Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MDIP > Informação para Candidatos

Cursos

Design Industrial e de Produto

Dados Gerais

Código Oficial: M691
Sigla: MDIP

Diplomas

  • Mestrado em Design Industrial e do Produto - Ramo de Design do Produto (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Design Industrial e do Produto - Ramo de Design Industrial (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Design Industrial e do Produto - Ramo de Design do Produto (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Design Industrial e do Produto - Ramo de Design Industrial (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenho e Processo Criativo

DIPDPC - ECTS

introduzir/desenvolver a operatividade do desenho como instrumento processual criativo e especulativo do projecto.

 

Ergonomia no Design de Interação

DIPEDI - ECTS

. Sistematizar e analisar os principais temas de discussão relacionados com a Ergonomia Cognitiva e Factores Humanos: Ergonomia no Geral; Apresentação da Informação e Comunicação; Características Humanas; Ecrãs e Design da Interação; Fatores Relacionados com a Performance; Métodos e Técnicas.

 
. Compreender e analisar um cenário de interação aprofundando as metodologias de conceção de uma interface, técnicas de projeto, avaliação, prototipagem e implementação.

Materiais e Processos Tecnológicos

DIPMPT - ECTS

- Conhecimento e contacto com diferentes classes e tipos de materiais e processos tecnológicos.

- Identificação das vantagens de utilização de cada uma das classes de materiais e grupos de processos tecnológicos para a seleção mais adequada em função da aplicação final.

- Relacionar as propriedades mecânicas com as diferentes famílias de materiais e com as tecnologias específicas aplicadas a cada material.

Projeto Design

DIPPD - ECTS

Esta UC tem como objetivos sensibilizar e apetrechar os discentes para a prática projectual; pretende-se desenvolver capacidades na identificação de problemas e no ensaio de soluções, na resposta às solicitações do Design; inferir noções sobre as áreas de intervenção do design, na articulação dos aspetos afetos à engenharia e à gestão.

Investigar e sistematizar informação, aplicar conhecimentos na configuração de novas ideias e no desenvolvimento da criatividade através da experiência e da reflexão, visando adquirir competências ao nível da compreensão das estratégias projetuais; Reforçar as capacidades projetuais em cada uma das áreas científicas consideradas. Compreender o processo criativo; Explorar o imaginário individual e o coletivo.

Semântica do Produto

DIPSP - ECTS 1. Incrementar perceções sobre a existência de vários sentidos em cada produto para além das funções simples elementares do mesmo, promovendo a busca e a identificação de conotações simbólicas associadas, para além das conotações funcionais e estéticas.

2. Perceber a atratividade simbólica e o papel mediador do produto na relação entre criador e quem o perceciona.

 

Sustentabilidade e Eco-Design

DIPSED - ECTS

Sensibilizar para a relevância histórica e ética da ideia de sustentabilidade (em geral).

Criar consciência e aprofundar conhecimentos sobre a sustentabilidade do design.

Motivar e desenvolver a aplicação da sustentabilidade do design em contextos globais e locais.

Compreender e saber avaliar a sustentabilidade no contexto do design do produto.

Adquirir experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Reflectir sobre a problemática da sustentabilidade no contexto da actividade de projecto.

Identificar oportunidades de design sustentável dentro dos projectos e explicar os benefícios respectivos.

Demonstrar vantagens nas escolhas de práticas de design sustentável.

Capacidade de implementar decisões de design sustentável.

Comunicação do Produto

DIPCP - ECTS

Sensibilizar e apetrechar os discentes para o uso de ferramentas audiovisuais no contexto do processo de design; promover e agilizar competências específicas e transversais na explanação e comunicação dos processos e produtos, no uso de meios audiovisuais, considerando os domínios da fotografia, do vídeo e da comunicação; adquirir e aplicar conhecimentos tecnológicos, históricos, teóricos e práticos sobre os meios em causa; Promover atitudes reflexivas e críticas, fomentando hábitos de argumentação e debate de projetos; facultar o acesso ao conhecimento prático e ao uso adequado dos meios em causa através da utilização de equipamentos e produtos inerentes, no contexto analógico e digital.

Design Estratégico e Empreendorismo

DIPDEE - ECTS

Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.

