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Estudos de Arte

Dados Gerais

Código Oficial: M995
Sigla: MEA
Descrição:

Diplomas

  • Mestrado em Estudos de Arte - Teoria e Crítica da Arte (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Estudos de Arte- Estudos Museológicos e Curadoriais (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Especialização em Teoria e Crítica da Arte (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Especialização em Estudos Museológicos e Curadoriais (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Projecto/Dissertação/Estágio

MEAPDE - ECTS

Aprofundar, através de investigação, elaboração de projecto ou concretização de estágio os conhecimentos e competências nas áreas da Teoria e Crítica da Arte ou dos Estudos Museológicos e Curadoriais.

Desenvolver temas pertinentes a uma ou outra área de especialização que possam constituir um contributo para a área respetiva.

Enquadrar os interesse científicos e profissionais de cada estudante na investigação de carácter teórico em curso bem como nas práticas profissionais actuais.

 

Estética


MEAE - ECTS

Metodologias de Investigação I


MEAMII - ECTS

1. Fornecer uma compreensão básica sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte;

2. Familiarizar os alunos com conceitos, problemas centrais, teorias e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação e à lógica da investigação empírica;

3. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na identificação de uma ideia e formulação de um problema, numa argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa e organização da informação e na comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objectivos, métodos, resultados e fontes utilizadas;

4. Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico sobre artes.


Pensamento e Prática da Arte Actual


MEAPPAA - ECTS

Pensamento e Prática da Arte Atual é uma unidade teórica que dá relevo aos debates que envolvem a arte contemporânea. Tem por objetivo gerar novas possibilidades reflexivas acerca da cultura visual recente e da prática artística em específico. Pretende-se ainda incentivar o/as estudantes a analisar em detalhe conceitos críticos globais, tais como, pós-modernismo, pós-conceptual e tecno-cultura. As sessões serão intercaladas entre aulas expositivas e de debate, visitas a exposições e discussão dos trabalhos teóricos do/as estudantes inscrito/as.


Teoria e Crítica da Arte I


MEATCAI - ECTS

Esta UC procura familiarizar os estudantes com os discursos sobre História, Teoria e Crítica de Arte que, na Modernidade, foram gerando os suportes conceptuais de um discurso crítico. O principal objetivo é o aprofundamento dos conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes no sentido de, através de exemplos concretos e incisivos, se tornem aptos a compreender a relação essencial e fundadora entre a crítica e a produção artística, muitas vezes verificável exemplarmente através dos próprios textos de artistas.

O segundo objectivo desta disciplina é, nesse sentido, analisar a transformação do campo artístico ao longo do século XX, a partir de dois tópicos centrais:
1) análise, através do recurso aos grandes exemplos históricos e teóricos, da afirmação e da posterior crise do paradigma Modernista da arte e
2) compreensão dos termos e do novo quadro conceptual que deram lugar ao Contemporâneo como paradigma, a partir do estudo de algumas obras e expressões típicas.

 


Metodologias de Investigação II


MEAMIII - ECTS



1) Transmitir os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de uma investigação em Museologia, Estudos Curatoriais e Estudos Artisticos, com destaque para a construção de um objecto científico e definição de uma metodologia adequada para a sua verificação empírica;






2) transmitir critérios de tomada de decisão em cada uma das etapas do procedimento científico, promovendo a progressiva autonomia dos alunos; 






3) promover o contacto com o conhecimento produzido pelas ciências sociais e humanidades no âmbito dos estudos artísticos  (teorias, conceitos);






4) promover o desenvolvimento de uma matriz de raciocínio e de uma linguagem própria da investigação em Museologia, Estudos Curatoriais e Estudos Artisticos. 





Teoria e Crítica da Comunicação


MEATCC - ECTS

A unidade curricular pretende tecer cruzamentos entre os campos das teorias da arte e da comunicação a partir de um conjunto de percepções com origem na semiótica; nas ciências sociais, nas ciências da arte e nas teorias da comunicação.  A partir do estudo e discussão dos temas e materiais seleccionados, pretende-se, através de uma abordagem histórico-crítica que os estudantes adquiram um conhecimento teórico que lhes permita destacar e contextualizar o acto comunicante enquanto fenómeno holístico. O objectivo perseguido é o de permitir a definição de alguns conceitos operatórios para um melhor entendimento do carácter interdisciplinar e operativo das teorias da comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Teoria e Crítica de Arte II


MEATCAII - ECTS

A disciplina familiariza os alunos com os discursos sobre História, Teoria e Crítica de Arte que, na Contemporaneidade, foram gerando os suportes conceptuais de um discurso crítico. O principal objetivo é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no nível I desta UC, através de exemplos concretos e incisivos, se tornem aptos a compreender a relação essencial e fundadora entre a crítica e a produção artística, muitas vezes verificável exemplarmente através dos próprios textos de artistas.


