Código Oficial: | 6822 |
Sigla: | MDGPE |
Compreender e atuar nos limites entre a ação do designer e a ação de um editor num contexto de desenvolvimento do projeto pessoal.
Refletir sobre as metodologias de projeto na sua vertente gráfica e cumulativamente num contexto de edição.
Dominar as ferramentas analógicas por forma a produzir artefactos de comunicação visual e em simultâneo as aplicações informáticas para o desenvolvimento dos projetos gráficos.
Estabelecer e desenhar estratégias de ação tendo presente as duas vertentes do projeto.
Definir territórios de investigação que permitam, através do design, interpretar o real contribuindo para o reforço da ação do design na sua capacidade analítica, operativa e cumulativamente assumir a responsabilidade social que a atividade encerra.
A unidade curricular de Contextos e Práticas da Ilustração pretende assumir-se como um espaço de discussão e prática da ilustração, perspetivada na sua vertente narrativa. Tem como principais objetivos:
1 - Compreender as diferentes definições de ilustração e os seus campos de ação no contexto editorial contemporâneo.
2 - Questionar a gramática para a ilustração que carateriza as suas múltiplas ocorrências enquanto área de expressão visual.
3 - Abordar o seu contexto formal, conceptual e histórico num exercício de demarcação das suas diferenças e similaridades.
4 - Caraterizar diferentes públicos com o propósito de definir as múltiplas audiências para a ilustração.
5 - Mapear territórios de atuação da ilustração que se inserem em fenómenos editoriais globais, bem como as suas ocorrências no contexto sociocultural local.
6 - Diagnosticar meios de divulgação e produção da ilustração contemporânea em Portugal.
7 - Esperam-se resultados ancorados no desenvolvimento e na prática do discurso visual do autor sustentada pela investigação pessoal associada à prática de meios de registo.
Compreender a infografia enquanto veículo de informação gráfica representativa de dados quantitativos e qualitativos.
Conhecer e aprender a gramática visual aplicada na infografia.
Explorar e aplicar toda a gramática visual apreendida na estruturação e composição de um projecto infográfico.
Reconhecer, selecionar e aplicar os melhores mecanismos de representação visual mediante os conteúdos a serem tratados.
Compreender e transcrever para composições visualmente coesas conteúdos baseadas em dados de natureza visual e não visual.
Adquirir competências sustentadas e sistémicas, de caráter conceptual, estético, semântico e técnico, relativas ao design editorial e à tipografia.
Saber operar com os factores que determinam o conhecimento e a boa prática da cultura clássica em tipografia e em design editorial.
Entender e saber aplicar as regras essenciais do design tipográfico e editorial, que determinam funcionalidade, pragmatismo e invisibilidade.
Desenvolver e saber usar a expressão e a retórica visual no design gráfico editorial e na tipografia, sem perder o sentido do programa, do objetivo e do contexto.
Entender que os públicos/programas condicionam os meios e os dispositivos gráficos e, como tal, a sua própria expressão.
Entender que a formação pessoal e o avanço do conhecimento na disciplina se faz, para além da prática, com estudo, quase sempre individualizado.
Dominar práticas e métodos de análise, de estudo e de crítica, em problemáticas de natureza diversificada, relacionadas com a tipografia e o design editorial.
Consolidar a cultura de projecto em design editorial e tipográfico, e serem capazes de desenvolver uma abordagem crítica à sua prática.
O objetivo da UC de Design de Tipos é conceber, desenhar e produzir um tipo de letra digital funcional para utilização em projetos editoriais:
- Conhecer e compreender a história da escrita ocidental — desde a origem da escrita simbólica, passado pelos modelos caligráficos e tipografia "a quente" e a "frio" — e a sua relação com a tipografia digital atual;
- Conhecimento da influência e expressão das ferramentas analógicas de desenho: aparos, tintas, posição e teoria do traço;
- Dominar a anatomia, terminologia e classificação tipográficas;
- Domínio das ferramentas digitais de design e produção de tipos digitais (em FontLab ou software profissional equivalente)
- Refletir acerca dos princípios de desenvolvimento da tipografia para editorial, suas características e condicionantes;
- Desenvolver tipos de letra digitais "para texto de miolo" em projetos editoriais.
Proporcionar aos alunos um contacto com as práticas da DA enquanto disciplina de gestão de recursos materiais e humanos na prática do design de comunicação, com ênfase na desmaterialização dos suportes de comunicação e no papel do DA nos novos media digitais.
A capacidade de escrever de uma forma clara e eficaz assume um papel cada vez mais preponderante no mundo académico. Presentemente já não é apenas suficiente redigir dissertações ou teses para concluir os ciclos de estudo; é também necessário apresentar comunicações e escrever textos académicos (“papers”) que possam ser publicados em revistas “peer review”. A unidade curricular Metodologias de Projecto e de Investigação (I) procura responder a essa crescente necessidade, focando a atenção em quatro áreas fundamentais da investigação e divulgação do trabalho científico: argumento, abordagem, problemática e estrutura.
Aprofundar os conhecimentos e competências nas áreas do Design de Comunicação e da Edição, através da investigação académica ou científica; elaboração de projeto(s); ou ainda através da realização de um programa de estágio.
Desenvolver temas pertinentes na(s) área(s) de especialização do programa do mestrado que possam constituir um contributo para a área respetiva.
Enquadrar os interesse científicos e profissionais de cada estudante na investigação de carácter teórico em curso, bem como nas práticas profissionais atuais.
Auxiliar os estudantes a concluir, em qualidade e em tempo, a dissertação/relatório;
Acompanhar criticamente o desenvolvimento do trabalho/estudo, independentemente do acompanhamento dos orientadores;
Auxiliar a resolver os problemas metodológicos inerentes ao processo de cada estudante, nas dimensões de estudo, redação e de prática projetual;
Fornecer informações e conteúdos relacionados com todo o processo de segundo ano: documentos a entregar, prova pública e sua avaliação.