O Programa Doutoral em Artes Plásticas da FBAUP tem como objetivo trazer para a prática investigativa das artes um posicionamento contemporâneo que requer um olhar atento ao contexto e em que se quer envolver. Uma tentativa de multi-facetar a atividade artística numa simultaneidade territorial que possa ocupar a prática e, também, a investigação teórica. É a partir deste princípio que se introduz a amplitude das possibilidades investigativas: para todos aqueles com prática artística mas, também, para quem quer investigar sobre esta. Duas visões que convivem de forma endo e exógena.
Objetivos
- Entender a Arte e as suas práticas como terreno de ação investigativa, assim como investir na individualização do processo de investigação aprofundada ao nível teórico-prático.
- Aproximar o processo de ensino das condições reais de trabalho para o investigador nas práticas artísticas contemporâneas bem como a sua inserção nos ambientes de produção e receção da arte atual.
- Desenvolver a sua compreensão crítica e potenciar o espírito crítico como forma de investigação artística e incentivar a necessidade de cruzamentos com saberes de outros campos de intervenção investigativa e científica.
Áreas de Especialização
Artes Plásticas, entendidas no seu âmbito territorial contemporâneo, isto é, em campo expandido o que quer dizer: todas as possibilidades das práticas artísticas contemporâneas, bem como as suas congéneres teóricas.
Saídas Profissionais
Docência e investigação em instituições de ensino superior; Prática Artística; Curadoria.
Informações
Podem candidatar-se a este CE conducente ao grau de doutor:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, em Artes e outras áreas afins;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, em Artes e outras áreas afins, conferido na sequência de um 2.º Ciclo de Estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha ou por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau de licenciado em Portugal e no estrangeiro, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da Faculdade de Belas Artes;
- Detentores de um currículo artístico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste Ciclo de Estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Belas Artes.
-
Documentos a entregar:
- Documento de identificação ou declaração contendo os dados de identificação (Obrigatório)
- Curriculum vitae (Obrigatório)
- Portfolio (Obrigatório)
- Anteprojeto de investigação (Obrigatório)
- Certidão de Conclusão de Mestrado (Obrigatório)
- Exposição que fundamente a candidatura (Obrigatório)
- Outros documentos que considere pertinentes para a aplicação dos critérios de seriação (Opcional)