Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MDI > Informação para Candidatos

Cursos 2020/2021

Design da Imagem

Dados Gerais

Código Oficial: 9406
Sigla: MDI
Descrição: Sumário

O Mestrado em Design da Imagem atua sobre o universo cultural e mediático contemporâneo, onde a imagem se propõe ser a nova unidade de literacia e onde os dispositivos de produção e reprodução desta se desdobram em campos de possibilidades crescentemente complexos. O MDI é um curso pluridisciplinar de ensino e de investigação nas áreas da informação visual, ilustração, novos media, imagem documental, design de cidadania e desenvolvimento social.

Diplomas

  • Mestrado em Design da Imagem (120 Créditos ECTS)
  • Especialização em Design da Imagem (66 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Entrada em 2º ciclos de estudo Entrada em 2º ciclos de estudo 20 2015-05-18 a 2015-06-19
Entrada em 2º ciclos de estudo Entrada em 2º ciclos de estudo 20 2015-05-18 a 2015-06-19

Unidades Curriculares

Projeto

P101 - ECTS

Investigação e validação da Imagem como unidade contemporânea de literacia.

Os dispositivos visuais, sendo irredutíveis à ordem discursiva contribuem para o cruzamento e convergência de campos de possibilidades crescentemente complexos nos novos media.

Reconhecimento ao nível académico, cultural e profissional, das especificidades da Imagem, como entidade estruturante do design de comunicação e de múltiplos ramos do conhecimento.

Desenvolvimento de narrativas visuais como processos contemporâneos integrados de inovação e sustentabilidade a partir da reconfiguração da Imagem a nível cultural e tecnológico.

Produzir protótipos e modelos no campo da comunicação visual aplicados ao mercado e respetivas necessidades dos públicos.

Desenvolvimento de dispositivos documentais capazes de nos proporcionar uma visão do Mundo a partir de um padrão individual, local, regional ou mundial, congregando um património transmissível da memória individual e coletiva.

Cultura Digital

MDICD - ECTS

Com a UC de Cultura Digital pretende-se dotar os mestrandos de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas. 

Dispositivos Visuais

MDIDV - ECTS

A disciplina de Dispositivos Visuais pretende aprofundar conhecimentos teóricos e práticos em que a imagem (fixa e movimento) adquire um papel central na criação de determinados projectos de comunicação visual. 

História e Teoria da Imagem

HTI104 - ECTS A constante presença dos meios de comunicação, nomeadamente audiovisuais, na sociedade contemporânea, obriga-nos a um contacto permanente com os mais diversos tipos de imagem. Através do cinema, da televisão, da internet, dos jogos vídeo ou do telemóvel recebemos um enorme fluxo de imagens que consumimos, muitas vezes, de forma indiscriminada. Esta visualidade complexa implica a necessidade de um novo tipo de literacia visual, que viabilize um olhar mais competente e informado da realidade que nos circunda. Na disciplina de teoria da imagem procurar-se-á, a partir de um conjunto muito diversificado de estímulos visuais, promover uma reflexão alargada e interdiciplinar sobre o modo como são produzidas e difundidas as imagens na contemporaneidade.

Interação

MDII - ECTS

A unidade curricular de Interação dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design das interações com estes.

Metodologias de Projecto e de Investigação (I)

DIMIII - ECTS

Dotar os estudantes de conhecimentos estruturais associados a práticas de investigação.

Dotar os estudantes de capacidades estruturantes associadas a práticas de investigação.

Privilegiar áreas de investigação aplicada que reverterão a favor dos projectos desenvolvidos no CE e da dissertação associada.

Identificar, testar e adoptar métodos de investigação que revertam a favor dos projectos dos estudantes, bem como modelos de investigação que possam ser adoptados por terceiros em projectos futuros.

Adoptar abordagens metodológicas híbridas, como formas eficazes de resposta à complexidade dos próprios universos a investigar.

Criar um fórum de reflexão sobre paradigmas emergentes de investigação na área do design, da cultura visual e da imagem.

Aquisição de competências de formatação e estruturação de documentos de investigação.

 

Narrativas da Imagem

NI105 - ECTS

Iniciação à teoria e história das narrativas (audio)visuais. Motivar metodologias diferenciadas de análise. Acentuar uma leitura crítica e contextualizada. Afirmação de um discurso individual e criativo.

Projeto/Dissertação/Estágio

MDIPDE - ECTS

- Aprofundar metodologias de investigação que dotem os estudantes de pensamento crítico sobre projectos de índole visual a realizar ao longo do semestre;
- Investigação e validação da imagem como unidade contemporânea de literacia;
- Desenvolver interesses científicos que se cruzem com projectos de investigação capazes de nos proporcionar uma visão do Mundo a partir de um padrão individual, local, regional ou mundial, congregando um património transmissível da memória individual e coletiva;- Compreensão de gramáticas relacionada com a imagem no contexto contemporâneo, tanto a nível cultural como tecnológico.

Metodologias de Projecto e de Investigação (II)

DIMIIII - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2021-06-22 às 02:00:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais