O Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais tem como objetivo desenhar um território abrangente e multidisciplinar, oferecendo um programa de estudos avançados que está vocacionado para a investigação, a análise e a crítica do Design Gráfico, em geral, e de projetos editoriais, em particular. O programa dá continuidade aos estudos iniciais do 1º ciclo do Curso de Design de Comunicação, ampliando o seu âmbito tanto em compreensão como em extensão. Partindo desta perspetiva ampla, o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais destina-se não apenas aos licenciados em Design e áreas da criação artística, como também aos que são licenciados nas diversas áreas das Humanidades, das Ciências Sociais e da Comunicação.
Apesar de sólida e há muito consolidada nacional e internacionalmente, a área científica deste Mestrado está subrepresentada, a nível nacional, no que diz respeito à oferta de cursos pós-graduados. O Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais visa colmatar esta falta e é, por isso, vanguardista e pioneiro no panorama nacional. Procura-se que o Mestrado traga um forte contributo na afirmação do Design Gráfico no contexto académico, inaugurando plataformas de intercâmbio entre a investigação e a inovação aplicada. O intercâmbio entre o meio académico e o mundo empresarial será estabelecido através da criação de laboratórios de I&D que proporcionam aos mestrandos a oportunidade de ligar estudos académicos e prática profissional.
Estrutura
O presente Mestrado enfatiza a mestria da profissão do designer, promovendo a capacidade de formular narrativas, de pensar estrategicamente e de resolver problemas localizados, de modo a potenciar o desenvolvimento de respostas conceptuais inovadoras na área do Design Gráfico. O plano de estudos deste Mestrado organiza-se a partir da participação direta dos estudantes nas esferas académica e empresarial, trazendo as práticas profissionais comuns para os estudos avançados específicos. Os tópicos em destaque no Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais são o Design Editorial, a Infografia, a Ilustração e a Tipografia, que constituem os quatro pilares da estrutura curricular. No plano curricular, estas quatro vertentes são interdependentes e estão interrelacionadas. A estrutura curricular do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais assenta nestes pilares, tomados como essenciais na prática do Design Gráfico, e difunde-se, a partir daí, para outras áreas do conhecimento. Por isso, o plano curricular promove a inclusão de Unidades Curriculares em articulação com outros Mestrados da U.Porto e de profissionais de excelência nas diversas áreas de especialização. O segundo ano do Mestrado foi concebido para que os estudantes ponham em prática os estudos antes realizados. Assim, neste período, os estudantes são convidados a fazer um estágio, realizar um projeto de investigação ou escrever uma dissertação, tendo como apoio uma disciplina metodológica. Com esta organização curricular, pretende-se questionar processos, procedimentos e projetos, de modo a constituir matéria de investigação da natureza do Design Gráfico. Neste sentido, o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais afirma-se como contribuindo para a procura de um novo paradigma da reflexão e da prática do Design.
Código Oficial: | 6822 |
Diretor: | Pedro Amado |
Sigla: | MDGPE |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado |
Início: | 2008/2009 |
Duração: | 2 Anos |