Código Oficial: | 9406 |
Sigla: | MDI |
Descrição: | Sumário O Mestrado em Design da Imagem atua sobre o universo cultural e mediático contemporâneo, onde a imagem se propõe ser a nova unidade de literacia e onde os dispositivos de produção e reprodução desta se desdobram em campos de possibilidades crescentemente complexos. O MDI é um curso pluridisciplinar de ensino e de investigação nas áreas da informação visual, ilustração, novos media, imagem documental, design de cidadania e desenvolvimento social. |
Edição | Concursos por Regime | Regime | Vagas | Prazos |
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Entrada em 2º ciclos de estudo | Entrada em 2º ciclos de estudo | 20 | 2015-05-18 a 2015-06-19 | |
Entrada em 2º ciclos de estudo | Entrada em 2º ciclos de estudo | 20 | 2015-05-18 a 2015-06-19 |
Investigação e validação da Imagem como unidade contemporânea de literacia.
Os dispositivos visuais, sendo irredutíveis à ordem discursiva contribuem para o cruzamento e convergência de campos de possibilidades crescentemente complexos nos novos media.
Reconhecimento ao nível académico, cultural e profissional, das especificidades da Imagem, como entidade estruturante do design de comunicação e de múltiplos ramos do conhecimento.
Desenvolvimento de narrativas visuais como processos contemporâneos integrados de inovação e sustentabilidade a partir da reconfiguração da Imagem a nível cultural e tecnológico.
Produzir protótipos e modelos no campo da comunicação visual aplicados ao mercado e respetivas necessidades dos públicos.
Desenvolvimento de dispositivos documentais capazes de nos proporcionar uma visão do Mundo a partir de um padrão individual, local, regional ou mundial, congregando um património transmissível da memória individual e coletiva.
Com a UC de Cultura Digital pretende-se dotar os mestrandos de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.
A disciplina de Dispositivos Visuais pretende aprofundar conhecimentos teóricos e práticos em que a imagem (fixa e movimento) adquire um papel central na criação de determinados projectos de comunicação visual.
A unidade curricular de Interação dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design das interações com estes.
Dotar os estudantes de conhecimentos estruturais associados a práticas de investigação.
Dotar os estudantes de capacidades estruturantes associadas a práticas de investigação.
Privilegiar áreas de investigação aplicada que reverterão a favor dos projectos desenvolvidos no CE e da dissertação associada.
Identificar, testar e adoptar métodos de investigação que revertam a favor dos projectos dos estudantes, bem como modelos de investigação que possam ser adoptados por terceiros em projectos futuros.
Adoptar abordagens metodológicas híbridas, como formas eficazes de resposta à complexidade dos próprios universos a investigar.
Criar um fórum de reflexão sobre paradigmas emergentes de investigação na área do design, da cultura visual e da imagem.
Aquisição de competências de formatação e estruturação de documentos de investigação.
Iniciação à teoria e história das narrativas (audio)visuais. Motivar metodologias diferenciadas de análise. Acentuar uma leitura crítica e contextualizada. Afirmação de um discurso individual e criativo.
- Aprofundar metodologias de investigação que dotem os estudantes de pensamento crítico sobre projectos de índole visual a realizar ao longo do semestre;
- Investigação e validação da imagem como unidade contemporânea de literacia;
- Desenvolver interesses científicos que se cruzem com projectos de investigação capazes de nos proporcionar uma visão do Mundo a partir de um padrão individual, local, regional ou mundial, congregando um património transmissível da memória individual e coletiva;- Compreensão de gramáticas relacionada com a imagem no contexto contemporâneo, tanto a nível cultural como tecnológico.