Modelação Computacional e Prototipagem

DIPMCP - ECTS

Obter, processar e analisar informação 2D/3D tornou-se essencial na produção industrial. Contudo,

frequentemente as implicações metodológicas associadas não são consideradas no processo de desenvolvimento. Adicionalmente, a agilidade projectual decorre fortemente da capacidade de manusear e articular as ferramentas disponíveis para tal informação com a leveza e espontaneidade das abordagensanalógicas. Assim, pretende-se desenvolver competências na geração, processamento e análise de informação digital 3D.

Projeto/Dissertação/Estágio

DIPPDE - ECTS Esta UC destina-se a disponibilizar aos estudantes um conjunto de meios humanos e físicos que lhes possibilitem a realização de um trabalho original de projeto, dissertação ou estágio. Pretende-se assim elaborar um trabalho individual visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do ciclo de estudos, através da resolução de problemas da área de conhecimento do design industrial e de produto.
O trabalho terá lugar em ambiente académico ou empresarial, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em grupo.
Pretende-se promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação pública e discussão de resultados.

Metodologia de Projeto e de Investigação

DIPMPI - ECTS

A UC desenvolve-se a dois níveis diferentes mas complementares:

a) O espaço de reflexão sobre o que é a investigação em Design, quais as atuais linhas de investigação em curso em diferentes instituições de ensino do Design no mundo e qual o papel da investigação no próprio desenho da Unidade Curricular e da profissão;

b) O apoio à formulação e concretização de um projeto de investigação tendente a dissertação de mestrado.

Como objetivos estruturantes elegem-se:

1. Preparar os estudantes para um trabalho de investigação na área do Design Industrial e de Produto.

2. Preparar os estudantes para as atividades de investigação de base para a elaboração da dissertação.

Inteligência Construtiva e Pormenorização


DIPICP - ECTS

Esta unidade curricular pretende Uniformizar os conhecimentos diversificados dos estudantes provenientes das várias instituições de ensino e de diferentes áreas. Os estudantes no final do mestrado deverão conseguir comunicar digitalmente com os clientes, a produção e parceiros em qualquer parte do mundo. Para tal devem saber identificar e converter os principais formatos de ficheiros, devem ainda identificar tipologias de modelação e adotar a tipologia mais adequada à fase ou projeto que estiverem a desenvolver (polígonos subdivisões, n.u.r.b.s. e sólidos). Devem evoluir na utilização dos CAID’s e encontrar múltiplas soluções para o projeto partindo dos esquissos.

 

 


Projeto Design de Produto


DIPPDP - ECTS

Promover e estimular o espírito criativo, inovador e empreendedor. Motivação da autonomia metodológica na conclusão do processo de Design. Aprofundamento do conhecimento dos materiais, tecnologias e procedimentos envolvidos no projeto. Capacidade de documentar o processo de Design de forma exaustiva e evolutiva usando formas e recursos de comunicação eficazes e convincentes


Temas Contemporâneos


DIPTC - ECTS

Conceção de Soluções Construtivas


DIPCSC - ECTS
A integração mecânica das diferentes partes de um produto é um aspeto fundamental a ter em conta na sua conceção. Condiciona a forma e os materiais dos componentes e, assim, os processos utilizados na sua produção. A facilidade de montagem e a sua possível automação, a fiabilidade, a facilidade de intervenção em caso de avaria e a capacidade de reciclagem são fatores, também, fortemente influenciados pelos métodos de integração mecânica utilizados.

Da intenção projectual de incluir uma determinada característica num sistema à capacidade de a materializarde forma económica, fiável e duradoura vai uma distância que só se consegue efetivamente reduziraproveitando experiências anteriores – muitas vezes através da avaliação prática dos utilizadores e da análise de avarias e maus funcionamentos.


Projeto Design Industrial


DIPPDI - ECTS

Desenvolver e adequar capacidades de resposta às solicitações de design. Identificar as áreas de intervenção do design, da engenharia e da gestão. Explorar novas ideias e desenvolvimento da criatividade e da ludicidade através de uma experiência prática.


Gestão de Desenvolvimento de Produto


DIPGDP - ECTS

Integração de competências multidisciplinares na criação de novos produtos/serviços tendo como objetivo a
aprendizagem de estratégias e ferramentas de desenvolvimento sistemático e estruturado de produto, num
ambiente de trabalho em equipa. 


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2017-09-26 às 20:51:28