Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > Licenciatura > LD

Licenciatura em Desenho

Com um programa intensivo, este curso explora o desenho na relação entre o campo artístico e outras aplicações profissionais em diversos setores: narrativa gráfica, ilustração científica e médica, desenho para a animação, reportagem gráfica, desenho digital aplicado, mediação cultural e educativa.


Objetivos

  • Capacitar os estudantes na prática do desenho, para desempenharem a sua atividade profissional em contextos artísticos, culturais e divulgação diversos.
  • Promover a formação em áreas onde as competências gráficas são fundamentais:  narrativa gráfica nas suas variadas vertentes, guião gráfico e animação, ilustração e reportagem gráfica, gravura, cenografia.
  • Fomentar um ensino artístico inovador que desenvolva as possibilidades digitais do desenho, articulando interface háptica, simulação 3D e programação criativa com os processos tradicionais.
  • Capacitar os estudantes em áreas de formação transversal, entre arte e ciência, desenvolvendo competências cognitivas de observação, análise, planeamento, sintetização e comunicação.
  • Consolidar as competências do desenho como projeto e concretização de percurso artístico.

A organização geral da Licenciatura em Desenho reflete uma aprendizagem generativa, assente num ensino pela prática, centrado no estudante, que assume progressivamente maior responsabilidade pela sua aprendizagem ao longo dos 3 anos do programa.

A visão do ciclo de estudos reflete-se na interação entre 4 pontos estruturantes:

  • Temas Fundamentais do Desenho: Atitudes e conhecimentos específicos do desenho; diversidade histórica e contemporânea das suas formas, definições, técnicas e processos.
  • Campos e Contextos do Desenho: Aplicações e práticas profissionais do desenho.
  • Temas Transversais: Familiaridade com a história da arte, as ideias fundamentais da estética e do pensamento critico, num campo partilhado com as restantes licenciaturas da FBAUP.
  • Práticas Complementares: Cruzamentos disciplinares entre a prática do desenho e outras disciplinas artísticas e tecnológicas;

O primeiro ano - Perceção e Pensamento Visual - coloca a ênfase na educação da perceção e competências fundamentais para formulação de ideias que se expressam visualmente. Introduz o estudante nos discursos históricos e debates contemporâneos do desenho, em relação direta com coleções e exposições. Esta aprendizagem é feita em processos técnicos e meios tradicionalmente associados ao desenho, em simultâneo com recursos digitais, interface háptica e simulação 3D de assistência à representação e morfologia.

O segundo ano - Estratégias, Meios e Processos – coloca a ênfase nas estratégias, meios e processos do desenho. A partir de temas que discutem o corpo, o espaço e a narrativa, relaciona-se o conhecimento histórico do desenho com as potencialidades criativas e imagéticas dos recursos digitais. Este nível introduz o estudante em meios, técnicas e estratégias adaptadas à diversidade de aplicações que poderá encontrar no terceiro ano.

No terceiro ano – Campos de Aplicação - os estudantes são encorajados a criar novos temas e estratégias para o desenho, num projeto central proposto no âmbito de uma área artística ou profissional de desenho. Este nível relaciona o desenho como prática artística com contextos de aplicação industrial, áreas científicas e comunidade. Os seminários, desenvolvidos a partir de temas decorrentes dos projetos, acompanham o último semestre como orientação e enquadramento teórico. A par de UCs específicas do desenho, cada estudante poderá eleger optativas abertas na FBAUP e UP, explorando outras áreas de conhecimento (ciências do meio ambiente, ciências da vida, ciências e técnicas do património, etc.). O projeto final, desenvolvido no âmbito das UC de Projeto de Desenho, explorará a diversidade de tópicos, aplicações e debates que caracterizam a atualidade do desenho e os seus cruzamentos.


Saídas Profissionais

Desenho artístico
Banda desenhada e novela gráfica
Animação tradicional e digital
Desenho digital aplicado
Ilustração científica, etnográfica, médica e arqueológica
Reportagem gráfica
Ensino do desenho
Mediação cultural

 


Informações

  • Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

    Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.



Licenciatura em Desenho é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».



Dados Gerais

Código Oficial: 8399
Diretor: Paulo Luís Almeida
Sigla: LD
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2022/2023
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-04 às 05:24:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias