Objetivos:
Esta unidade de formação propõe-se apresentar e formar os participantes num conjunto de abordagens teórico-práticas a diversas técnicas de expressão artística, privilegiando uma prática de ensino experimental, de forma a fomentar o desenvolvimento de um pensamento visual e uma base de conhecimentos no processo oficinal do exercício da Pintura.
Programa:
Cada técnica pictórica específica conta com 1) a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a contextualizar a sua história, principais características e autores de referência (clássicos e contemporâneos); conta também 2) com a demonstração técnica por parte da formadora de alguns exercícios estruturais para a compreensão de cada técnica pictórica, e, finalmente, 3) com a realização de exercícios práticos programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/ utilização/ manutenção dos materiais em questão.
Devido ao próprio carácter das unidades de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada discente, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica.
Destinatários:
É uma formação direcionada ao aprendiz mais inexperiente e a candidatos com outros graus de experiência que desejem estimular a sua criatividade, ampliar a sua perceção e cultura visual e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura.
Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
Inscrição: 75,00 |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 9 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 9 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |
Método de avaliação:
A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados em portefólio, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:
Assiduidade (15%); participação/ motivação (35%) e portefólio (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas (criatividade, originalidade, execução, evolução, desenvolvimento e concretização).
A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).
A não aprovação dos formandos pode resultar de:
Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.
Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.
Certificação:
Aos participantes será emitido:
– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.
A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.
Aos participantes que desejem frequentar a unidade na vertente LIVRE será emitido:
– um certificado de frequência.
A opção dos formandos de frequentar esta unidade na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada para formcontinua@fba.up.pt em formulário próprio.
No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.
O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação, e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.
BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.
COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.
DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.
MAYER, Ralph; The artist handbook of material and techniques. ISBN: 0 571 11693 0
SMITH, Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006.
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento
10.30 – 12.30 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Maria Luciana Rodrigues
(Coordenadora)
Telefone: 22 519 2416
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
Sigla: | CPP_TB2 |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2018/2019 |
Duração: | 128 Horas |