Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso de Formação Contínua > DEGPDCO

Cursos 2022/2023

Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online

O curso 'Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online' é composto pelos seguintes módulos:

Módulo 1: Introdução ao design editorial

Carga horária: 12 sessões | 36 horas de contacto
Calendário:
de 11 de novembro de 2022 a 10 de fevereiro de 2023 (SEXTAS-FEIRAS)
Horário:
19h00 > 22h00
Regime:
b-learning (18h em regime a distância | 18h em regime presencial)*
Língua de comunicação:
Português (PT)

(*sessões presenciais em alternância com as sessões em regime a distância)

4 ECTS

Formadora: Mariana Simões
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado

Prazo para inscrições: de 01 de setembro a 15 de outubro de 2022

Módulo 2: Design editorial online e a experiência de leitura digital interativa

Carga horária: 18 sessões | 54 horas de contacto
Calendário:
de 03 de março a 07 de julho de 2023 (SEXTAS-FEIRAS)
Horário:
19h00 > 21h00
Regime:
b-learning (27h em regime a distância | 27h em regime presencial)
Língua de comunicação:
Português (PT)

6 ECTS

Formador: Hugo Sá
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado

Prazo para inscrições: de 09 de janeiro a 09 de fevereiro de 2023

Destinatários:
Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia; adultos maiores de 23 em vida ativa ou desempregados sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior.

Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
Ligação eficiente à internet.
Dispositivo com colunas. microfone e câmara (obrigatório).

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes:  20 (VINTE)


ATENÇÃO: Os candidatos que pretendam inscrever-se apenas num dos módulos devem indicar essa intenção no campo "Informação a fornecer - Documentos digitalizados".


Apresentação:
Estabelecer uma boa comunicação e interação com o público — alcançando todos os estratos de forma inclusiva — é uma prioridade para as marcas e instituições. Mas, o ecossistema de media editorial é hoje mais diversificado e complexo do que nunca. Conhecer e explorar as potencialidades dos meios de comunicação estáticos e dinâmicos é uma prioridade e requer competências teóricas e técnicas específicas que as instituições culturais e marcas procuram.


Objetivos


Dotar os formandos de competências técnicas e teóricas nos processos do design editorial numa estrutura cultural contemporânea; Introduzir os formandos à utilização de softwares específicos de gestão, edição, composição e publicação de conteúdos aplicados ao design editorial digital (Adobe InDesign); Dotar os formandos de competência de concetualização, design e produção de artefactos digitais editoriais — publicações de natureza estática ou interativa, fixa, ou fluída, para impressão ou consumo em dispositivos móveis ou desktop (ePubs); Articular e consolidar as estratégias e as ferramentas de desenvolvimento no design e produção de projetos editoriais digitais numa abordagem projetual holística.

Módulo 1 - Conteúdos Programáticos:
- Competências técnicas e teóricas de design e produção editorial contemporânea;
- Técnicas de gestão e edição das publicações;
- Técnicas e estratégias de composição, paginação e publicação de conteúdos de design editorial estáticos (impressos) e digitais (ecrãs).

Módulo 2 - Conteúdos Programáticos:
- Tipologias, estrutura e tecnologias de publicação online na Web;
- Técnicas e linguagens de edição e estruturação da informação no formato Web;
- Sistemas de gestão de conteúdos online (CMS), tipologias e vicissitudes.


Informações

NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais.

Propinas

Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP: [Curso completo]366,75  Euros [Módulo 1: 146,70 Euros | Módulo 2: 220,05 Euros] |
Alumni FBA/ ESBAP: [Curso completo] 393,75 Euros [Módulo 1: 157,50 Euros | Módulo 2: 236,25 Euros] |
Público em Geral: [Curso completo] 438,75 Euros [Módulo 1: 175,50 Euros | Módulo 2: 263,25 Euros] |

 

Seguro Escolar: 02,00 Euros


Bolsas apenas para candidatos ao curso INTEGRAL (módulos 1 e 2).
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR
: vide Regulamento n.º 634/2022, publicado em Diário da República a 13 de julho.

Número (máximo) de bolsas a atribuir | 10 bolsas individuais para estudantes inscritos no curso
Valor pecuniário da bolsa individual | ¤300,00 para cada bolsa

+info sobre bolsas

Aceda aqui às CANDIDATURAS


Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.



Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES  e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.


A presente edição da formação Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».


Contactos

Gabinete de Formação Contínua [Pavilhão Central – Gabinete PC103]

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento

10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
——————————————–

Dados Gerais

Docente Responsável: Pedro Amado
Sigla: DEGPDCO
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2022/2023
Duração: 90 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-02-07 às 06:47:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias