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Cursos

Educação Artística

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A Universidade do Porto criou recentemente (2010) o Curso Doutoral em Educação Artística (DEA), sediado na Faculdade de Belas Artes. Este curso conta com a colaboração do ‘Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)’, do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e ‘Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)’, e regista a colaboração institucional da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O Curso Doutoral em Educação Artística é o primeiro e único neste campo disciplinar em Portugal. Central à filosofia deste Como tal, a necessidade de investigação qualificada neste campo ontológico e epistemológico preciso, afirma-se como a possibilidade de criar massa crítica que informe, gere e ofereça visões teóricas críticas e orientação às organizações governamentais e comunitárias responsáveis pelo desenvolvimento de programas de educação artística, reformas escolares e desenvolvimentos curriculares, bem como para criar novo conhecimento e novos entendimentos pedagógicos e estimular práticas diversas neste campo, a uma escala nacional e internacional.

O principal objectivo do DEA é preparar investigadores e educadores experientes e autónomos neste campo para se tornarem profissionais críticos e reflexivos nos seus campos de interesse, de modo que possam ocupar posições de liderança, com o objectivo de promover a mudança social que conduza a um progresso e transformação. Várias carreiras se abrem como possibilidade: professores qualificados para o ensino superior, educadores em museus, administração de programas de educação artística em níveis de base comunitária ou centros de arte diversos (música, performance, artes visuais), tomada de decisões em agências governamentais, a pesquisa no campo da educação artística na escola em termos curriculares e reformadores, liderança e condução de projectos-piloto em artes na escola, avaliação das artes na educação e no largo campo de intervenção ao nível das indústrias criativas e empreendedorismo. O DEA foi desenvolvido com consciência e reconhecimento de que a Educação Artística tem permanecido ligada aos discursos das Artes ou da Educação. Por isso, é absolutamente necessário que se apresente a sua especificidade e o seu campo de acção e produção de conhecimento, assim como renovar as suas narrativas, estabelecendo um vínculo com a contemporaneidade. Um dos objectivos do Curso é promover uma relação transdisciplinar entre as artes. Esta posição coloca este DEA num espaço de questionamento no qual as tradicionais fronteiras entre disciplinas são quebradas, na urgência de mudanças teóricas e culturais onde os discursos hegemónicos e naturalizados são colocados em crise. Desta forma, também as metodologias de investigação científica tradicionais são questionadas, configurando-se novas que não se prendem unicamente ao texto escrito.

Diversos métodos e aproximações teóricos e empíricos são encorajados, combinando métodos diversos e qualitativos. O programa de estudos privilegia o desenvolvimento de novo conhecimento relativo ao papel das artes em diversas configurações educacionais assim como em comunidades informais de aprendizagem, explorando a integração das artes e a avaliação do seu impacto. É um fundamento deste DEA que o desenvolvimento de programas de Educação Artística, teorias e práticas, tem que ser examinado dentro de contextos reais. O desenvolvimento de projectos em contextos formais e informais alimenta uma pesquisa necessária para rever estratégias e produção de espaços conceituais de acção, evidentemente não encapsulados dentro dos limites da academia. O DEA tem-se envolvido directamente com as escolas secundárias e museus que oferecem laboratórios para a maioria da pesquisas aplicadas realizada pelos estudantes, abrindo-se a possibilidade de estudar mais de perto as experiências de crianças, adolescentes, professores e artistas. Através de uma rede internacional de relações estabelecidas com o Brasil, Cabo Verde e Moçambique, o DEA envolve-se com comunidades não europeias, abrindo-se a possibilidade de pensar a presença da educação artística fora de uma tradição ocidental do pensamento, explorando o seu potencial em termos de promoção do desenvolvimento das populações e do território. O DEA, com apenas 3 anos, construiu já um aparato institucional do desempenho académico qualificado e a produção de pesquisas de seus estudantes e professores, começando a mudar o estado nacional da arte neste campo particular, com fortes repercussões na realidade, por exemplo, na promoção de novas práticas nas escolas. A relação com instituições e redes internacionais e a recente liderança da Network #29: Research on Arts Education da European Educational Research Association, dá a este doutoramento, seus professores e estudantes, oportunidades excepcionais para a sua internacionalização. O trabalho desenvolvido até ao momento permite confiar na sua sustentabilidade e legitimidade em termos de inovação e produção qualificada de conhecimento.


