Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > Curso ou Formação livre > RETNATUR

CURSO DE RETRATO AO NATURAL: DO DESENHO PARA A PINTURA

Objetivos

Objetivos:

– Facultar métodos elementares da prática de desenho na relação específica da representação da cabeça nos seus aspetos anatómicos mais relevantes, nomeadamente, a proporção, a medida e os valores de claro/escuro. Possibilitar, deste modo, que o formando obtenha a autonomia que lhe permitirá progredir na prática da pintura.
– Instruir o formando relativamente às práticas oficinais de pintura a óleo, garantindo-lhe maior capacidade de expressão pictórica.
– Sensibilizar o formando para as diferentes possibilidades compositivas e expressivas do retrato.

Conteúdos:

– Os enquadramentos – colocação da cabeça na área de representação.

– Os formatos – retangular, quadrangular, a orientação vertical e horizontal do quadro.

– Dimensões – a escala natural e a escala aumentada.

– As especificidades da técnica da pintura a óleo na relação com a representação da pele (transparências, opacidades e pastosidades).

– Abordagens à pintura pela representação dos volumes e/ou pela representação da luz e da sombra.

– Os diferentes problemas compositivos e expressivos da pintura, privilegiando as particularidades da sensibilidade de cada formando.

Metodologia:

Aulas maioritariamente práticas com apresentações teóricas no início de cada módulo.
Acompanhamento regular, por parte dos formadores, ao formando, salientando de modo construtivo as suas especificidades.
Momentos regulares de partilha e análise coletivas ao estado dos trabalhos em progressão, apresentando a variedade como o propósito pedagógico.

1º módulo

Desenho da cabeça (4 sessões)

Apresentação do curso. Planeamento pedagógico.
Introdução à escala e ao enquadramento. Realização de desenho de bustos
A medida e a proporção. Realização de desenho de bustos.
A estrutura – o crânio e a anatomia de superfície. Realização de desenho de crânios e de bustos.
O claro/escuro. Realização de desenho de bustos.

2º módulo

Introdução à oficina de pintura a óleo (3 sessões)

Apresentação prática de aspetos oficinais da pintura a óleo (p. ex. como organizar a mesa de trabalho, a utilização dos pincéis, da paleta e da espátula como utensílio de mistura das tintas. As características físicas mais relevantes das tintas).
Introdução aos conceitos de Tom, Valor, Saturação. Realização de exercício de pintura em torno destes conceitos.
Realização de exercícios a partir de reprodução (detalhes de pele e pelo) em suporte com fundo branco e em suporte com fundo de tom neutro.

3º módulo

Auto-retrato ampliado (6 sessões)
Apresentação teórica sobre o Auto-retrato na história da pintura.
Realização de exercício de auto-retrato da cabeça em suporte de tela (40cm x 50cm). A colocação do espelho, do cavalete e a articulação com a fonte de luz.
Sensibilização para os aspetos da coerência da linguagem específica da pintura na sua finalização.

4º módulo

Auto-retrato sobre madeira (4 sessões)
Preparação de superfície de madeira (20cm x 30cm)
Realização de exercício de auto-retrato da cabeça com corte, em formato vertical ou horizontal.
Sensibilização para os aspetos da coerência da linguagem específica da pintura na sua finalização.

5º módulo

Auto-Retrato interpretativo a partir de várias fotografias (6 sessões)

Apresentação teórica sobre o (auto)retrato e a introdução da fotografia na história da pintura.
Sensibilização para os aspetos da coerência da linguagem específica da pintura na sua finalização.

6º módulo

Modelo ao natural (13 sessões)

Apresentação teórica sobre a composição no retrato.
Distância do observador ao modelo. Esboços a desenho abreviados com o intuito de definir a composição e a escala do modelo retratado (meio corpo).
Sensibilização para os aspetos da coerência da linguagem específica da pintura na sua finalização.


Informações

Destinatários:
Estudantes de Belas Artes e de Arquitetura. Público em Geral com formação certificada em Desenho de Figura Humana e/ ou Pintura (nível intermédio) e artistas auto-didatas.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO):
Inscrição:
75,00 Euros
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
9 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 9 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

MATERIAIS (NECESSIDADES A COLMATAR PELOS FORMANDOS):
Materiais 1º módulo
Folhas de papel, cavalinho e/ou cenário, formatos A2 e A3.
Lápis de grafite 3B e 4B, carvão vegetal em ramo e borracha para carvão.

Materiais restantes módulos
Espelho com dimensões entre os 20cm e 30cm (sem molduras pesadas)
Tintas a óleo em tubo de 21ml a 40ml
Branco de zinco
Amarelo cádmio e amarelo ocre
Vermelho cádmio e rosa permanente
Azul cobalto e azul ultramarino
Terra de sombra natural
Um frasco pequeno de Sansador ou White Spirit
Pincéis de cerda, curtos, formato língua de gato: três pincéis com 1,5cm largura do pelo, três pincéis com 1cm de largura do pelo e 2 pincéis de 0,5cm de largura do pelo.
Uma espátula metálica (com desnível entre cabo e a parte metálica), um pano absorvente, um conta-gotas e um rolo de papel de cozinha.
Uma paleta com dimensões iguais ou superiores ao A3 (uma placa de contraplacado impermeabilizado de um dos lados é suficiente).
Uma folha A2 de papel para óleo.

Pontualmente será recomendado a compra de material específico atendendo ao trabalho que vai sendo realizado.

Certificação:

Aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não apresentar o trabalho individual/ portefólio ou obter um valor médio de desempenho inferior a 50% não tem direito a qualquer certificado.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação qualitativa,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
Goldstein, Nathan – Design and Composition, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1989.
Goldstein, Nathan – Figure Drawing: the structure, anatomy and expressive design of the human form, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall, 1993.
Nicolaïdes, Kimon – The Natural Way to Draw: a working plan for art study, Boston: Houghton Mifflin Company, 1969
Arnheim, Rudolf – O poder do centro: um estudo da composição nas artes visuais, Lisboa: edições 70, 1990.
Arnheim, Rudolf – Arte e percepção visual, Uma psicologia da visão criadora, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.
COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.
DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.
MAYER, Ralph – The artist handbook of material and techniques. ISBN: 0 571 11693 0
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.

 


Contactos

Gabinete de Formação Contínua [Pavilhão Central – Biblioteca]

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento

10.30 – 12.30 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Maria Luciana Rodrigues
(Coordenadora)
Telefone: 22 519 2416
E-mail: formcontinua@fba.up.pt

Dados Gerais

Sigla: RETNATUR
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2017/2018

Planos de Estudos

Diplomas

  • CURSO DE RETRATO AO NATURAL: DO DESENHO PARA A PINTURA ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-21 às 19:33:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais