Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > AP

Cursos

Artes Plásticas

O plano de estudos da licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP resulta da adequação dos anteriores cursos de Artes Plásticas — Pintura e Artes Plásticas — Escultura aos princípios do Processo de Bolonha. A estrutura da formação em Artes Plásticas ministrada pela FBAUP, efetua-se com base num plano de estudos de 1º ciclo que privilegia uma formação alargada capaz de fornecer uma sólida preparação aos estudantes, sem limitar excessivamente as suas escolhas futuras. Dos antigos planos de estudos nasceu um único curso de Artes Plásticas, estruturado em três ramos de especialização distintos: Artes Plásticas — Pintura, Artes Plásticas — Escultura e Artes Plásticas — Multimédia. Os dois primeiros resultam da adequação dos antigos cursos ministrados pela Faculdade de Belas Artes, o Ramo de Multimédia vem responder a uma imposição científica que mais não faz do que formalizar uma prática que os anteriores cursos já vinham albergando, embora sem o devido enquadramento curricular. A área científica principal do curso é a de Artes Plásticas, entendida como o território da criação, investigação e expressão plásticas no campo das artes. Sabemos que o facto de as artes plásticas serem sempre designadas no seu plural remete para a divisão moderna entre um plural e um singular das artes, em que a arte no seu singular é sempre definida fora do campo estrito da técnica e da especialização, e as artes, no seu plural, são sempre do domínio mais preciso da técnica, e de uma certa especialização. Contudo, sabemos também que arte não é definível exclusivamente a partir do seu plural ou do seu singular. Este curso, na sua estruturação com base numa grande área científica das artes plásticas, que se divide depois em áreas científicas de especialização, pretende responder precisamente a esta visão integrada da arte no seu singular e da arte no seu plural. De um modo geral, a licenciatura em Artes Plásticas habilitará os estudantes para atividades de criação artística nos domínios da visualidade, da pintura, da “espacialidade,” da escultura e do multimédia, com maior ou menor especialização, consoante o ramo escolhido. Os diplomados ficarão também habilitados a desenvolver diversas atividades no mercado artístico e editorial; nas áreas do teatro, da televisão e outras similares; no ensino artístico e tecnológico; assim como para a ação cultural no âmbito das Artes Plásticas, como a produção artística, investigação, direção, gestão e coordenação em equipas mono e pluridisciplinares, em estudos de índole tecnológica ou artística, em projetos para o espaço público e privado, na produção de obras de arte na indústria ou cenografia; em funções de consultoria e peritagem; na colaboração em Museus e atividades relacionadas com o património artístico; na investigação teórica sobre arte, nomeadamente nas áreas da crítica de arte, história da arte ou teoria da arte.


Informações

A escolha dos ramos é obrigatória e da responsabilidade de cada um dos estudantes, e tem lugar no final do 2º semestre, ou logo que tenham sido concluídos pelo menos 40 créditos. A titulação de uma especialização em cada um dos ramos obriga ao cumprimento de um número mínimo de créditos nas unidades curriculares que lhe são específicas, conforme o plano de estudos, e cada estudante só pode ver o seu grau titulado em um dos ramos de especialização. Como a escolha dos ramos só tem lugar no final de um período de formação comum, será possível uma mais adequada orientação das escolhas de cada estudante, sempre ajustáveis em função da flexibilidade do plano de estudos.


Dados Gerais

Código Oficial: 9007
Diretor: Fernando Amaral da Cunha
Sigla: AP
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2006/2007
Duração: 4 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Artes Plásticas - Ramo de Pintura (240 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Artes Plásticas - Ramo Escultura (240 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Artes Plásticas - Ramo Multimédia (240 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-04-26 às 14:53:06