Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DMUS

Cursos

3º Ciclo em Museologia

Curso reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (Decreto-Lei nº15/2007, de 19/01), regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos 200 (Português e Estudos Sociais/História) e 400 (História). (Despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação, de 21 de junho de 2010).

O programa de doutoramento em Museologia da Faculdade de Letras - Universidade do Porto, é um programa de formação em investigação a nível internacional. O Doutoramento é desenvolvido em parceria com a Faculdade de Belas Artes    potenciando a multidisciplinaridade e a rentabilização e qualidade no uso dos meios técnicos da Universidade do Porto. A missão deste Doutoramento em Museologia é educar os estudantes para a investigação científica inovadora e rigorosa sobre temas desenvolvidos pelas diferentes linhas de pesquisa interdisciplinares.

O caráter pioneiro do deste doutoramento foi realçado no processo de avaliação do mesmo pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do ensino Superior em 2013:

 A missão  do Doutoramento em Museologia apoia-se  na missão da Universidade do Porto

http://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=18374

Este 3º Ciclo em Museologia é partilhado pela Faculdade de Letras e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A UP é o maior produtor de Ciência em Portugal, sendo responsável por mais de 23% dos artigos científicos portugueses indexados anualmente na ISI Web of Science. Integra 14 Faculdades e uma Business School, oferecendo uma excecional variedade de formações que abrangem todos os níveis de ensino superior e todas as grandes áreas do conhecimento. São mais de 600 programas de formação que acolhem mais de 31.000 estudantes e que integram cerca de 2.300 professores e investigadores. Mais de metade das suas 60 unidades de investigação são classificadas com “Excelente” ou “Muito Bom” nas mais recentes avaliações independentes internacionais e estão distribuídas por três pólos universitários. A qualificação de excelência do corpo docente (81% dos docentes e investigadores ETI são doutorados) garante a elevada qualidade da formação da Universidade do Porto, que a torna na universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior e a preferida dos estudantes com as mais altas classificações escolares. É no contexto desta universidade de excelência que as Faculdades de Letras e de Belas Artes disponibilizam o Doutoramento em Museologia, assegurando o apoio necessário para o desenvolvimento do trabalho dos estudantes de Museologia numa forte relação e articulação com o território e a realidade museológica local e, simultaneamente, uma forte relação à realidade nacional, europeia e internacional.

Apresentação do curso

 

Objetivos


O ciclo de estudos tem como objetivo principal formar para a investigação científica de alto nível museólogos capazes de uma prática profissional autónoma, com sólida formação teórica, prática experimental e com aptidões profissionais que lhes permitam desempenhar várias tarefas na área da Museologia e do Património Cultural, nomeadamente nas vertentes da investigação científica, da gestão, do planeamento, da intervenção, da preservação, da valorização e da divulgação. Assim, objetiva-se:

Providenciar uma qualificação de elevada qualidade científica e técnica que seja reconhecida pelo meio académico e profissional;

Aprofundar, sistematizar e produzir conhecimento científico em áreas específicas da Museologia propondo abordagens inovadoras;

Promover nos alunos uma motivação e aptidão para o questionamento inteletual, avaliação crítica, inovação criativa e um compromisso em relação a uma aprendizagem ao longo da vida;

Reforçar a capacidade de investigação académica autónoma no campo da Museologia;

Desenvolver a reflexão teórica e a consciência crítica no domínio da Museologia.

Áreas de Especialização

1. MUSEUS E CURADORIA

Inserida na intersecção entre a Museologia e os Estudos Curadoriais, esta linha privilegia a exposição como terreno investigativo, explorando a pluralidade de modelos e diversificados papeis que a Exposição tem assumido histórica e contemporaneamente. A exposição é assumida como processo através do qual conhecimentos e significados são construídos, negociados e expostos; como estratégia para a constituição e conservação de coleções museológicas; como veículo de comunicação e envolvimento de públicos; como medium e lugar de criação artística.

2. MUSEUS, PATRIMÓNIO E CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

Linha de investigação interdisciplinar direcionada para o desenvolvimento de estudos fundamentais e aplicados ao património e ao universo museológico, procurando identificar e entender melhor as suas vulnerabilidades e contribuir para a sua minimização, promovendo e potenciando conhecimento e recursos científicos, tecnológicos e organizacionais e tecendo redes sinérgicas de colaboração. Fomenta ainda investigação que integre a história, teorias, objetivos e metodologias de conservação preventiva, bem como o seu papel e importância numa política de proteção integrada e sustentada do património, de desenvolvimento a diferentes escalas e resiliência das comunidades.