Objetivos

Investigar e desenvolver novas práticas e teorias em Educação Artística

Desenvolver uma compreensão crítica do campo da Educação Artística nas vertentes epistemológicas e ontológicas

Implementar e aprofundar uma cultura de investigação crítica que mobilize os saberes próprios das Artes, das Ciências da Educação e da Psicologia e das disciplinas do conhecimento que estão associadas à investigação em educação artística.

Contribuir para um esclarecimento e abertura de novas possibilidades de pesquisa de investigação a nível avançado, em Educação Artística.

Definir critérios de pesquisa e de formulação de teses próprias em Educação Artística, não confinadas aos modelos tradicionais, e disseminar os seus produtos em comunidades académicas internacionais com reconhecido mérito.

Possibilitar aos estudantes serem investigadores e profissionais críticos e qualificados.

Encorajar a integração dos estudantes em grupos de investigação e/ou redes nacionais e internacionais que trabalhem linhas e projectos de investigação similares.


Áreas de Especialização

Sendo o DEA de natureza transdisciplinar, não se estabelecem Áreas de Especialização, mas o curso permite e fomenta estudos nas diversos territórios onde a Educação Artística actua.


Competências Profissionais

Ter capacidade de compreensão sistemática no domínio científico da educação artística;

Identificar necessidades de investigação no campo da investigação em educação artística;

Conduzir e disseminar investigação relevante e de alta qualidade;

Integrar preocupações éticas na investigação e nas práticas profissionais;

Produzir escritas de investigação a publicar, no espaço  nacional e internacional em edições de referência;

Realizar trabalho científico e de investigação transdisciplinar no campo das artes e da educação, alargando as fronteiras do conhecimento em educação artística; 

Comunicar e partilhar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade, sobre a sua investigação;

Estar disponível para aprender de forma contínua e aplicar estratégias críticas de auto-avaliação, de aperfeiçoamento e de desenvolvimento pessoal e profissional.


Saídas Profissionais

professores qualificados para o ensino superior, educadores em museus, administração de programas de educação artística em níveis de base comunitária ou centros de arte diversos (música, performance, artes visuais), tomada de decisões em agências governamentais, a pesquisa no campo da educação artística na escola em termos curriculares e reformadores, liderança e condução de projectos-piloto em artes na escola, avaliação das artes na educação e no largo campo de intervenção ao nível das indústrias criativas e empreendedorismo


Informações

Director
José Carlos de Paiva _ i2ADS/FBAUP

Corpo Directivo
José Carlos de Paiva _ i2ADS
Catarina S. Martins _ FBAUP
José Alberto Correia _ CIIE

Comissão Científica
José Carlos de Paiva _ i2ADS/FBAUP
Mário Bismarck _ i2ADS/FBAUP
Manuela Terrasêca _ CIIE
Fernando José Pereira _ i2ADS/FBAUP

Comissão de Acompanhamento
José Carlos de Paiva _ i2ADS/FBAUP
Catarina Silva Martins _ i2ADS/FBAUP
estudante
estudante

Comissão de Avaliação Externa
Dennis Atkinson, Department of Educational Studies at Goldsmiths College (UK)
Nora Sternfeld, Academy of Fine Arts in Vienna (AU)
Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo, (BR)

apoios institucionais
i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas


Dados Gerais

Código Oficial: 5827
Diretor: José Carlos Paiva
Sigla: EDARTE
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2010/2011
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Educação Artística (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Educação Artística (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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