Texto Crítico


MEATC - ECTS

Proporcionar instrumentos técnicos e conceptuais susceptíveis de permitir uma abordagem consciente e rigorosa da prática da mediação crítica lógico-verbal.

Compreender de um modo prático e autónomo que o texto crítico deve ser entendido como um diálogo entre duas linguagens.

 


A Exposição: Teorias e Práticas I


MEAETPI - ECTS

O principal objectivo da disciplina é desenvolver competências relativas às componentes teóricas e práticas implicadas num projecto expositivo, com ênfase nos aspectos históricos e teóricos, no 1º semestre.


Conceitos de Museologia Contemporânea


MEACMC - ECTS

Os principais objectivos da disciplina é apresentar uma história dos museus em contexto social, cultural e político, introduzir conceitos da moderna museologia e desenvolvimentos recentes na área.


Metodologias de Investigação I


MEAMII - ECTS

1. Fornecer uma compreensão básica sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte;

2. Familiarizar os alunos com conceitos, problemas centrais, teorias e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação e à lógica da investigação empírica;

3. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na identificação de uma ideia e formulação de um problema, numa argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa e organização da informação e na comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objectivos, métodos, resultados e fontes utilizadas;

4. Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico sobre artes.


Pensamento e Prática da Arte Actual


MEAPPAA - ECTS

Pensamento e Prática da Arte Atual é uma unidade teórica que dá relevo aos debates que envolvem a arte contemporânea. Tem por objetivo gerar novas possibilidades reflexivas acerca da cultura visual recente e da prática artística em específico. Pretende-se ainda incentivar o/as estudantes a analisar em detalhe conceitos críticos globais, tais como, pós-modernismo, pós-conceptual e tecno-cultura. As sessões serão intercaladas entre aulas expositivas e de debate, visitas a exposições e discussão dos trabalhos teóricos do/as estudantes inscrito/as.


A Exposição: Teorias e Práticas II


MEATPII - ECTS

O principal objectivo da disciplina "A Exposição II - Teorias e Práticas" é, numa perspectiva contemporânea,
experimentar e problematizar as possibilidades da curadoria de exposições e de eventos culturais, com enfoque nos processos de investigação e de implementação de projecto(s) prático(s).

O plano de trabalho desta disciplina visa abordar três aspectos fundamentais à concepção de um projecto curatorial: sentido crítico e diálogo com a contemporaneidade; criatividade e inventividade de formatos; capacidade de organização/estruturação de um projecto.


Conservação da Arte Contemporânea


MEACAC - ECTS

Abordar as questões deontológicas e metodológicas levantadas por qualquer actuação no âmbito da conservação da arte contemporânea no contexto geral e na especificidade dos vários tipos de produção artística contemporânea. Desenvolver um entendimento das estratégias de conservação da arte contemporânea incluindo definição do conceito autoral da obra, a linguagem dos materiais e técnicas, os modelos colaborativos de resolução de problemas de conservação. Equipar os estudantes com as ferramentas teóricas e práticas indispensáveis ao exercício de funções de conservação de obras de arte contemporânea em museus e instituições afins.


Metodologias de Investigação II


MEAMIII - ECTS



1) Transmitir os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de uma investigação em Museologia, Estudos Curatoriais e Estudos Artisticos, com destaque para a construção de um objecto científico e definição de uma metodologia adequada para a sua verificação empírica;






2) transmitir critérios de tomada de decisão em cada uma das etapas do procedimento científico, promovendo a progressiva autonomia dos alunos; 






3) promover o contacto com o conhecimento produzido pelas ciências sociais e humanidades no âmbito dos estudos artísticos  (teorias, conceitos);






4) promover o desenvolvimento de uma matriz de raciocínio e de uma linguagem própria da investigação em Museologia, Estudos Curatoriais e Estudos Artisticos. 





Texto Crítico


MEATC - ECTS

Proporcionar instrumentos técnicos e conceptuais susceptíveis de permitir uma abordagem consciente e rigorosa da prática da mediação crítica lógico-verbal.

Compreender de um modo prático e autónomo que o texto crítico deve ser entendido como um diálogo entre duas linguagens.

 


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