3. MUSEUS COLEÇÕES E PATRIMÓNIO

Linha de investigação que centra a sua atenção no estudo da formação de museus e de outros dispositivos de exposição e interpretação cultural e de memória, das políticas e poéticas de colecionar e processos de musealização e patrimonialização mas desenvolve, igualmente, estudos sobre as políticas e processos de documentação das coleções; a utilização da informação sobre as coleções para os mais diversos fins;  estuda o museu, as coleções museológicas e o património nas suas múltiplas modalidades, considerando as suas potencialidades em termos de poder de transformação dos contextos pré-existentes. A linha acolhe, entre outros, modelos de estudo que nos chegam da teoria crítica, pós-colonial, cultura material, da arqueologia, memória e paisagem; procurando explorar este campo rico de construção de significados e os modos de conhecimento a que se referem.

4. MUSEUS, ESPAÇO E COMUNICAÇÃO

Esta linha de investigação centra-se no processo de comunicação nos museus como parte integrante de uma política institucional mais alargada, onde significados, representações e subjetividades são construídos e negociados, seja através dos seus projetos expositivos (espaços, objetos, narrativas, discursos), seja através de práticas de inter-relação com os seus públicos. Promove estudos e pesquisas sobre o próprio marco interpretativo dos museus, por ex., modos de apropriação e construção de conhecimentos, códigos, convenções e linguagens; ou, ainda, novas miscigenações entre obras e públicos geradas nos processos comunicacionais.

A linha acolhe, entre outros, modelos de estudo que nos chegam dos pontos de interceção entre a teoria crítica, pós-colonial, estudos culturais, teorias do conhecimento, aprendizagem e comunicação, educação, criatividade, performatividade; procurando explorar este campo rico  de construção de significados e os modos de conhecimento a que se referem.

5. GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

Partindo de reflexões alargadas sobre modelos de gestão atuais e da sua crítica, pretende-se participar no estudo sobre as diferentes aplicações no universo dos museus, explorando novos modelos ou a sua reestruturação no contexto organizacional, nomeadamente o conjunto de capacidades de os museus criarem valor em sintonia com objetivos económicos, sociais e outros considerados estratégicos que lhe  permite trabalhar em parcerias; oferecer propostas conjuntas de valor; construir multicanais; obter receitas e lucros oriundos de diferentes fontes.


Competências Profissionais

Apoiamos o desenvolvimento de competências de conhecimento e a resolução de problemas necessários para exercer uma grande diversidade de carreiras em museologia. Facultamos a cada aluno a oportunidade de discutir e explorar temas relevantes para o debate museológico contemporâneo para que se tornem cidadãos informados, capazes de compreender as questões atuais que a humanidade enfrenta. Oferecemos uma formação relevante, de alta qualidade que promove a compreensão de conceitos fundamentais e inovadores em museologia. Desenvolvemos as competências analíticas necessárias para examinar as questões de forma crítica e reflexiva, e ensinamos competências de pensamento crítico tão necessárias para formular juízos independentes. Por último, reconhecemos que a aprendizagem efetiva no ambiente de Doutoramento exige proporcionar aos estudantes amplas oportunidades para aprender métodos de pesquisa, análise de dados e formulação e teste de hipóteses. Os nossos estudantes ganham experiência nos aspetos práticos da escrita científica que se refere à divulgação do conhecimento científico e geração de propostas científicas.

 


Saídas Profissionais

Os recém-doutorados encontram emprego no setor público ou no setor privado, onde há uma crescente procura para os trabalhadores com Doutoramento. O programa assume o compromisso de trabalhar com os alunos de diversas origens, incluindo as tradicionalmente sub-representados no ensino superior. Diversas vozes e perspetivas são fundamentais para este programa doutoral. O esforço e o ambiente ativo de investigação deste Doutoramento em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto procura, claramente, contribuir para a acumulação, disseminação e síntese do conhecimento em Museologia. Para este fim tem-se comprometido com a criação e promoção de um programa atualizado e relevante para esta área de saber.

 


Informações

Informações sobre o curso.

A A3ES acreditou o ciclo de estudos sem condições.
Consultar, em Documentos do curso:

Regulamento disponível em Documentos do Curso.


Contactos

Email (Diretor de Curso): dmus@letras.up.pt

Departamento de Ciências e Técnicas do Património

Secretariado do Departamento:
Horário de atendimento: 9:30-13:00 / 14:00-17:30
Telefone de contacto: 220427659 (ext. 3259)

Dados Gerais

Código Oficial: 5378
Sigla: DMUS
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2007/2008
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Doutoramento em Museologia (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Museologia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-17 às 06:13:39