Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MDGPE

Cursos

Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

O Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais tem como objetivo desenhar um território abrangente e multidisciplinar, oferecendo um programa de estudos avançados que está vocacionado para a investigação, a análise e a crítica do Design Gráfico, em geral, e de projetos editoriais, em particular. O programa dá continuidade aos estudos iniciais do 1º ciclo do Curso de Design de Comunicação, ampliando o seu âmbito tanto em compreensão como em extensão. Partindo desta perspetiva ampla, o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais destina-se não apenas aos licenciados em Design e áreas da criação artística, como também aos que são licenciados nas diversas áreas das Humanidades, das Ciências Sociais e da Comunicação.


Apesar de sólida e há muito consolidada nacional e internacionalmente, a área científica deste Mestrado está subrepresentada, a nível nacional, no que diz respeito à oferta de cursos pós-graduados. O Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais visa colmatar esta falta e é, por isso, vanguardista e pioneiro no panorama nacional. Procura-se que o Mestrado traga um forte contributo na afirmação do Design Gráfico no contexto académico, inaugurando plataformas de intercâmbio entre a investigação e a inovação aplicada. O intercâmbio entre o meio académico e o mundo empresarial será estabelecido através da criação de laboratórios de I&D que proporcionam aos mestrandos a oportunidade de ligar estudos académicos e prática profissional.


Estrutura

O presente Mestrado enfatiza a mestria da profissão do designer, promovendo a capacidade de formular narrativas, de pensar estrategicamente e de resolver problemas localizados, de modo a potenciar o desenvolvimento de respostas conceptuais inovadoras na área do Design Gráfico. O plano de estudos deste Mestrado organiza-se a partir da particiação direta dos estudantes nas esferas académica e empresarial, trazendo as práticas profissionais comuns para os estudos avançados específicos. Os tópicos em destaque no Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais são o Design Editorial, a Infografia, a Ilustração e a Tipografia, que constituem os quatro pilares da estrutura curricular. No plano curricular, estas quatro vertentes são interdependentes e estão interrelacionadas. A estrutura curricular do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais assenta nestes pilares, tomados como essenciais na prática do Design Gráfico, e difunde-se, a partir daí, para outras áreas do conhecimento. Por isso, o plano curricular promove a inclusão de Unidades Curriculares em articulação com outros Mestrados da U.Porto e de profissionais de excelência nas diversas áreas de especialização. O segundo ano do Mestrado foi concebido para que os estudantes ponham em prática os estudos antes realizados. Assim, neste período, os estudantes são convidados a fazer um estágio, realizar um projeto de investigação ou escrever uma dissertação, tendo como apoio uma disciplina metodológica. Com esta organização curricular, pretende-se questionar processos, procedimentos e projetos, de modo a constituir matéria de investigação da natureza do Design Gráfico. Neste sentido, o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais afirma-se como contribuindo para a procura de um novo paradigma da reflexão e da prática do Design.


---


The Master Degree in Graphic Design and Editorial Projects aims at outlining a multidisciplinary and thorough territory, offering an advanced studies program that is oriented towards the investigation, analysis and criticism of Graphic Design in general and editorial projects in particular. The program continues the studies began with the 1st cycle Degree in Communication Design, increasing its scope, both in comprehension and extension. From this wide perspective, the Master in Graphic Design and Editorial Projects, is intended for those who have a degree in Design or artistic creation areas, but also for those who have degrees in the diverse areas of the Humanities, Social Sciences and Communication.


Although it is a solid and long term established, both nationally and internationally, the scientific area of this Master Degree is under-represented at the higher level of academic studies. The Master in Graphic Design and Editorial Projects aims at filling this gap and, for this, it is groundbreaking and a front runner in the portuguese panorama. It is intended that the Master has a strong contribution to the affirmation of Graphic Design in the academic context, opening a platform of exchange between research and practical innovation. This exchange between the academia and the business world is settled by the creation of I&D labs that enable students with the opportunity to connect academic research and professional practice.


Structure

This Master emphasizes the mastery of the profession of being a designer, fostering narrative, strategic thinking and problem solving habilities, in order to promote the development of innovative conceptual responses in the Graphic Design area. The study plan organization of this Master is based on the direct participation of the students in the academic and business fields, bringing the common professional practices to the specific advanced studies. There is special focus on the Editorial Design, Infographics, Illustration and Typography areas, taken to be the support of the curricular structure. These four strands are interdependent and interrelated in the study plan. The curricular structure of the Master in Graphic Design and Editorial Projects is built on these four strands and it expands from there to other expertize areas in Design. Thus, the study plan takes in curricular units in articulation with other Master Degrees in the U.Porto and with professional leaders in diverse specialty areas. With this curricular organization, the aim is to question processes, procedures and projects, in order to form a matter for research in the nature of Graphic Design. The second year of the Master Degree is designed to allow the students to put the previous studies into practice. Thus, in this period, the students will be invited to accept an internship, endorsing a research project or writing a dissertation, with the support of a subject on methodology. In this way, the Master in Graphic Design and Editorial Projects aims to have a role in the search for a new paradigm in the thinking and the practice of Design.

Dados Gerais

Código Oficial: 6822
Diretor: Pedro Amado
Sigla: MDGPE
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais (120 Créditos ECTS)
  • Especialização em Design Gráfico e Projectos Editoriais (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 03:23:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias