Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > Mestrado > MDGPE > Informação para Candidatos

Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Dados Gerais

Código Oficial: 6822
Sigla: MDGPE

Diplomas

  • Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais (120 Créditos ECTS)
  • Especialização em Design Gráfico e Projectos Editoriais (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Projeto

DGPEP - ECTS

Compreender e atuar nos limites entre a ação do designer e a ação de um editor num contexto de desenvolvimento do projeto pessoal.


Refletir sobre as metodologias de projeto na sua vertente gráfica e cumulativamente num contexto de edição.


Dominar as ferramentas analógicas por forma a produzir artefactos de comunicação visual e em simultâneo as aplicações informáticas para o desenvolvimento dos projetos gráficos.


Estabelecer e desenhar estratégias de ação tendo presente as duas vertentes do projeto.


Definir territórios de investigação que permitam, através do design, interpretar o real contribuindo para o reforço da ação do design na sua capacidade analítica, operativa e cumulativamente assumir a responsabilidade social que a atividade encerra.

 

Contextos e Práticas da Ilustração

MCPI501 - ECTS

A unidade curricular de Contextos e Práticas da Ilustração pretende assumir-se como um espaço de discussão e prática da ilustração, perspetivada na sua vertente narrativa. Tem como principais objetivos:

1 - Compreender as diferentes definições de ilustração e os seus campos de ação no contexto editorial contemporâneo.

2 - Questionar a gramática para a ilustração que carateriza as suas múltiplas ocorrências enquanto área de expressão visual.

3 - Abordar o seu contexto formal, conceptual e histórico num exercício de demarcação das suas diferenças e similaridades.

4 - Caraterizar diferentes públicos com o propósito de definir as múltiplas audiências para a ilustração.

5 - Mapear territórios de atuação da ilustração que se inserem em fenómenos editoriais globais, bem como as suas ocorrências no contexto sociocultural local.

6 - Diagnosticar meios de divulgação e produção da ilustração contemporânea em Portugal.

7 - Esperam-se resultados ancorados no desenvolvimento e na prática do discurso visual do autor sustentada pela investigação pessoal associada à prática de meios de registo.

Design Gráfico e Infografia

DGI - ECTS

Compreender a infografia enquanto veículo de informação gráfica representativa de dados quantitativos e qualitativos.

Conhecer e aprender a gramática visual aplicada na infografia.

Explorar e aplicar toda a gramática visual apreendida na estruturação e composição de um projecto infográfico.

Reconhecer, selecionar e aplicar os melhores mecanismos de representação visual mediante os conteúdos a serem tratados.

Compreender e transcrever para composições visualmente coesas conteúdos baseadas em dados de natureza visual e não visual.

Estudos Avançados em Design Editorial e Tipografia

EADET - ECTS

Adquirir competências sustentadas e sistémicas, de caráter conceptual, estético, semântico e técnico, relativas ao design editorial e à tipografia.
Saber operar com os factores que determinam o conhecimento e a boa prática da cultura clássica em tipografia e em design editorial.
Entender e saber aplicar as regras essenciais do design tipográfico e editorial, que determinam funcionalidade, pragmatismo e invisibilidade.
Desenvolver e saber usar a expressão e a retórica visual no design gráfico editorial e na tipografia sem perder o sentido do programa, do objetivo e do contexto.
Entender que os públicos/programas condicionam os meios e os dispositivos gráficos e, como tal, a sua própria expressão.
Entender que a formação pessoal e o avanço do conhecimento na disciplina se faz, para além da prática, com estudo, quase sempre individualizado.
Dominar práticas e métodos de análise, de estudo e de crítica, em problemáticas de natureza diversificada, relacionadas com a tipografia e o design editorial.
Consolidar a cultura de projecto em design editorial e tipográfico, e serem capazes de desenvolver uma abordagem crítica à sua prática.

Design de Tipos

DGPEDT - ECTS

O objetivo da UC de Design de Tipos é conceber, desenhar e produzir um tipo de letra digital funcional:

- Conhecer e compreender a história da escrita ocidental — desde a origem da escrita simbólica, passado pelos modelos caligráficos e tipografia "a quente" e a "frio" — e a sua relação com a tipografia digital atual;
- Conhecimento da influência e expressão das ferramentas analógicas de desenho: aparos, tintas, posição e teoria do traço;
- Dominar a anatomia, terminologia e classificação tipográficas;
- Domínio das ferramentas digitais de design e produção de tipos digitais (em FontLab ou software profissional equivalente)
- Refletir acerca dos princípios de desenvolvimento da tipografia para editorial, suas características e condicionantes;
- Desenvolver tipos de letra digitais.

Direção de Arte

MDA501 - ECTS

Proporcionar aos alunos um contacto com as práticas da DA enquanto disciplina de gestão de recursos materiais e humanos na prática do design de comunicação, com ênfase na desmaterialização dos suportes de comunicação e no papel do DA nos novos media digitais.

Metodologias de Projeto e de Investigação (I)

DGPEMII - ECTS

A capacidade de escrever de uma forma clara e eficaz assume um papel cada vez mais preponderante no mundo académico. Presentemente já não é apenas suficiente redigir dissertações ou teses para concluir os ciclos de estudo; é também necessário apresentar comunicações e escrever textos académicos (“papers”) que possam ser publicados em revistas “peer review”. A unidade curricular Metodologias de Projecto e de Investigação (I) procura responder a essa crescente necessidade, focando a atenção em quatro áreas fundamentais da investigação e divulgação do trabalho científico: argumento, abordagem, problemática e estrutura. 

Projeto/Dissertação/Estágio

DGPEPDE - ECTS

Aprofundar, através de investigação, elaboração de projecto ou concretização de estágio os conhecimentos e competências nas áreas do Design de Comunicação e da Edição.

Desenvolver temas pertinentes a uma ou outra área de especialização que possam constituir um contributo para a área respetiva.

Enquadrar os interesse científicos e profissionais de cada estudante na investigação de carácter teórico em curso bem como nas práticas profissionais actuais.

Metodologias de Projeto e de Investigação (II)

DGPEMIII - ECTS

Auxiliar os estudantes a concluir, em qualidade e em tempo, a dissertação/relatório;
Acompanhar criticamente o desenvolvimento do trabalho/estudo, independentemente do acompanhamento dos orientadores;
Auxiliar a resolver os problemas metodológicos inerentes ao processo de cada estudante, nas dimensões de estudo, redação e de prática projetual;
Fornecer informações e conteúdos relacionados com todo o processo de segundo ano: documentos a entregar, prova pública e sua avaliação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-02-23 às 18:59:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias