Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > Unidade de Formação Contínua > CPP_CCI3

Curso Prático de Pintura: Cor, Composição, Interpretação (v3)

Objetivos

Esta formação pretende propiciar ao discente uma abordagem teórico-prática mais aprofundada às práticas da pintura, proporcionando novos elementos e experiências de aprendizagem, de forma a fornecer ao formando um espaço de reflexão e desenvolvimento de metodologias que fomentem uma progressiva autonomia para o desenvolvimento de um projeto pictórico autoral.


Programa
Cada técnica pictórica específica conta com 1) a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a contextualizar a sua história, principais características e autores de referência (clássicos e contemporâneos); conta também 2) com a demonstração técnica por parte do formador de alguns exercícios estruturais para a compreensão de cada técnica pictórica; e, finalmente, 3) com a realização de exercícios práticos programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/ utilização/ manutenção dos materiais em questão.

Devido ao próprio carácter das unidades de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada discente, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica.

1 – Introdução à teoria da cor e ao estudo da composição – regras de estruturação compositiva de um quadro;
1.1 – Exercícios de composição em pintura;

2 – Introdução ao desenho na pintura;
2.1 – Exercícios práticos de desenho a partir da observação do real;
2.1.1 – Naturezas – mortas;
2.1.2 – Paisagem e/ ou paisagem urbana;
2.1.3 – Desenho de modelo de figura humana ou auto-representação de corpo inteiro;

2.2 – Exercícios práticos de pintura a partir da observação do real;
2.2.1 – Pintura de naturezas-mortas (Pintura a acrílico e/ou a óleo através da observação direta, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, técnica de modelações, velaturas, e arrastamentos).
2.2.2 – Pintura de paisagem e/ ou paisagem urbana (Pintura a acrílico e/ou a óleo através da observação direta, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, técnica de modelações, velaturas, e arrastamentos).
2.2.3 – Pintura de modelo de figura humana ou auto-representação de corpo inteiro (Pintura a óleo de figura humana, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, tratamento plástico).

3 – Desenvolvimento proposta individual;
3.1 – Metodologia Projetual – o desenvolvimento teórico e prático de um tema proposto pelo formando, com o intuito de sedimentar e desenvolver o nível de conhecimentos adquiridos em competências estéticas e criativas, consubstanciando-se numa das seguintes técnicas da pintura: aguarela, óleo ou acrílico, alguns dos vários domínios da representatividade.



Informações

Destinatários:

Candidatos com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
- Estudantes de Artes Plásticas;
- Candidatos que concluíram com sucesso o Curso Prático de Pintura I/ Técnicas Básicas.

Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos certificados de Pintura.
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador para poderem trabalhar com o SiGARRA e com o WEBMAIL FBAUP.

 

SIGARRA com conta WEBMAIL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
Inscrição: 75,00 |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 9 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 9 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |


Método de avaliação:

A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados em portefólio, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:

Assiduidade (15%); participação/ motivação (35%) e portefólio (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas (criatividade, originalidade, execução, evolução, desenvolvimento e concretização).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação literária, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO
(DISPONÍVEL PARA CONSULTA/ EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO NA BIBLIOTECA):
BELL Julian; What is painting?. ISBN: 0-500-28101-7
MAYER Ralph; The artist’s handbook of materials and techniques. ISBN: 0-571-11693-0
MAYER Ralph; Materiales y técnicas del arte. ISBN: 84-87756-17-4
PUTTFARTEN Thomas; The discovery of pictoral composition. ISBN: 0-300-08156-1
SMITH Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006. ISBN: 989-550-125-0
EDWARDS Betty ; Color – a course in mastering the art of mixing colours, Penguin Group, 2004
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.





Contactos

Gabinete de Formação Contínua [Pavilhão Central – Biblioteca]

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento

10.30 – 12.30 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 2416
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
——————————————–

Dados Gerais

Sigla: CPP_CCI3
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2019/2020
Duração: 108 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Curso Prático de Pintura: Cor, Composição, Interpretação (v3) ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-10-16 às 11:35:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais