditos nacionais)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-26 às 07:52:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais