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Estruturas em Malha: Flexibilidade e Transparência

Objetivos

Conteúdos Programáticos
No decurso da unidade serão abordados e desenvolvidos os seguintes conteúdos:
– principais pontos de malha manuais com os quais se consegue construir uma estrutura flexível a partir de um fio único;
– definição de malha;
– introdução às principais fibras e as suas características;
– fibras naturais e sintéticas e o seu comportamento perante esta tecnologia;
– apresentação de materiais não têxteis para serem trabalhados com esta técnica – papel, arame e plásticos;
– execução de uma peça tridimensional, individual ou coletivamente, que traduza preocupações com a escala, flexibilidade e transparência.
– associação metafórica das malhas e redes e suas narrativas.

Resultados de Aprendizagem
Os participantes ficarão com conhecimentos que lhes permitirão:
– distinguir os principais tipos de fibras e o seu comportamento;
– conhecer os fundamentos que distinguem os tecidos das malhas, conseguindo dominar os principais pontos manuais para construir uma estrutura em malha. Este domínio deverá estender-se tanto às texturas planas como a objetos tridimensionais.
– desenvolver conhecimentos e competências ao longo da unidade, que conduzirão a um alargamento do conceito de têxtil, quer pela introdução de materiais disruptivos, quer pela ancoragem da palavra malha ou rede,  a sistemas sociais de conexão.


Informações

Destinatários:
Profissionais ou estudantes das áreas criativas Design de Comunicação, Design de Produto, Artes Plásticas, Multimédia, Design de Moda, Design de Interiores ou Arquitetura.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 2 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 2 prestações de 95,00 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 23 DE OUTUBRO.

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE 

Método de avaliação:

A avaliação será de acordo com os parâmetros definidos de assiduidade, empenho nas aulas e apresentação de um projeto.

Assiduidade: 10% (registos presenciais recolhidos);
Participação: 40% (observação direta e aplicação correta das técnicas ministradas)
Trabalho final: 50% (qualidade estética dos trabalhos produzidos e inovação na aplicação das técnicas apresentadas).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar a unidade na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar esta unidade na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada para formcontinua@fba.up.pt em formulário próprio.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
– Women’s Work : The First 20,000 Years Women, Cloth, and Society in Early Times
Elizabeth Wayland Barber
Publisher WW Norton & Co
– From Tapestry to Fiber Art : The Lausanne Biennals 1962 to 1995
Giselle Eberhard Cotton ,  Magali Junet
Skira , Milão, 2017
– Fiber Art Today
Carol K. Russell
Schiffer Publishing, 2011
– Structure and Surface: Contemporary Japanese Textiles
Cara McCarty ,  Matilda McQuaid
MUSEUM OF MODERN ART 2002
– Contemporary Knitting: For Textile Artists
Ruth Lee, Pavilion Books, 2000

 

Gabinete de Formação Contínua [Pavilhão Central – Biblioteca]

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
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Horário de Atendimento

10.30 – 12.30 | 15.00 – 18.00
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Informações e Inscrições
Maria Luciana Rodrigues
(Coordenadora)
Telefone: 22 519 2416
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
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Dados Gerais

Sigla: ESTR_MAL
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2018/2019
Duração: 27 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Estruturas em Malha: Flexibilidade e Transparência ( Créditos ECTS)

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